A Mulher da Casa Abandonada: veja cena exclusiva da série do Prime Video
Por Paulinha Alves | •

A Mulher da Casa Abandonada, podcast da Folha apresentado pelo jornalista Chico Felitti em 2022, que teve enorme repercussão no Brasil, está prestes a ganhar uma adaptação para as telinhas. Em 15 de agosto estreia no Prime Video a série documental homônima, que traz novos detalhes sobre o caso e, pela primeira vez, declarações da vítima.
- 10 filmes e séries documentais sobre crimes reais brasileiros
- Maníaco do Parque: qual é a diferença entre a série e o filme do Prime Video
A produção dirigida por Katia Lund (Cidade de Deus), que conta com o próprio Chico Felitti como consultor criativo, mostra o caminho traçado pelo jornalista desde que descobriu uma mansão decadente em um bairro nobre de São Paulo e a solitária e peculiar senhora que vivia no local.
Curioso pela casa e por aquela mulher, mas sem imaginar a intrincada trama que o aguardava, Felitti persistiu na investigação e descobriu que a moradora, Margarida Bonetti, era, na verdade, uma foragida do FBI. Uma mulher que, juntamente com seu ex-marido, Renê Bonetti, havia sido acusada de manter a trabalhadora doméstica Hilda Rosa dos Santos em regime análogo à escravidão por quase duas décadas nos Estados Unidos.
Veja trecho exclusivo da série
Na cena exclusiva da série a que o Canaltech teve acesso, vizinhas contam que perceberam que Hilda estava com problemas de saúde e se mobilizaram para levá-la até um hospital em Washington.
O vídeo retrata parte dos esforços empreendidos pela vizinha Vicky Schneider para livrar Hilda daquela situação após descobrir as condições em que vivia a brasileira.
Na época, com ajuda de Vicky, Hilda conseguiu fugir da casa durante uma viagem de férias do casal, primeiro sendo acolhida pela amiga e, mais tarde, ficando escondida em uma igreja.
Dois anos depois, após finalmente tomar coragem para falar sobre o assunto, Hilda denunciou os Bonetti ao FBI e Renê foi condenado há 6 anos e meio de regime fechado, enquanto Margarida fugiu para o Brasil, abandonando o marido e cúmplice nos Estados Unidos.
Hilda, que na época do podcast não quis se pronunciar, é, inclusive, um dos grandes adendos da série do Prime Video, já que dessa vez concordou em participar, dando seu próprio depoimento sobre os anos de abuso físico, mental e moral que enfrentou.
Hoje vivendo legalmente em território americano e recebendo uma pensão do governo, a brasileira abriu um precedente até então inédito nos EUA, de maneira que seu caso foi o responsável por fazer com que o congresso americano alterasse as regras em relação aos crimes de escravidão cometidos contra pessoas estrangeiras.
Original do Prime Video, A Mulher da Casa Abandonada chega em 15 de agosto na plataforma. Na data, ficam disponíveis os três episódios da produção.
Leia também: