6 personagens icônicos que quase foram interpretados por outros atores
Por Paulinha Alves |

Tanto o cinema quanto a televisão estão repletos de personagens icônicos, que provocaram diferentes tipos de emoções no público devido às suas jornadas e peculiaridades.
- Os 10 atores mirins mais famosos do cinema e da TV
- Os 10 heróis mais emblemáticos que o cinema já nos deu
Embora muitas de suas características já estivessem nos roteiros, a personalidade e os trejeitos de cada um foram construídos pelo próprio ator, de tal maneira que fica difícil imaginá-los ganhando vida por meio de outro intérprete.
Atores que quase fizeram personagens icônicos
A verdade, porém, é que embora seja quase impossível pensar em um Neo que não seja o de Keanu Reeves ou em um Phil Dunphy diferente do criado por Ty Burrell, esses e outros personagens icônicos quase foram feitos por outros atores.
Para brincar um pouco com esse multiverso da indústria e pensar nos “e se” que poderiam ter ocorrido, o Canaltech traz abaixo uma lista de grandes personagens que quase foram interpretados por outras pessoas.
Confira e divirta-se imaginando essas possibilidades!
1. Charlie Sheen como Daniel Larusso de Karatê Kid
O documentário aka Charlie Sheen lançado pela Netflix em setembro trouxe muitas revelações pessoais sobre o astro de Two and a Half Men (2003 - 2015). Uma das mais curiosas, no entanto, está relacionada ao lado profissional de Sheen, já que o ator confessou ter recusado estrelar Karatê Kid, a maior franquia de artes marciais de todos os tempos, antes dela se tornar um fenômeno.
Interpretado por Ralph Macchio, o papel de Daniel Larusso quase foi para Sheen, que recebeu a oferta para ser o protagonista, mas foi convencido por seu pai, o veterano de Hollywood, Martin Sheen, de que deveria honrar seu acordo com outra empresa. Embora acreditasse que Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984) pudesse mudar sua vida, Sheen já estava envolvido com a produção de Grizzly II: The Predator Concert (1983) e decidiu manter sua palavra, permanecendo no projeto.
2. John Krasinski como Capitão América da Marvel
Um grande fã da Marvel, John Krasinski já contou em algumas entrevistas que fez teste para o papel de Steve Rogers antes do filme Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) chegar aos cinemas. O eterno Jim de The Office (2005 - 2013) avançou tanto na disputa que chegou a fazer testes já com o traje do herói e contou ter ficado muito confiante enquanto se preparava para as cenas.
Ao encontrar, no entanto, Chris Hemsworth vestido como Thor durante a preparação para o teste, Krasinski contou aos risos ter instantaneamente percebido que aquilo não daria certo. O papel como todos sabem acabou ficando com Chris Evans, que esteve em nada menos do que oito filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), além de algumas aparições não creditadas.
3. Will Smith como Neo de Matrix
Embora em 1999 já conhecêssemos o lado mais sério de Will Smith graças ao filme Independence Day (1996), é difícil imaginar como seria a sua versão de Neo de Matrix (1999) no lugar de Keanu Reeves. O papel, no entanto, pertenceu originalmente ao astro de Um Maluco no Pedaço (1990 - 1996), que acabou não se empolgando e recusando a proposta.
Segundo contou em seu canal de YouTube, Smith não entendeu o que as irmãs Wachowski queriam fazer no longa-metragem, achando bastante confusa a explicação que as cineastas deram para a tecnologia do bullet time pela qual o filme ficou tão famoso. Sem entender realmente como aquilo seria feito, Will dispensou o projeto e optou por estrelar a produção de faroeste As Loucas Aventuras de James West (1999).
4. Emma Watson como Mia de La La Land
Emma Stone ganhou o Oscar de Melhor Atriz por interpretar Mia Dolan em La La Land: Cantando Estações (2016), mas o icônico papel que protagonizou ao lado de Ryan Gosling quase não foi da atriz. A primeira opção para a personagem era na verdade Emma Watson, que acabou recusando a oportunidade devido a sua agenda.
Às vésperas de fazer A Bela e a Fera (2017), e tendo que participar de aulas de equitação, dança e canto ao longo de três meses para La La Land, Watson percebeu que não daria conta das duas produções. A atriz conhecida principalmente por dar vida a Hermione Granger na franquia Harry Potter entendeu que acabaria não realizando nenhuma das duas tarefas direito se tivesse que dividir seu tempo, o que a levou a abrir mão do papel de Mia.
5. Matthew McConaughey como Jack em Titanic
Embora Leonardo DiCaprio tenha interpretado o icônico papel de Jack em Titanic (1997), quem também fez audições para o personagem foi Matthew McConaughey, que contou ter se saído muito bem na avaliação. O astro de Interestelar (2014) revelou que mandou tão bem nas cenas que todos da equipe o parabenizaram, e que chegou a ligar para seu agente contando que tudo havia dado certo.
Segundo o ator, a repercussão do teste foi tão boa que todos na indústria começaram a falar que ele havia sido escolhido para o papel. Um burburinho no qual muitos acreditam até hoje, mas que nunca foi verdade, já que apesar da ótima audição, McConaughey nunca foi de fato a opção nº1 para interpretar Jack.
6. Matt LeBlanc como Phil de Modern Family
Além de ter dado vida ao icônico Joey Tribbiani de Friends (1994 - 2004), Matt LeBlanc também quase interpretou outro adorado personagem da televisão: Phil Dunphy de Modern Family (2009 - 2020). Segundo contou ao USA Today, o ator estava à procura de novos desafios depois do fracasso de Joey (2004 - 2006) quando o roteiro do piloto da série chegou até a sua mesa com uma oferta para o papel de Phil.
Ao ler o roteiro, LeBlanc percebeu que o texto era muito bom, mas não era o cara certo para o personagem, que parecia ter sido escrito para outra pessoa. Uma percepção que estava de fato correta, já que Ty Burrell já era a escolha nº1 dos produtores de Modern Family, mas havia sido inicialmente barrado pela diretoria da ABC. Com a recusa de LeBlanc para o papel, no entanto, o nome do ator voltou a ser cogitado e Burrell acabou fazendo história como um dos membros do sitcom.
Leia também: