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Como dar entrada no seguro-desemprego online

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2023 às 14h55

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Os trabalhadores têm a opção de dar entrada no Seguro-Desemprego online nas plataformas do Governo Federal. Essa modalidade permite que a solicitação seja feita de maneira prática, sem sair de casa, e oferece a vantagem de acompanhar o andamento do pedido. Assim, é possível ter acesso ao benefício e garantir uma renda temporária durante o período de desemprego.

O que é o Seguro-Desemprego?

O Seguro-Desemprego é um benefício do Governo Federal que garante auxílio financeiro temporário para trabalhadores demitidos sem justa causa. A ideia é garantir uma renda mínima a fim de que as pessoas se mantenham até conseguirem um novo emprego.

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Quem tem direito ao benefício?

Para ter direito ao Seguro-Desemprego, o trabalhador não pode ter sido dispensado por motivos como falta grave, abandono de emprego, término de contrato de trabalho. Além disso, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Não ter renda própria suficiente para sustentar a si e a família;
  • Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada a ela, relativos a:
    • Para a primeira solicitação, ter trabalhado e recebido salário por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data de dispensa;
    • Para a segunda solicitação, ter trabalhado e recebido salário por pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses anteriores à data de dispensa;
    • Para as demais solicitações, ter trabalhado e recebido salário por cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa;
  • Não estar recebendo nenhum benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente, auxílio suplementar e abono de permanência em serviço.

Os trabalhadores que já solicitaram o benefício do Seguro-Desemprego também devem atender a certos requisitos relacionados ao tempo de trabalho para terem direito ao auxílio temporário. O período de recebimento pode variar dependendo do salário anterior do trabalhador e durar até cinco meses consecutivos.

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É importante destacar que o Seguro-Desemprego não é um direito automático e precisa ser solicitado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Qual a documentação necessária?

Para requerer o Seguro-Desemprego, tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Número do CPF;
  • Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego enviado pelo empregador após a dispensa sem justa causa.
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Como solicitar Seguro-desemprego online

Para fazer a solicitação online, é necessário ter uma conta no portal Gov.br e acessar o Portal Emprega Brasil ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iPhone. Confira:

No computador

  1. Em um navegador, acesse o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br);
  2. Faça o login com sua conta Gov.br;
  3. Autorize a utilização de dados pessoais;
  4. Clique em "Seguro-Desemprego";
  5. Selecione a opção "Solicitar Seguro-Desemprego";
  6. Digite o número do requerimento;
  7. Clique em "Consultar";
  8. Marque a caixa para concordar com os termos;
  9. Clique em "Concluir" para iniciar a solicitação.
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No Android

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android);
  2. Toque em "Entrar com gov.br";
  3. Faça o login com sua conta Gov.br;
  4. Toque na aba "Benefícios", na aba inferior da tela;
  5. Em "Seguro-Desemprego", toque em "Solicitar;
  6. Escolha a modalidade do benefício;
  7. Informe o número do requerimento;
  8. Aceite os termos e avance para iniciar a solicitação.
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No iPhone

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (iPhone);
  2. Toque em "Entrar com gov.br";
  3. Faça o login com sua conta Gov.br;
  4. Toque na aba "Benefícios", na aba inferior da tela;
  5. Em "Seguro-Desemprego", toque em "Solicitar;
  6. Escolha a modalidade do benefício;
  7. Informe o número do requerimento;
  8. Aceite os termos e avance para iniciar a solicitação.

Como receber o Seguro-Desemprego?

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Se a sua solicitação estiver nos conformes da lei, o pagamento do Seguro-Desemprego será realizado conforme a seguinte ordem:

  • Depósito em conta e banco indicados pelo próprio trabalhador;
  • Depósito em conta poupança em nome do trabalhador, identificada na Caixa Econômica Federal;
  • Depósito em conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal.

Quanto tempo leva para receber o Seguro-Desemprego?

A partir da data de solicitação, o processo pode levar entre 31 a 60 dias corridos para receber o benefício.

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Para saber mais sobre o que as plataformas do Governo Federal podem oferecer ao cidadão, conheça cinco serviços úteis do Gov.br.