Carteira de Trabalho Digital: veja aqui como habilitar e utilizar a sua

(Imagem: Ministério do Trabalho/Agência Brasil)

Processos administrativos relacionados à admissão ou demissão de funcionários são, na maioria dos casos, vagarosos e burocráticos, normalmente exigindo que você compareça fisicamente a um local, portando uma série de documentos impressos. Por isso, a digitalização de dados tem se tornado uma tendência cada vez mais evidente na vida dos brasileiros.

O mesmo vale para a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Embora boa parte das empresas ainda exija a entrega física da “cartela de capinha azul”, o governo federal já estabeleceu uma versão digital dela. Anteriormente, ela servia apenas como consulta de informações cadastrais, porém, cresce o número de empresas que aceita a CTPS Digital como documento apresentável em processos do tipo.

A seguir, você confere alguns passos bem simples de como emitir a sua carteira de trabalho e assegurar uma via digital de armazenamento de alguns dos seus dados mais importantes. E o melhor: você só vai precisar de alguns cliques bem rápidos.

Como emitir a minha Carteira do Trabalho Digital?

A aquisição da CTPS física é um processo enfadonho, que envolve idas até órgãos de expedição do governo, entrega de documentos com extrema exatidão e o aguardo de prazos bem longos e variáveis. Com a versão digital, tudo o que você precisa é de alguns minutos e uma conexão com a internet.

Passo a passo

Acesse o portal da Conta Única do Governo Federal (link ao final da página) e acesse o seu cadastro (ou crie um, se ainda não o tiver, o processo é rápido e exige apenas a informação de algumas informações básicas, como nome completo, CPF e número de celular para envio de SMS de confirmação)

  • Abra a página do Governo Federal e acesse o perfil que você acabou de abrir
Como tirar a Carteira de Trabalho Digital  / Captura de Imagem: Rafael Arbulu
  • Clique em “Carteira de Trabalho Digital”
Como tirar a Carteira de Trabalho Digital / Captura de Imagem: Rafael Arbulu
  • Depois, em “Obter Carteira Digital”
Como tirar a Carteira de Trabalho Digital / Captura de Imagem: Rafael Arbulu
  • Finalmente, em “Solicitar”
Como tirar a Carteira de Trabalho Digital / Captura de Imagem: Rafael Arbulu

A partir daqui, uma janela pop-up aparecerá para você, onde deve ser confirmada a entrada em seu perfil junto ao Governo Federal e confirmar algumas informações relacionadas aos seus últimos empregos. As perguntas variam, mas sempre giram em torno em confirmar a sua última contribuição com o INSS (para funcionários registrados em carteira conforme a CLT) ou quando fez o último recolhimento de impostos (em caso de profissional autônomo) e também de quanto era o salário-base de sua última ocupação registrada.

O bom desta parte é que o próprio sistema puxa as suas informações e lhe oferece múltiplas opções para selecionar: assim, fica mais fácil você buscar na memória qual foi a época mais recente de suas contribuições. A ideia é fazer com que você não precise buscar a carteira física e consultar suas páginas — você pode até precisar, mas apenas no caso de não se lembrar mesmo de qual foi seu último trabalho, o que, convenhamos, é pouco provável.

Uma vez respondidas as informações pedidas, seu próximo acesso a essa plataforma exibirá todas as suas informações pertinentes da CTPS, listando todas as suas ocupações — da mais recente para a mais antiga — e abrindo uma opção de imprimir os dados.

(Imagem: Ministério do Trabalho/Agência Brasil)

Vale ressaltar: embora empresas mais recentes e mais apegadas à cultura digital estejam aceitando a apresentação deste documento virtual, você ainda pode precisar do documento oficial, físico (aquela caderneta de capa azul). Então mantenha-a sempre por perto e, diante de qualquer entrevista ou entrega de documentos, tenha ambos em mãos e confirme com o seu recrutador qual será a preferência da companhia.

Fonte: Conta Única do Governo Federal; Portal do Governo Federal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.