Como descobrir o número do PIS/PASEP

Como descobrir o número do PIS/PASEP

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 07 de Janeiro de 2022 às 12h10
André Magalhães/Canaltech

Não sabe como descobrir o número do PIS/PASEP? Para facilitar a sua vida, essa consulta pode ser feita rapidamente em aplicativos e plataformas do Governo Federal, como o Meu INSS e a Carteira de Trabalho Digital. Em poucos passos, é possível ter acesso a esse número de identificação.

O que é o PIS?

O PIS é o Programa de Integração Social, uma contribuição social que as empresas são obrigadas por lei a fazer para seus empregados. Os valores dessa contribuição financiam o pagamento do seguro desemprego, do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do Abono Salarial.

Criado em 1970, requer que essas privadas transfiram dinheiro para um Fundo de Amparo ao Trabalhador. Em funcionamento pareicdo, há o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), voltado para servidores de empresas públicas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Cada cidadão recebe um número do PIS/PASEP, criado automaticamente no primeiro registro na Carteira de Trabalho. No caso de trabalhadores autônomos, esse dado é criado como Número de Registro do Trabalhador (NIT). Ambos possuem o mesmo número e podem ser consultados da mesma maneira, porém são criados a partir de bases de dados diferentes.

Para que serve o PIS?

Para os trabalhadores, o PIS possui uma contribuição financeira anual, chamada Abono Salarial. Esse benefício é uma renda extra com base nos meses trabalhados com a carteira assinada, destinado a quem possui uma remuneração média de até dois salários mínimos por mês (R$ 2.200).

Além disso, o número do PIS é solicitado para consultar outros direitos trabalhistas, como o Seguro-Desemprego e o Fundo de Garantia do Trabalhador Social (FGTS). Portanto, é sempre importante tê-lo em mãos para consultar o Abono Salarial ou qualquer outra informação relacionada aos seus vínculos trabalhistas.

Para consultar o número de forma digital, sem precisar ir a uma agência bancária, duas plataformas são indicadas: o Meu INSS (Android | iOS | Web) e a Carteira de Trabalho Digital (Android | iOS | Web). Veja, a seguir, como descobrir o número do PIS/PASEP!

Como descobrir o número do PIS/PASEP pelo Meu INSS

  1. Abra o Meu INSS e escolha uma das formas de login, incluindo o acesso único do Gov.br. Caso ainda não possua uma conta, é necessário criar um cadastro;

  2. Na tela inicial do app, toque no ícone de três barras, localizado no canto superior esquerdo;

  3. No topo da tela, é possível visualizar o número de seu CPF e do PIS. Caso esteja marcado como NIT, não se preocupe: o número é o mesmo para o PIS e pode ser usado nas consultas.

Veja como descobrir o número do PIS no Meu INSS (Captura de tela: André Magalhães)

Como descobrir o número do PIS/PASEP pela Carteira de Trabalho Digital

  1. Abra a Carteira de Trabalho Digital no celular ou computador e faça login com sua conta Gov.br;

  2. Na plataforma, toque na aba “Contratos”;

  3. Em seguida, selecione um dos contratos trabalhistas registrados na sua carteira para abrir mais detalhes;

  4. Pronto! Nos detalhes do contrato, você encontrará o número do PIS/PASEP.

Siga os passos para descobrir o número do PIS pela Carteira de Trabalho Digital (Captura de tela: André Magalhães)

Os procedimentos foram feitos pelo celular, mas as etapas são similares para a consulta em computadores pelo navegador.

Fonte: Caixa Econômica Federal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.