Aprenda como descobrir o número do PIS/PASEP pela Internet

Para receber seus direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, FGTS e abono salarial, é necessário ter o número do PIS/PASEP em mãos. Entretanto, é muito comum que as pessoas não se recordem desse número — afinal, não é um código que é preciso usar o tempo todo, como é o caso de números de RG e CPF, por exemplo. Por isso, vamos agora ensiná-lo como descobrir o número do PIS pela internet em um tutorial fácil e rápido.

O PIS é o Programa de Integração Social, uma contribuição social que as empresas são obrigadas por lei a fazer para seus empregados. Os valores dessa contribuição financiam o pagamento do seguro desemprego, do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do abono salarial. O objetivo do PIS é permitir ao empregado participar do desenvolvimento da empresa em que trabalha.

Já o PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o PIS dos funcionários públicos. É também conhecido como NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou NIS (Número de Identificação Social).

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como descobrir o número do PIS pelo CPF?

Uma das maneiras de consultar o PIS pela internet com o seu número de CPF é por meio do site Meu INSS. A ferramenta centraliza diversos serviços, como consultar extratos e declarações.

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar” no canto superior direito;
  3. Pressione “Login”;
  4. Escolha "Crie sua conta";
  5. Preencha os dados solicitados (CPF, nome, e-mail, celular), clique no captcha, marque "Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade" e clique em “Continuar”;
  6. Marque as respostas corretas para as perguntas "Qual é o primeiro nome da sua mãe?", "Em que dia você nasceu?" e "Qual é o seu mês de nascimento?" e clique em “Continuar”;
  7. Nas telas seguintes, clique nas respostas corretas para as perguntas de confirmação e clique em "Continuar";
  8. Escolha se quer receber o código de confirmação por SMS ou e-mail;
  9. Insira o código de confirmação que você recebeu por SMS ou e-mail e pressione "Validar Cadastro";
  10. Insira uma senha de sua preferência e clique em "Criar Senha";
  11. Clique em "Meu INSS";
  12. Faça seu Login em “Entrar” no canto superior direito;
  13. Seu nome vai estar no canto superior direito, e ao clicar nele você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS.

Outra maneira é pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), do INSS.

  1. Acesse o site e clique no ícone “Cidadão”;
  2. Selecione a opção “Inscrição”, no menu superior, e em seguida escolha “Filiado”;
  3. Preencha todos os dados solicitados, marque o captcha e, em seguida, assinale “Continuar”;
  4. Uma mensagem surgirá na tela informando o número do NIT.

Pronto! Você já conseguiu descobrir o número do seu PIS pelo CPF na Internet! Ah, outra forma de saber o número do PIS/PASEP é consultando a Carteira de Trabalho — lá, junto a seus dados pessoais, consta este número nas primeiras páginas da cateira.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.