Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como a BairesDev quer "exportar" talentos de TI da América Latina para os EUA

Por Redação | 25 de Junho de 2021 às 19h20

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
seventyfourimages / envato
seventyfourimages / envato

Não é novidade que o mundo inteiro sofre com a escassez de mão de obra de Tecnologia. Empresas de todos os portes disputam esses profissionais a tapa, nas mais diversas especialidades e muitas companhias topam "apostar na base: ou seja, qualificar profissionais de nível Júnior ou Pleno que já estão em seus quadros, para que eles cresçam e assumam mais desafios na companhia.

No entanto, a BairesDev, uma companhia especializada em nearshore software outsourcing (ou seja, ela é contratada por outras empresas para cuidar de toda a parte de tecnologia do seu negócio) vai no caminho inverso: por ter como meta entregar os melhores resultados nos projetos desafiadores de seus clientes, ela busca contratar apenas profissionais de nível Sênior. E a estratégia vem dando certo - em fase de expansão acelerada, a organização conta, atualmente, com mais de 900 vagas abertas.

E a filosofia de contratar apenas funcionários Sênior permite que a BairesDev não apenas atraia profissionais qualificados, como também cresça em ritmo acelerado, principalmente na América Latina. A companhia apresentou uma taxa de crescimento 54% nos últimos três anos, dobrando de tamanho a cada 18 meses. Com isso, de 400 colaboradores em 2018, hoje a empresa conta com mais de 2.500 funcionários.

Tudo isso contribuiu para que a companhia aparecesse na Inc. 5000 de 2020. Esse guia anual traz todas as companhias privadas que mais cresceram nos EUA durante os últimos 12 meses.

Oportunidades para a América Latina

Aliás, por falar em América Latina, a empresa continua apostando forte nos talentos de Tecnologia da região. Por contar com um DNA 100% digital, todos os funcionários da BairesDev trabalham de forma remota, distribuídos por países como Brasil, Colômbia, Argentina, México, Chile, entre outros. E a busca por novos profissionais continua a todo vapor.


Os profissionais brasileiros poderão encontrar oportunidades distribuídas nas mais diversas especialidades de Tecnologia, como Infraestrutura, Big Data, Desenvolvimento, Marketing Digital, BI e Programação. Ao visitar a página de carreiras da BairesDev, é possível encontrar posições como DevOps Senior, Senior PHP Developer, iOS Tech Lead, FrontEnd Architect, UX/UI Developer, Senior Adobe Analytics, Big Data Tech Lead e muitas outras.

Muitos deles terão desafios que vão agregar muito em suas carreiras, envolvidos em projetos de algumas das maiores empresas do planeta. A relação de clientes da BairesDev traz companhias do porte de Roll-Royce, Pinterest, EY, SiriusXM, Motorola, Chine, ViacomCBS, Netgear, Thomson Reuters, Groupon, Turner e até o Google - onde engenheiros de software e automação da BairesDev trabalham para garantir que seus aplicativos para iOS e serviços como a Android TV sejam lançados com a máxima qualidade.


Mais difícil que Harvard

E é justamente pelo fato de trabalhar em projetos desafiadores para outras empresas, que a BairesDev atrai e - acima de tudo - seleciona os melhores dos melhores. Ela recebe cerca de 100 mil candidaturas todos os meses e apenas 100 delas (ou 0,1%) são aprovadas mensalmente para fazer parte dos quadros da companhia. Para efeito de comparação, a universidade de Harvard, a mais cobiçada do mundo, aprova cerca de 4,92% de seus postulantes.

A filtragem para aprovação dos melhores candidatos se dá através de um longo e rigoroso processo de seleção, dividido em várias etapas. A triagem começa já na primeira fase, quando a BairesDev recebe 1,2 milhão de candidaturas anualmente em seu site. Nessa etapa, um conjunto de algoritmos analisa cada candidato para a posição mais apropriada, de acordo com o seu currículo.

Uma vez que cada candidato é relacionado à vaga correspondente, a plataforma da BairesDev seleciona de forma automática um conjunto que varia entre oito e 12 testes online, diretamente conectados às habilidades buscadas pela empresa. Além deles, o candidato deve se submeter a testes de inglês e QI.

A BairesDev conta com mais de 80 testes diferentes, aplicados de acordo com as habilidades. Um desenvolvedor Java, por exemplo, terá de realizar avaliações de Programação Orientada a objetos, Front End, SQL, etc.

Uma vez aprovado nos testes online, o candidato conversa com membros da equipe de RH, que avaliarão skills como forma de se comunicar, personalidade e comprometimento. Superada essa etapa, ele será submetido à provas escritas mais específicas, para que seus conhecimentos técnicos e de comportamento se encaixem em projetos que exigem criatividade.

Por fim, a última etapa de contratação envolve uma equipe de especialistas técnicos. Nesta fase são feitas perguntas específicas relacionadas a projetos futuros em que o candidato pode se envolver, sendo que a avaliação inclui resolução de problemas em tempo real.

Apenas superadas essas cinco etapas, os candidatos estão aptos a trabalhar para BairesDev.

Você está preparado?

Como dissemos logo acima, a BairesDev está com mais de 900 vagas abertas nas mais diversas especializações do setor de Tecnologia, muitas delas voltadas aos profissionais brasileiros. Para conhecer as oportunidades disponíveis, basta acessar a página de carreiras da empresa e ver quais as posições são as mais adequadas a sua expertise.

Preparado para deixar a sua marca no universo da Tecnologia? Então, mãos a obra!