Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como a BairesDev virou uma das mais cobiçadas empresas pelos profissionais de TI

Por Redação | 28 de Setembro de 2021 às 12h35

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Divulgação / BairesDev
Divulgação / BairesDev

Não é exatamente uma novidade que, atualmente, a demanda por profissionais de Tecnologia é muito maior do que a oferta. Em um cenário em que as empresas vêm disputando os talentos "a tapa", há também aquelas que estão em uma situação inversa: são companhias que se tornaram referência no setor, estão em pleno crescimento e se tornaram objeto de desejo dos especialistas de TI, que enfrentam um rigoroso processo seletivo para trabalhar nelas. E a BairesDev pertence a esse grupo. 

Especializada em nearshore software outsourcing (ou seja, ela é contratada por outras empresas para cuidar de toda a parte de tecnologia do seu negócio), a BairesDev é considerada uma das empresas privadas de crescimento mais rápido na Bay Area (a área da Baía de San Francisco, onde se concentram algumas das maiores big techs do planeta) pelo jornal San Francisco Business Time. De 400 funcionários em 2018, hoje ela conta com mais de três mil. Isso mesmo em um cenário de recessão gerado pela pandemia de covid-19. E a meta é atingir mais de 10 mil colaboradores até o fim de 2024.

Não por acaso, a companhia é uma das maiores apostas entre os especialistas de mercado para se tornar o próximo unicórnio latino-americano. 


O crescimento sustentado que a BairesDev demonstrou ao longo dos últimos anos está diretamente conectado às metodologias de squad da empresa, que fazem parte do seu DNA. Ao colocar o trabalho remoto em seu core business, a BairesDev pode acessar um pool de talentos mais amplo que, após um rigoroso processo de seleção baseado em Inteligência Artificial (saiba mais logo abaixo), permite trabalhar com 1% dos melhores talentos de TI nas Américas. 

Esse modelo permite aumento de produtividade, custo-benefício e agilidade, o que se traduz em valor agregado para todos os clientes da empresa. Não por acaso, a BairesDev conta hoje com parcerias de longa data com gigantes como Google, Pinterest, Rolls-Royce, Motorola, EY, SiriusXM e ViacomCBS para promover seus processos de aceleração digital.

E todo esse processo resulta em mais reconhecimento. Em junho último, no 16º Annual 2021 World Awards TI  a empresa venceu quatro prêmios Gold Globee nas categorias de "Melhor Empresa de TI do Ano", "Provedora de Serviços de TI do Ano", "Melhor Empresa de Tecnologia para Idade, Raça Contratação e Promoção da Igualdade", e "Mulheres na Tecnologia da Informação". Ela levou ainda dois prêmios Globee Prata, nas categorias de "Hot Company of the Year" e "Melhor Empresa de Tecnologia para Diversidade". E para fechar com chave de ouro, a BairesDev também recebeu o Grande Troféu como uma das empresas mais reconhecidas deste ano. 


BairesDev: seleção mais rigorosa que Harvard

Uma das filosofias da empresa para garantir a qualidade no fornecimento de seus serviços é contratar apenas funcionários de nível Sênior, o que permite que a companhia atraia os mais qualificados. E para isso, ela conta com um processo de seleção considerado um dos mais rigorosos do mercado. Mensalmente, a BairesDev recebe cerca de 100 mil candidaturas e apenas 100 delas (ou 0,1%) são aprovadas no período para fazer parte dos quadros da companhia. Para efeito de comparação, a universidade de Harvard, a mais cobiçada do mundo, aprova cerca de 4,92% de seus postulantes.

A filtragem para aprovação dos melhores candidatos se dá através de um longo e rigoroso processo de seleção, dividido em várias etapas. A triagem começa já na primeira fase, quando a BairesDev recebe 1,2 milhão de candidaturas anualmente em seu site. Nessa etapa, o destaque fica por conta do Staffing Hero — solução de recrutamento proprietária, baseada em IA e que fornece os resultados mais precisos possíveis, ao analisar cada candidato para a posição mais apropriada, conforme o seu currículo.

Uma vez que cada candidato é relacionado à vaga correspondente, a plataforma da BairesDev seleciona de forma automática um conjunto que varia entre oito e 12 testes online, diretamente conectados às habilidades buscadas pela empresa. Além deles, o candidato deve se submeter a testes de inglês e QI.


A BairesDev conta com mais de 80 testes diferentes, aplicados de acordo com as habilidades. Um desenvolvedor Java, por exemplo, terá de realizar avaliações de Programação Orientada a Objetos, SQL, etc.

Uma vez aprovado nos testes online, o candidato conversa com membros da equipe de RH, que avaliarão skills como forma de se comunicar, personalidade e comprometimento. Superada essa etapa, ele será submetido à provas escritas mais específicas, para que seus conhecimentos técnicos e de comportamento se encaixem em projetos que exigem criatividade.

Por fim, a última etapa de contratação envolve uma equipe de especialistas técnicos. Nesta fase são feitas perguntas específicas relacionadas a projetos futuros em que o candidato pode se envolver, sendo que a avaliação inclui resolução de problemas em tempo real.

Apenas superadas essas cinco etapas, os candidatos estão aptos a trabalhar para BairesDev.


BairesDev: talentos da América Latina para o mundo

E para manter o seu crescimento expressivo e de atrair apenas os melhores profissionais, a BairesDev segue olhando com muita atenção os talentos de Tecnologia da região. Por contar com um DNA 100% digital, todos os funcionários da empresa trabalham de forma remota, distribuídos por países como Brasil, Colômbia, Argentina, México, Chile, entre outros. E a busca por novos profissionais continua a todo vapor.

Os profissionais brasileiros, por exemplo, poderão encontrar oportunidades distribuídas nas mais diversas especialidades de Tecnologia, como Infraestrutura, Big Data, Desenvolvimento, Marketing Digital, BI e Programação. Ao visitar a página de carreiras da BairesDev, é possível encontrar posições como DevOps Senior, Senior PHP Developer, iOS Tech Lead, FrontEnd Architect, UX/UI Developer, Senior Adobe Analytics, Big Data Tech Lead  e muitas outras.

Muitos deles terão desafios que vão agregar muito em suas carreiras, envolvidos em projetos de algumas das maiores empresas do planeta.

BairesDev: trabalho remoto e diversidade — as chaves para construção de equipes talentosas

Para manter o crescimento expressivo e atrair apenas os melhores profissionais, a BaireDevs aposta em dois elementos-chave: o trabalho remoto e a diversidade de suas equipes.

"Colocar o trabalho remoto no centro de nossas operações certamente valeu a pena. É graças ao trabalho inteligente que podemos continuar os negócios normalmente em meio à crise atual", afirma Nacho de Marco, CEO e fundador da BairesDev. "Tornamo-nos especialistas no assunto e, com certeza, continuaremos a inovar e melhorar as metodologias remotas em preparação para tudo o que vier".

De Marco afirma ainda que usa três elementos para manter uma operação remota bem sucedida: a confiança na sua equipe, reuniões SCRUM e metas claras que evitam o microgerenciamento.

"Meu trabalho na BairesDev exige que eu gerencie equipes remotas todos os dias da semana. Posso dizer, por experiência própria que, sem confiança, nunca teríamos chegado onde estamos agora" explicou o executivo. "Usando metodologias ágeis e plataformas de gerenciamento de projetos, somos capazes de dar orientações claras, definir expectativas claras e permanecer no topo de tudo o que precisa ser feito. Na verdade, posso garantir que a falta de confiança realmente resultaria em menos produtividade". 

O CEO da BairesDev explica que as reuniões SCRUM  são uma das melhores maneiras de garantir que sua equipe tenha tudo o que precisa para fornecer o melhor trabalho.

"E quando se trata de equipes remotas, nem precisa ser tão complicado. Escolha um software de conferência. Aqui na BairesDev usamos o Zoom, mas existem muitos outros disponíveis", explicou. "Ensine sua equipe a usá-lo corretamente e configure seu próprio guia ou siga os tutoriais.  Depois agende a reunião de acordo com o tamanho e as necessidades de sua equipe. Eu não recomendo ir mais de 1 hora. Por fim, conduza a reunião e certifique-se de dar a todos uma chance de falar. Faça perguntas, comunique novidades e solicite feedback no final". 

Por fim, De Marco declara o que faz para escapar do microgerenciamento excessivo. Segundo ele, a chave para evitar essa armadilha é fazer tudo sobre o cumprimento de metas claras. "Defina prioridades, use software de gerenciamento de projetos (usamos Jira ,por exemplo) e certifique-se de que todos os resultados sejam razoáveis, mensuráveis ​​e levem ao progresso dos negócios", explica. "Se você puder lançar um pouco de inovação e desafio nisso, melhor ainda".

Além do trabalho remoto, a diversidade é outro elemento primordial para o crescimento da BairesDev. Segundo Paul Azorin, cofundador e CMO da BairesDev, ser uma empresa diversificada permitiu a construção de equipes com múltiplas perspectivas, criatividade aprimorada e uma mentalidade de crescimento.

"Indo além de diferentes preconceitos arraigados na indústria e perpetuados por antigos modelos de trabalho e métodos de recrutamento, fomos capazes de formar diversas equipes com os melhores profissionais da indústria de TI", explica o executivo. "Isso cimentou o caminho para o nosso crescimento. Por quê? Pessoas diferentes trouxeram perspectivas e ideias totalmente diferentes para a mesa em cada um de nossos projetos. Dessa diversidade nasceram muitas abordagens inovadoras que nos permitem criar valor para nossos clientes, seus projetos e nosso processo interno".

Azorin afirma ainda que construir equipes baseadas na diversidade permite ainda que a BairesDev desfrute de três benefícios principais:

  • Perspectivas diversas: cada profissional vem de uma vida diferente, contribuindo com suas visões de mundo únicas para nossos projetos e enriquecendo-os profundamente;

  • Criatividade aprimorada: profissionais talentosos não se contentam apenas com a primeira coisa que vem à mente, mas se questionam e se desafiam, sabendo que sempre podem inventar algo novo. Assim, a diversidade aumentou a criatividade da BairesDev, porque os membros da nossa equipa estão sempre a ultrapassar os seus limites;

  • Crescimento do negócio:  estudos mostram que equipes baseadas na diversidade podem impactar o crescimento dos negócios, ampliando a participação de mercado e ajudando a abrir novos nichos para as empresas. 

E depois de tudo isso, o que você, profissional de Tecnologia, está esperando para mostrar todo o seu talento na BairesDev? Atualmente, a empresa está com cerca de 900 vagas abertas na América Latina. Os interessados podem consultar o descritivo completo das posições e se candidatar a elas pela página de carreiras da empresa. Boa sorte!