Quase 60% dos negócios investiram na presença digital na pandemia, diz estudo
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |

Uma pesquisa da empresa de hospedagem de sites HostGator concluiu que 58% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença online durante a pandemia. Dentre esses negócios, 64% perceberam um aumento nas vendas. O levantamento foi realizado na própria plataforma do HostGator, com mais de 5.000 empresas participantes.
- Transformação digital: 7 ações que fortalecem pequenas empresas na pandemia
- Vendas online já são a principal receita de 31% dos microempreendedores
- Empresas brasileiras que migraram para o e-commerce vão ampliar investimentos
A pesquisa teve como objetivo entender a percepção do ambiente digital para geração de negócios entre as empresas brasileiras. O levantamento abordou quatro dimensões: Impacto da Pandemia, Investimento, Planos de Investimento e Realidade do Negócio (pré e pós covid). Outras conclusões foram as seguintes:
- 97% das empresas já têm presença no ambiente online, com 65% atuando de forma totalmente digital e 32% no híbrido (aternando físico e online);
- O período de covid foi responsável por migrar todo ou parte do negócio para o digital para 28% dos respondentes;
- 42% das empresas tiveram aumento de acessos na pandemia;
- 64% pretende aumentar ainda mais os investimentos nesse formato, enquanto apenas 7% planeja diminuir;
- 34% das pessoas indicaram ter iniciado a empresa durante o período de pandemia, indicando que os brasileiros ainda empreendem por necessidade e não por oportunidade.
“A expectativa para o mercado é que as compras pela internet aumentem cada vez mais. Hoje, uma pessoa pode ir buscar informações sobre um produto, ver o catálogo e portfólio da marca e depois ir comprar na loja — integrando o ambiente digital ao físico. Já a tendência para os próximos anos é que a compra ou contratação de serviços inteira e direta pelo meio online só cresça”, explica Ricardo Melo, vice-presidente de marketing da HostGator nas Américas.
Para Melo, a pesquisa reforça a necessidade crescente da migração do negócio para o digital no pós-pandemia. “No Brasil, ainda temos um longo caminho para a digitalização, mas percebe-se que a realidade do último ano agiu como um catalisador dessa transformação”, completa.
Algumas das maneiras sugeridas pelo executivo para levar a empresa para o online são;
- A construção de site e blog informativo da empresa
- Cadastro no Google Meu Negócio;
- Presença nas principais redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter);;
- Elaboração de campanhas digitais;
- Uso de e-mail marketing.
“Garantir uma presença omnichannel será cada vez mais importante, porque o consumidor já passou por uma mudança de pensamento. Não é à toa que o faturamento do e-commerce cresceu 41% em 2020, atingindo a maior alta percentual desde 2007”, detalha Melo.