Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nota fiscal de serviço eletrônica agora é emitida em um site único

Por| 01 de Setembro de 2023 às 16h26

Link copiado!

StartupStockPhotos/Pixabay
StartupStockPhotos/Pixabay

A partir desta sexta-feira (1º), microempreendedores individuais (MEIs) precisam recorrer a um site da Receita Federal para emitir notas fiscais de serviço eletrônicas. Agora, as notas que até então eram emitidas por sites regionais (de prefeituras), passam a ser unificadas em um emissor nacional em nfse.gov.br.

A mudança vale para MEIs de todo o Brasil, conforme Resolução nº 169/2022 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). O objetivo do órgão é diminuir a burocracia desse processo e tornar a emissão um padrão em todo o território nacional.

Como emitir uma NFS-e?

Continua após a publicidade

Agora, MEIs devem recorrer ao site do Emissor Nacional para emitir uma nota fiscal eletrônica. Para isso, faça assim:

  1. Acesse nfse.gov.br;
  2. Faça login com nome de usuário e senha, certificado digital ou conta no portal do Governo Federal;
  3. Configurar a sua conta (caso seja o seuprimeiro acesso);
  4. Escolher entre a emissão de nota simplificada ou completa.

Site fora do ar

Hoje, no primeiro dia da entrada em vigor do Emissor Nacional, a página sofre com instabilidade e está fora do ar. O problema começou no início da manhã e até o momento de publicação desta notícia ainda não havia sido resolvido.

Continua após a publicidade

O Canaltech entrou em contato com a Receita Federal para obter mais informações sobre o problema e foi informado de que a falha ocorreu devido à sobrecarga causada pelo grande número de acessos. O órgão alega, entretanto, que já busca uma solução junto ao prestador de serviço responsável.

Confira a nota da Receita na íntegra:

Em relação à instabilidade no sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) de padrão nacional, comunicamos que os esforços para normalizar a situação estão sendo empregados pelo prestador de serviço de hospedagem do sistema. A instabilidade, que vem ocorrendo desde o início desta sexta-feira, se deve ao aumento no volume de emissão da NFS-e pelos microempreendedores individuais (MEI), visto que se iniciou hoje a obrigatoriedade de emissão do documento pelo MEI. A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil segue monitorando a situação, para a efetiva solução do problema.