Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Site da Receita fica fora do ar e impede MEIs de emitirem NFSe

Por| 01 de Setembro de 2023 às 15h07

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Receita Federal

Microempreendedores individuais (MEIs) estão tendo problemas para emitir nota fiscal de serviço eletrônica (NFSe) porque o site nfse.gov.br, da Receita Federal, está instável e por vezes fora do ar ao longo desta sexta-feira (1º).

Hoje, inclusive, é o primeiro dia em que a emissão do documento é obrigatoriamente feita pelo site da Receita, o que impede muitas pessoas de emitir a nota para receber o pagamento por serviços prestados. Até então, este serviço era regionalizado, com os MEIs recorrendo às instituições estaduais para gerar a NFSe.

"Toda hora que tento acessar dá a mensagem 'the service is unavailable', aí não consigo emitir a nota e com isso vai atrasar o recebimento do pagamento dos serviços que eu presto para meus clientes", comentou à reportagem o revisor de textos André Luiz Cavanha.

Continua após a publicidade

Problema geral

Segundo o site Downdetector, as reclamações começaram por volta das 9h (horário de Brasilia) de hoje e se intensificaram ao longo do dia.

Muitas pessoas também foram às redes sociais reclamar do problema. No X (ex-Twitter), é possível encontrar diversos relatos sobre a situação que impede pequenos empreendedores de emitir a nota fiscal eletrônica.

Continua após a publicidade

O que diz a Receita

O Canaltech entrou em contato com a Receita Federal para saber mais detalhes sobre o problema e, segundo o órgão, a falha aconteceu devido ao grande número de acessos, mas "os esforços para normalizar a situação estão sendo empregados pelo prestador de serviço de hospedagem do sistema".

Continua após a publicidade

Confira a nota da Receita na íntegra:

Em relação à instabilidade no sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) de padrão nacional, comunicamos que os esforços para normalizar a situação estão sendo empregados pelo prestador de serviço de hospedagem do sistema. A instabilidade, que vem ocorrendo desde o início desta sexta-feira, se deve ao aumento no volume de emissão da NFS-e pelos microempreendedores individuais (MEI), visto que se iniciou hoje a obrigatoriedade de emissão do documento pelo MEI. A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil segue monitorando a situação, para a efetiva solução do problema.