Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 dicas para criar uma página de destino de sucesso para o site do seu negócio

Por| Editado por Claudio Yuge | 19 de Julho de 2021 às 19h20

Link copiado!

Pikisuperstar/Freepik
Pikisuperstar/Freepik

A landing page é um conceito importante no marketing digital. É graças a ela que muitas empresas conseguem mais leads – potenciais clientes, no jargão empresarial. Traremos aqui algumas boas dicas para criar uma landing page de sucesso.

Esse tipo de página tem uma função muito valiosa: chamar a atenção do internauta que caiu lá por acaso – e que muitas vezes sequer conhece a empresa dona do site – para transformá-lo em um cliente. Para isso, normalmente a página tem algum chamado à ação, como um formulário para cadastrar dados, um pedido para participar de uma promoção ou o download de um jogo ou e-book bacana.

O trabalho de criação de "páginas de aterrrisagem" está associado a uma boa divulgação nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e anúncios segmentados em grandes plataformas de publicidade como Google Ads e Facebook Ads. Por isso, antes de criá-la vale um bom trabalho de pesquisa para acertar a linguagem do material de acordo com o potencial público-alvo.

Continua após a publicidade

Durante o processo de criação, tenha em mente as dicas abaixo para performar melhor com sua landing page.

Seja objetivo

Tanto o texto usado na página quanto a sua interface devem seguir a linha mais simples e direta possível. Segundo Rafael Wisch, CEO da startup de softwares de marketing G Digital, a estrutura dessa landing page pode focar apenas no objetivo da oferta.

Os elementos principais de uma boa landing page são:

Continua após a publicidade
  • Chamada persuasiva: um título atrativo que apresente seu benefício ao visitante. Pode ainda incluir um subtítulo um pouco mais longo explicando melhor;
  • Descrição da oferta: Novamente invista em um texto com palavreado simples, com frases curtas em tópicos, explicando por que aquele benefício vale a pena para o cliente;
  • Imagem: Dê preferência a fotos próprias associadas direto à marca ou ao benefício trazido pela landing page;
  • Formulário de cadastro: o campo para a pessoa inserir dados como nome, e-mail e telefone para receber o conteúdo. Evite inserir muios campos (no máximo cinco);
  • Botão call to action: botão localizado abaixo do formulário que confirma o cadastro e incentiva o visitante a realizar a ação.

Experimente outros formatos

Apesar do que dissemos acima, talvez valha a pena experimentar algum elemento ou formato adicional para destacar a qualidade da página ou do serviço ofertado. Por exemplo, um vídeo de marketing curto, um quiz ou um GIF/animação em loop podem servir como teaser das vantagens da oferta, produto ou serviço da empresa foco da landing page.

Continua após a publicidade

Pense no acesso por celular

Segundo a mais recente pesquisa da Comscore, 88% do consumo de internet no Brasil é pelo celular. Portanto, é indispensável produzir uma boa versão mobile da landing page – ou uma versão responsiva, isto é, que fique correta tanto nos computadores quanto nos celulares. Caso contrário, a experiência de usuário ficará comprometida e a empresa pode perder parte de sua credibilidade.

Veloz e furiosa

A landing page precisa de uma boa velocidade de carregamento. Ou seja, quanto mais instantânea melhor, e cada segundo conta. Se você decidiu pular a primeira dica e colocou muitos elementos de interface na página, mais tempo levará o upload dela. Também aumenta a chance da pessoa desistir de acessá-la, principalmente se isso ocorrer no celular, onde a qualidade da conexão oscila mais.

Continua após a publicidade

Só vai até amanhã!

Caso a oferta da landing page tenha prazo ou quantidade para acabar, vale colocar um cronômetro ou contador regressivo, mostrando quanto tempo falta, ou quantas vagas restam. Vale para produtos à venda, ofertas com tempo limitado, quartos de hotel ainda livres etc.

"Minha filha n° 2 adorou"

Continua após a publicidade

Silvio Santos costumava usar um truque para promover os filmes exibidos no SBT: dizia que não os tinha visto, mas suas filhas tinham adorado. No nosso caso, vale colocar depoimentos positivos de pessoas que curtiram o produto ou serviço apresentado no site. A ideiá é valorizar o material e com isso persuadir o público a saber mais sobre ele, preenchendo o formulário.

Tá quente, tá frio

Sabe quando você está prestes a fechar a aba do site no navagador e ele abre uma janela dizendo algo como "Antes de fechar, veja isto!"? Isso é fruto de alguma ferramenta de mapa de calor. Segundo Rafael Wisch, da G Digital, ela ajuda a identificar o comportamento do usuário na landing page ao indicar os pontos onde o mouse passa ou clica mais. Essas informações dão à empresa dados importantes sobre o sucesso ou fracasso do site.