Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os anúncios mais relevantes no marketing digital

Por| Editado por Bruno Salutes | 10 de Março de 2020 às 08h30

Link copiado!

PxHere
PxHere

Um anúncio na internet pode ser feito de diferentes formas. Pode ser veiculado em sites, blogs, redes sociais e mecanismos de pesquisa. Os formatos também são diversos, variando entre textos corridos, imagens, vídeos e até mensagens de áudio.

Em um ambiente com tantas opções e possibilidades, não existe um único caminho para o sucesso. Cada forma de anúncio possui suas vantagens e peculiaridades, e cabe à empresa e equipe de marketing digital responsável descobrir qual se encaixa melhor com a proposta e os objetivos determinados. Para escolher a opção mais adequada, veja as sete categorias de anúncios mais relevantes no marketing pela internet.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são as formas mais antigas de anúncios pela internet. Mecanismos de busca, liderados pelo Google, possuem plataformas de anúncios que permitem publicações patrocinadas de acordo com determinadas palavras-chave.

Continua após a publicidade

Aparecer entre os primeiros resultados do Google é um grande sinal de relevância sobre o assunto, e um link impulsionado pode ser essencial para isso. O Google Ads, nome da plataforma de publicidade, considera uma relação feita entre a palavra-chave associada ao anúncio e o nível de dominância que a página ou empresa tem sobre o assunto.

É uma maneira muito dinâmica de promoção pela internet e requer muita atenção para atualizar as palavras-chave mais relevantes e que trazem mais resultados. Uma de suas métricas é o CPC (custo por cliques), que estima o custo-benefício de um link patrocinado conforme o trabalho com o tema buscado.

Banners em sites

Os banners também já marcam presença há muito tempo na internet. São imagens, que podem ser estáticas ou não, divulgadas em determinados espaços de sites e blogs, como “outdoors” virtuais.

Continua após a publicidade

Os banners são uma alternativa útil para anúncios por causa da visibilidade que podem fornecer. A simples presença de um anúncio em uma página da web pode chamar a atenção do leitor, e uma chamada convincente pode render um clique que redirecione ao site da empresa ou marca.

Redes sociais

As redes sociais são o grande foco das estratégias de marketing digital. São canais em que as empresas podem manter uma comunicação direta com o público-alvo, reforçar a parte institucional e anunciar de diferentes maneiras.

De uma forma similar ao Google Ads, cada rede social possui seu serviço de anúncios. Essas plataformas permitem estimativas de resultados conforme orçamento e opções para a segmentação da audiência e dos anúncios veiculados.

Continua após a publicidade

Twitter

O Twitter, rede social que permite postagens de até 280 caracteres, destaca-se pela instantaneidade. É lá que as primeiras notícias e acontecimentos são comentados, gerando alta movimentação de conteúdo.

As publicações patrocinadas podem ser feitas tanto pelos perfis da empresa como em conjunto com influenciadores e famosos. As interações surgem de diferentes formas, desde a criação de uma campanha ou a utilização da marca para comentar um determinado assunto em alta na rede social.

Facebook

Continua após a publicidade

O Facebook é a rede social mais popular no país. Seu serviço de anúncios, chamado de Facebook Business contabiliza mais de 120 milhões de usuários no Brasil, servindo como uma excelente oportunidade para divulgar a sua empresa.

As propagandas no Facebook são montadas através de uma grande segmentação. Antes de levar um anúncio ao ar, é possível escolher a região do país em que será veiculada e quais os temas de interesse que serão relacionados àquela publicação. Dessa forma, é uma rede social que consegue impactar diretamente um usuário com conteúdos que sejam de relevância para cada pessoa.

Instagram

Pertencente ao Facebook, o modelo de anúncios do Instagram possui as mesmas ferramentas. Em muitos casos, o mesmo anúncio pode ser veiculado em ambas as redes sociais.

Continua após a publicidade

O Instagram é uma rede de publicações de fotos e vídeos. Portanto, possui um grande apelo visual. É uma ótima alternativa para lojas e comércios alcançarem potenciais novos clientes. Além das postagens patrocinadas no feed, a tela principal da rede, são realizados anúncios através do Instagram Stories, recurso da rede com fotos que expiram em 24 horas.

Vídeos Patrocinados (YouTube)

Anúncios em vídeos são conteúdos muito vantajosos para as marcas. Conseguem capturar a atenção do espectador por um período maior, abre a possibilidade para contar histórias de formas diversas e reforça a imagem de uma empresa com o seu público.

No modelo de anúncios do YouTube, a principal rede social de vídeos do mundo, a propaganda é paga a partir de um certo tempo mínimo de visualização. Os vídeos patrocinados costumam ser disponibilizados antes do início de qualquer outro vídeo na plataforma e, em alguns casos, durante conteúdos mais longos.

Continua após a publicidade

Entre em contato com a equipe comercial e anuncie no Canaltech!