Publicidade

Sol Reader é óculos VR para leitura de livros digitais

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Divulgação/Sol
Divulgação/Sol

O aparecimento de tecnologias de realidade virtual abriu portas para produtos com diferentes objetivos. É o caso do Sol Reader, um par de óculos VR focado especificamente na leitura de livros digitais, os chamados e-books.

Ele traz uma proposta bastante diferente do recém-lançado Apple Vision Pro, já que vem em um formato mais compacto e parecido com uma armação de óculos tradicional. Contudo, sua construção tem uma visão frontal bloqueada, com o objetivo de manter o usuário totalmente concentrado em sua leitura.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ao bloquear possíveis distrações, o Sol Reader deve incentivar as pessoas a "usar seu tempo de forma mais inteligente", de acordo com o que afirmou o CEO da empresa Ben Chelf. O executivo ainda destacou que o dispositivo é uma opção por 10% do preço do modelo da Maçã, mas com objetivos bem mais específicos.

O hardware dos óculos consiste em dois visores que ficam no lugar das lentes, com tecnologia e-ink — semelhante ao que já é visto no Kindle ou outros leitores digitais. O produto também oferece ajuste de dioptria, e por isso os usuários de armações de grau podem dispensar seus óculos de rotina, até um certo nível não especificado pela marca.

A ficha técnica do Sol Reader também traz a dimensão de 1,3 polegada nos displays, com uma resolução de 256 x 256 pixels em cada olho. Seu armazenamento interno é de 64 MB, o que deve ser suficiente para guardar diversos livros sem complicações.

O pacote ainda inclui um pequeno controle remoto, que serve para passar as páginas e realizar ajustes, entre outras funções.

Segundo estatísticas reveladas pela Sol, os óculos possuem uma bateria capaz de entregar autonomia próxima a 25 horas — ou seja, tempo suficiente para praticamente qualquer sessão de leituras sem interrupção.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

Há cerca de um ano, a empresa fez uma rodada de investimentos que rendeu cerca de US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 24,4 milhões em conversão direta) para desenvolver os óculos. Agora, as primeiras unidades estão sendo distribuídas para um número limitado de testadores beta.

Ainda não foi divulgado um prazo específico para o início das entregas do produto para o público geral, mas ele já aparece em período de pré-venda no site oficial da empresa. São quatro opções de cores — preto, prateado, dourado e azul —, por um preço de US$ 350 (~R$ 1.708).

Fonte: Sol