Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Transações digitais crescem 14% entre brasileiros na pandemia, aponta Experian

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Fevereiro de 2022 às 20h20

Link copiado!

 Nataliya Vaitkevich / Pexels
Nataliya Vaitkevich / Pexels

As transações digitais realizadas por consumidores brasileiros aumentaram 14% durante a pandemia de covid-19, de acordo com a Pesquisa Global Insights da Experian. Além disso, no Brasil, os consumidores estão menos fiéis às marcas no ambiente online: houve redução de 16%. E isso mesmo com aumento no tempo online dos consumidores em 25%.

Participaram do estudo 3 mil indivíduos e 900 empresas em 10 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Índia, Itália, Japão, Reino Unido e Singapura. O levantamento foi realizado em setembro de 2021.

Jaison Reis, diretor de soluções de identidade e prevenção a fraudes da Serasa Experian, avalia que essa diminuição da fidelidade pode ser reflexo do aumento da concorrência. “Ainda assim, quanto mais eficientes forem as metodologias de segurança da empresa e a valorização da experiência do consumidor, mais chances ela tem de garantir a fidelização. Por isso, é preciso investir em soluções que criem um ambiente agradável e seguro, e apostar em ferramentas que otimizem a experiência dos públicos de interesse.”

Continua após a publicidade

Além disso, segundo o estudo, 42% dos consumidores estão mais preocupados com a segurança no ambiente digital. Por isso, a biometria física parece mais segura para 75% dos consumidores. Mesmo assim, eles se dispõem a fornecer dados pessoais para melhorar a experiência. Entre eles, 56% compartilharão informações de contato e 42% compartilharão informações pessoais.

Transações digitais mais seguras

Isso tem levado as empresas a ampliarem os investimentos em soluções mais eficazes. O aumento no orçamento de detecção de fraude está nos planos de 65% das empresas, enquanto o reforço no orçamento em análise de risco de crédito está nos planos de 60% das companhias. “Elas passaram a priorizar a experiência digital segura e conveniente, com suporte de soluções de dados, analytics e tecnologias de tomada de decisão”, diz Reis.

Continua após a publicidade

Atividades bancárias, pessoais e pagamentos online são comuns para 59% dos consumidores. Por isso, 90% das companhias pretendem aprimorar as soluções contra fraude e de tomada de decisão de crédito. No Brasil, a maior parte das empresas (77%) acredita que em 2021 a tecnologia ajudou a melhorar a verificação e a prevenção a fraude, bem como a análise de risco de crédito.

Paralelamente, 76% das empresas pretendem aumentar o investimento para soluções de prevenção a fraude. De acordo com o levantamento, 23% priorizam investimentos em analytics e inteligência artificial, 18% planejam mudanças para aplicações na nuvem e 13% querem desenvolver melhorias na análise de crédito de risco. Para enriquecer e melhorar a precisão dos insights, 50% das empresas já exploram novas fontes de dados.

Em todo o mundo, 59% das empresas afirmam que se recuperaram parcial ou totalmente da pandemia. No Brasil são 43%. Entre os consumidores, 47% em termos globais afirmam que sua economia doméstica está de alguma forma completamente recuperada do impacto da pandemia. Para o Brasil, o resultado é de 28%.