Kwai é a primeira rede social a transmitir livestream e-commerce no Brasil
Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 22 de Outubro de 2021 às 23h00
O Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, começará a fazer transmissões em vídeo ao vivo de e-commerce no Brasil. A primeira transmissão será na sexta-feira (22), as 17 horas no horário de Brasília, com a varejista Casas Bahia. A livestream poderá ser acompanhada pelo aplicativo oficial do Kwai.
- Anatel e grandes varejistas se unem para barrar celulares piratas em markeplaces
- Expansão do e-commerce continua: em setembro, setor cresceu 24,21%
- Nuvemshop vai oferecer integração com ReclameAqui para empreendedores
No livestream e-commerce, os espectadores podem adquirir produtos sem precisar sair da transmissão ao vivo no app da Kwai. Ao clicar no ícone do carrinho de compras na parte inferior da tela durante o programa, é possível visualizar o portfólio de produtos disponíveis e seus preços e descontos, bastando se cadastrar para realizar a compra no canal do varejista integrado ao app, sem sair da live.
O livestreaming e-commerce tem semelhanças com os conhecidos "canais de compra" disponíveis em TVs por assinatura, onde um apresentador mostra um produto e suas funções. A diferença é que a interatividade na versão da internet é bem maior, com os usuários podendo realizar a compra a partir de simples cliques no aplicativo, em vez de ter que realizar ligações telefônicas e falar com atendentes.
Paulo Fernandes, diretor de vendas para Américas do Kwai, afirma sobre a iniciativa:
Esta funcionalidade tem mais chances de juntar o melhor dos mundos físico e virtual, unindo a praticidade de fazer compras sem sair de casa com a possibilidade de tirar dúvidas sobre os produtos, o que vai favorecer a decisão de compra. O apresentador do vídeo assume o papel de vendedor, humanizando a experiência do usuário.
Neste momento, a funcionalidade de livestream e-commerce está disponível apenas para empresas parceiras do app no país.
Brasil é o primeiro país além da China com a livestream e-commerce
O livestream e-commerce é uma prática que tem uma longa história de sucesso na China e se tornou comum nos últimos anos no país asiático. A Kuaishou, empresa desenvolvedora do Kwai, em 2020, hospedou mais de 1,7 bilhão de sessões de streaming ao vivo em seu aplicativo, resultando em um total de transações de aproximadamente US$ 50 bilhões (cerca de R$ 282 bilhões, na cotação atual).
O Brasil, considerado pela Kuaishou como um mercado prioritário para seus negócios, é o primeiro país fora a China a receber o livestreaming e-commerce, aumentando a estratégia de expansão do Kwai no território.
Recentemente, a Kwai anunciou a chegada do o serviço Kwai for Business no Brasil, uma plataforma de anúncios da empresa que conta com ferramentas para criação de anúncios e monetização de conteúdo. A previsão de lançamento da nova ferramenta é até o final de 2021.