Expansão do e-commerce continua: em setembro, setor cresceu 24,21%

Expansão do e-commerce continua: em setembro, setor cresceu 24,21%

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 20 de Outubro de 2021 às 21h30
Reprodução

Dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, apontam que o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 24,21% em setembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2021. As vendas, por sua vez, tiveram alta de 15,81% e o tíquete médio subiu 1,95%.

No acumulado do ano, o crescimento das vendas é de 10,82%, mas quando se compara setembro com agosto, houve retração de 6,31%. O faturamento também teve variação negativa, de 4,49%, quando comparados setembro e agosto.

Imagem: Reprodução/Pixabay

A composição do crescimento de vendas por região mostra liderança do Norte (32,74%), seguido por Centro-Oeste (26,55%), Nordeste (24,84%), Sul (18,21%) e Sudeste (11,72%) na comparação entre os meses de setembro de 2021 e de 2020. Em termos anuais, os resultados apontam o Centro-Oeste em primeiro, com 29,94%, seguido por Norte (28,62%), Nordeste (26,16%), Sul (18,79%) e Sudeste (3,82%).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No faturamento regional, o líder é Centro-Oeste (32,26%). Em seguida, vêm Nordeste (27,70%), Sul (26,25%), Norte (25,94%) e Sudeste (21,65%). Para o acumulado anual, Centro-Oeste fica à frente (40,42%) e depois vêm Nordeste (33,52%), Sul (32,07%), Norte (28,14%) e Sudeste (15,31%). A comparação considera setembro de 2021 em relação a setembro de 2020.

Participação do e-commerce no varejo

No comércio varejista, a participação do e-commerce alcançou 12,3% em agosto de 2021. Esse é o quinto melhor resultado do segmento, desde janeiro de 2018. A análise anual mostra participação de 11,2%. O indicador considera a última Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 6 de outubro.

Imagem: Reprodução/Freepik/Snowing

No trimestre de julho a setembro de 2021, 16,7% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra online. Para a pesquisa, são coletadas 100% das vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro. Não estão contabilizados dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, nem dos setores de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.