Expansão do e-commerce continua: em setembro, setor cresceu 24,21%
Por Roseli Andrion • Editado por Claudio Yuge |

Dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, apontam que o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 24,21% em setembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2021. As vendas, por sua vez, tiveram alta de 15,81% e o tíquete médio subiu 1,95%.
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No acumulado do ano, o crescimento das vendas é de 10,82%, mas quando se compara setembro com agosto, houve retração de 6,31%. O faturamento também teve variação negativa, de 4,49%, quando comparados setembro e agosto.
A composição do crescimento de vendas por região mostra liderança do Norte (32,74%), seguido por Centro-Oeste (26,55%), Nordeste (24,84%), Sul (18,21%) e Sudeste (11,72%) na comparação entre os meses de setembro de 2021 e de 2020. Em termos anuais, os resultados apontam o Centro-Oeste em primeiro, com 29,94%, seguido por Norte (28,62%), Nordeste (26,16%), Sul (18,79%) e Sudeste (3,82%).
No faturamento regional, o líder é Centro-Oeste (32,26%). Em seguida, vêm Nordeste (27,70%), Sul (26,25%), Norte (25,94%) e Sudeste (21,65%). Para o acumulado anual, Centro-Oeste fica à frente (40,42%) e depois vêm Nordeste (33,52%), Sul (32,07%), Norte (28,14%) e Sudeste (15,31%). A comparação considera setembro de 2021 em relação a setembro de 2020.
Participação do e-commerce no varejo
No comércio varejista, a participação do e-commerce alcançou 12,3% em agosto de 2021. Esse é o quinto melhor resultado do segmento, desde janeiro de 2018. A análise anual mostra participação de 11,2%. O indicador considera a última Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 6 de outubro.
No trimestre de julho a setembro de 2021, 16,7% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra online. Para a pesquisa, são coletadas 100% das vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro. Não estão contabilizados dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, nem dos setores de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação.