Kwai traz ao Brasil plataforma dedicada a atrair marcas
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2021 às 09h00
A Kuaishou anunciou o lançamento do “Kwai for Business”, uma plataforma de anúncios da empresa no Brasil que contará com ferramentas para criação de anúncios e monetização de conteúdo. Em entrevista coletiva realizada na terça-feira (19), a representação brasileira compartilhou os planos para dar início as primeiras campanhas de propagandas patrocinadas voltadas para empresas interessadas em impulsionar sua marca na rede.
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Nesta fase inicial, os serviços foram experimentados inicialmente por agências parceiras e marcas selecionadas: 99, Amazon Prime Video, O Boticário, Duolingo e a rede de restaurantes Subway. A primeira leva deve mostrar os resultados aos anunciantes para comprovar as vantagens de aplicar dinheiro no app, mas a plataforma pretende trazer mais marcas em breve.
Os interessadas poderão explorar as ferramentas de anúncios disponíveis, como as variações de publicidade in-feed e anúncios em tela cheia na vertical, bem como desenvolver campanhas com atividades dentro do aplicativo, como desafios e hashtags especiais que ampliam o engajamento da audiência. Futuramente, há planos também para expandir isso para criadores de conteúdo expandirem seu alcance ou realizarem parcerias pagas.
"Nosso grande diferencial é ser a cara do Brasil. Temos uma base de 45,4 milhões de usuários ativos mensais, segundo a ComScore, que inclui pessoas com mais de 20 anos e com uma boa penetração em todo o Brasil", afirma Paulo Fernandes, Diretor de Monetização para Américas do Kwai. "Somos um aplicativo que conta com uma comunidade diversa e criativa e que traz conteúdos localizados, pensados para os brasileiros. E é esta essência que também estamos trazendo para nossa plataforma de anúncios".
A Kuaishou parece querer aproveitar o bom momento do setor de vídeos curtos no país para impulsionar a criação de anúncios neste formato. Com a iniciativa, o Kwai entra de vez na briga pela audiência do setor, que tem no TikTok e no Instagram (Reels) seus principais expoentes.
Formatos variados
Um dos diferenciais do Kwai é a aposta em vários formatos de propagandas, cada qual com propósitos diferentes para atender a especificidades. Em geral, todos eles focam nos vídeos curtos, mas trazem cards e botões para a realização de ações diversas, como ligar para um número de telefone, acessar um site ou cadastra-se de uma promoção.
O conceito de propagandas do app será baseado em três pilares: alcance, engajamento e conversões. Na prática, são três enfoques diferentes para companhias com estágios diferentes no marketing junto aos clientes. No primeiro pilar, o foco é tornar a marca conhecida pelo usuário, enquanto no segundo é gerar comentários ou angariar seguidores. Já no terceiro e último a meta é transformar os admiradores e seguidores em clientes efetivos.
Esses são os três estilos que poderão ser usados para alcançar os objetivos acima:
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In-Feed Ads: possibilita a criação de campanhas com botões que direcionam para websites, aplicativos ou games, ativações para compra de produtos em lojas de comércio eletrônico ou até mesmo direcionar para uma live. Como o nome sugere, o conteúdo deve surgir durante a navegação pelo feed de forma aleatória, com base na análise do algoritmo conforme o hábito do usuário.
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Formatos de Reserva: são anúncios mais imersivos, também em tela cheia (chamado de Eye Max), cujo enfoque é a conversão direta, portanto mais voltados para vendas. Este tipo de conteúdo será exibido assim que a pessoa abre o aplicativo, antes de iniciarem a navegação, de modo bem similar ao que ocorre hoje no TikTok.
- Take over: Aqui a premissa é parecida com o In-Feed Ads, porém dá para usar imagens estáticas ou GIFs em vez de apenas vídeos e o conteúdo será exibido sempre no momento da abertura do aplicativo.
Há diferenças visuais entre eles principalmente nos cards exibidos: no caso do In-Feed, por exemplo, ele é menor e dá mais ênfase ao botão de chamada para a ação (Call-to-action), enquanto nos Formatos de Reserva ele é maior e possibilita a criação de uma chamada mais comercial.
A companhia também pretende comercializar hashtags patrocinadas para usos especiais de empresas. A ideia é que seja possível impulsionar uma palavra-chave específica para a realização de alguma atividade criativa, como um concurso, uma promoção ou a transferência de um app. Essa modalidade não teve muitos detalhes revelados ainda e possivelmente deve ser restrita, ao menos neste momento inicial, a grandes anunciantes.
A previsão é que a plataforma de anúncios e monetização do Kwai seja lançada no Brasil até o final de 2021, porém ainda sem data definida.