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Kwai traz ao Brasil plataforma dedicada a atrair marcas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2021 às 09h00

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Reprodução/Kwai
Reprodução/Kwai

A Kuaishou anunciou o lançamento do “Kwai for Business”, uma plataforma de anúncios da empresa no Brasil que contará com ferramentas para criação de anúncios e monetização de conteúdo. Em entrevista coletiva realizada na terça-feira (19), a representação brasileira compartilhou os planos para dar início as primeiras campanhas de propagandas patrocinadas voltadas para empresas interessadas em impulsionar sua marca na rede.

Nesta fase inicial, os serviços foram experimentados inicialmente por agências parceiras e marcas selecionadas: 99, Amazon Prime Video, O Boticário, Duolingo e a rede de restaurantes Subway. A primeira leva deve mostrar os resultados aos anunciantes para comprovar as vantagens de aplicar dinheiro no app, mas a plataforma pretende trazer mais marcas em breve.

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Os interessadas poderão explorar as ferramentas de anúncios disponíveis, como as variações de publicidade in-feed e anúncios em tela cheia na vertical, bem como desenvolver campanhas com atividades dentro do aplicativo, como desafios e hashtags especiais que ampliam o engajamento da audiência. Futuramente, há planos também para expandir isso para criadores de conteúdo expandirem seu alcance ou realizarem parcerias pagas.

"Nosso grande diferencial é ser a cara do Brasil. Temos uma base de 45,4 milhões de usuários ativos mensais, segundo a ComScore, que inclui pessoas com mais de 20 anos e com uma boa penetração em todo o Brasil", afirma Paulo Fernandes, Diretor de Monetização para Américas do Kwai. "Somos um aplicativo que conta com uma comunidade diversa e criativa e que traz conteúdos localizados, pensados para os brasileiros. E é esta essência que também estamos trazendo para nossa plataforma de anúncios".

A Kuaishou parece querer aproveitar o bom momento do setor de vídeos curtos no país para impulsionar a criação de anúncios neste formato. Com a iniciativa, o Kwai entra de vez na briga pela audiência do setor, que tem no TikTok e no Instagram (Reels) seus principais expoentes.

Formatos variados

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Um dos diferenciais do Kwai é a aposta em vários formatos de propagandas, cada qual com propósitos diferentes para atender a especificidades. Em geral, todos eles focam nos vídeos curtos, mas trazem cards e botões para a realização de ações diversas, como ligar para um número de telefone, acessar um site ou cadastra-se de uma promoção.

O conceito de propagandas do app será baseado em três pilares: alcance, engajamento e conversões. Na prática, são três enfoques diferentes para companhias com estágios diferentes no marketing junto aos clientes. No primeiro pilar, o foco é tornar a marca conhecida pelo usuário, enquanto no segundo é gerar comentários ou angariar seguidores. Já no terceiro e último a meta é transformar os admiradores e seguidores em clientes efetivos.

Esses são os três estilos que poderão ser usados para alcançar os objetivos acima:

  • In-Feed Ads: possibilita a criação de campanhas com botões que direcionam para websites, aplicativos ou games, ativações para compra de produtos em lojas de comércio eletrônico ou até mesmo direcionar para uma live. Como o nome sugere, o conteúdo deve surgir durante a navegação pelo feed de forma aleatória, com base na análise do algoritmo conforme o hábito do usuário.
     
  • Formatos de Reserva: são anúncios mais imersivos, também em tela cheia (chamado de Eye Max), cujo enfoque é a conversão direta, portanto mais voltados para vendas. Este tipo de conteúdo será exibido assim que a pessoa abre o aplicativo, antes de iniciarem a navegação, de modo bem similar ao que ocorre hoje no TikTok.

  • Take over: Aqui a premissa é parecida com o In-Feed Ads, porém dá para usar imagens estáticas ou GIFs em vez de apenas vídeos e o conteúdo será exibido sempre no momento da abertura do aplicativo.
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Há diferenças visuais entre eles principalmente nos cards exibidos: no caso do In-Feed, por exemplo, ele é menor e dá mais ênfase ao botão de chamada para a ação (Call-to-action), enquanto nos Formatos de Reserva ele é maior e possibilita a criação de uma chamada mais comercial.

A companhia também pretende comercializar hashtags patrocinadas para usos especiais de empresas. A ideia é que seja possível impulsionar uma palavra-chave específica para a realização de alguma atividade criativa, como um concurso, uma promoção ou a transferência de um app. Essa modalidade não teve muitos detalhes revelados ainda e possivelmente deve ser restrita, ao menos neste momento inicial, a grandes anunciantes.

A previsão é que a plataforma de anúncios e monetização do Kwai seja lançada no Brasil até o final de 2021, porém ainda sem data definida.