Como devolver um produto na Amazon e pedir reembolso
Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 24 de Setembro de 2021 às 23h00
A Amazon (Android | iOS | Web) é uma das plataformas de e-commerce mais usadas no mundo, com milhões de produtos disponíveis a poucos cliques. Mas, como todo negócio, muita gente pode não se sentir satisfeita ao adquirir um item, ou este pode apresentar algum problema.
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Assim como nos estabelecimentos físicos, a Amazon permite que o consumidor devolva produtos, seja por motivo de arrependimento ou defeito, e consigam o reembolso daquela compra online. E é isso o que vamos ensinar no tutorial a seguir.
Algumas considerações
Devolução
O site da Amazon aceita devolução de produtos físicos (higiene pessoal, roupas, calçados, acessórios, entre outros) em até 30 dias a partir da data de recebimento do pedido. A única exceção são produtos comestíveis e bebidas, cujo prazo para devolução é de até 7 dias após a data de recebimento.
Produtos caracterizados como bens duráveis (TVs, notebooks, tablets, smartphones) que estejam com defeito podem ser devolvidos no prazo de garantia legal de 90 dias depois da entrega. Depois desse período, a Amazon recomenda entrar em contato com o fabricante do produto para tratar sobre a garantia. Se não houver representante legal do fabricante no Brasil, aí sim o cliente pode contatar a Amazon.
Essas regras valem apenas para produtos vendidos e entregues pela própria Amazon. A varejista destaca em seu site que “vários vendedores parceiros têm políticas de devolução semelhantes às da Amazon.com.br, mas elas podem variar de acordo com o vendedor”.
Além disso, compras de produtos digitais, como e-books, jogos e aplicativos, não podem ser devolvidas e não possuem reembolso. Jogos de videogame podem ser devolvidos, desde que não tenham sido ativados no console.
Reembolso
Quando você devolve um produto enviado pela Amazon, o reembolso é emitido de acordo com a forma de pagamento usada no momento da compra. Para pagamentos com boleto, o reembolso será feito na conta bancária especificada pelo cliente ou como um vale-presente para ser usado no site da Amazon. Contas-poupança não estão aptas ao reembolso.
O prazo para receber o reembolso depende da forma de pagamento, podendo levar de três horas (reembolso no vale-presente) a dois meses (até duas faturas do cartão de crédito). Os prazos são os seguintes:
Forma de pagamento | Forma de reembolso | Prazo para reembolso |
Cartão de crédito | Crédito na fatura | Uma a duas faturas |
Boleto bancário | Crédito na conta corrente ou cartão-presente na Amazon | Até três dias úteis |
Cartão de débito (válido apenas para assinaturas digitais) | Crédito na conta corrente | Até três horas |
Vale-presente da Amazon | Saldo vale-presente na Amazon | Até três horas |
Cupom de desconto/crédito promocional | Sem reembolso | Sem reembolso |
A Amazon ainda pode emitir um reembolso sem que você precise devolver o produto. Se esse for o caso, você será notificado pela companhia.
Como devolver um produto na Amazon e pedir reembolso
No celular
Passo 1: abra o app da Amazon no seu smartphone. Na parte inferior, toque no ícone de perfil.
Passo 2: toque em “Seus Pedidos”.
Passo 3: toque no item que você deseja devolver.
Passo 4: na tela seguinte, toque em “Devolver produtos”. Note que você verá a informação “Elegível até + data limite para devolução”. Se você não visualizar isso, é porque aquele produto não poderá mais ser devolvido.
Passo 5: marque qual é o motivo da devolução.
Passo 6: aqui é opcional, mas você pode fazer comentários adicionais sobre o que te levaram a devolver o produto. Ao final, toque em “Continuar”.
Passo 7: dependendo do motivo selecionado, você poderá ver algumas opções. Em casos de defeito ou violação do pacote, a Amazon sugere que, em vez de devolver, você faça a troca pelo mesmo produto. Se for por insatisfação, só haverá a opção de reembolso.
Selecione o que for melhor para você e toque em "Continuar".
Passo 8: a Amazon mostrará as opções de envio do produto. Dependendo do item, ele pode ser devolvido gratuitamente usando um código dos Correios fornecido pela Amazon. Você também pode optar por pagar o envio por conta própria.
Escolha uma das opções e toque em “Confirmar sua devolução”.
Na web
Passo 1: acesse o site amazon.com.br. Faça seu login e, no canto superior direito, clique em "Devoluções e Pedidos".
Passo 2: encontre o pedido que você deseja solicitar a devolução e reembolso. Clique em "Devolver produtos".
Passo 3: se você comprou mais de um item, é possível marcar todos ou apenas os que você quiser devolver. Faça essa seleção e escolha um motivo para justificar a devolução.
Passo 4: você ainda verá uma caixa para colocar um comentário descrevendo a devolução. Diferente do aplicativo da Amazon, em que esse comentário é opcional, na web é obrigatório colocar uma descrição.
Passo 5: clique em "Continuar". Logo abaixo desse botão, você verá a informação “Elegível até + data limite para devolução”. Se você não visualizar isso, é porque aquele produto não poderá mais ser devolvido.
Passo 6: dependendo do motivo selecionado, você poderá ver algumas opções. Em casos de defeito ou violação do pacote, a Amazon sugere que, em vez de devolver, você faça a troca pelo mesmo produto. Se for por insatisfação, só haverá a opção de reembolso.
Selecione o que for melhor para você e clique em "Continuar".
Passo 7: a Amazon mostrará as opções de envio do produto. Dependendo do item, ele pode ser devolvido gratuitamente usando um código dos Correios fornecido pela Amazon. Você também pode optar por pagar o envio por conta própria.
Escolha uma das opções e clique em “Confirmar sua devolução”.
Pronto! Se o vendedor for a própria Amazon, é só aguardar os prazos informados pela varejista para receber o reembolso do produto. Para vendedores de terceiros, você receberá um aviso de quando poderá efetuar a devolução.
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