Como devolver um produto na Amazon e pedir reembolso

Como devolver um produto na Amazon e pedir reembolso

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 24 de Setembro de 2021 às 23h00
Christian Wiediger/Unsplash

A Amazon (Android | iOS | Web) é uma das plataformas de e-commerce mais usadas no mundo, com milhões de produtos disponíveis a poucos cliques. Mas, como todo negócio, muita gente pode não se sentir satisfeita ao adquirir um item, ou este pode apresentar algum problema.

Assim como nos estabelecimentos físicos, a Amazon permite que o consumidor devolva produtos, seja por motivo de arrependimento ou defeito, e consigam o reembolso daquela compra online. E é isso o que vamos ensinar no tutorial a seguir.

Algumas considerações

Devolução

O site da Amazon aceita devolução de produtos físicos (higiene pessoal, roupas, calçados, acessórios, entre outros) em até 30 dias a partir da data de recebimento do pedido. A única exceção são produtos comestíveis e bebidas, cujo prazo para devolução é de até 7 dias após a data de recebimento.

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Produtos caracterizados como bens duráveis (TVs, notebooks, tablets, smartphones) que estejam com defeito podem ser devolvidos no prazo de garantia legal de 90 dias depois da entrega. Depois desse período, a Amazon recomenda entrar em contato com o fabricante do produto para tratar sobre a garantia. Se não houver representante legal do fabricante no Brasil, aí sim o cliente pode contatar a Amazon.

Essas regras valem apenas para produtos vendidos e entregues pela própria Amazon. A varejista destaca em seu site que “vários vendedores parceiros têm políticas de devolução semelhantes às da Amazon.com.br, mas elas podem variar de acordo com o vendedor”.

Além disso, compras de produtos digitais, como e-books, jogos e aplicativos, não podem ser devolvidas e não possuem reembolso. Jogos de videogame podem ser devolvidos, desde que não tenham sido ativados no console.

Reembolso

Quando você devolve um produto enviado pela Amazon, o reembolso é emitido de acordo com a forma de pagamento usada no momento da compra. Para pagamentos com boleto, o reembolso será feito na conta bancária especificada pelo cliente ou como um vale-presente para ser usado no site da Amazon. Contas-poupança não estão aptas ao reembolso.

O prazo para receber o reembolso depende da forma de pagamento, podendo levar de três horas (reembolso no vale-presente) a dois meses (até duas faturas do cartão de crédito). Os prazos são os seguintes:

Forma de pagamento Forma de reembolso

Prazo para reembolso
(após o processamento)

Cartão de crédito Crédito na fatura Uma a duas faturas
Boleto bancário Crédito na conta corrente ou cartão-presente na Amazon Até três dias úteis
Cartão de débito (válido apenas para assinaturas digitais) Crédito na conta corrente Até três horas
Vale-presente da Amazon Saldo vale-presente na Amazon Até três horas
Cupom de desconto/crédito promocional Sem reembolso Sem reembolso

A Amazon ainda pode emitir um reembolso sem que você precise devolver o produto. Se esse for o caso, você será notificado pela companhia.

Como devolver um produto na Amazon e pedir reembolso

No celular

Passo 1: abra o app da Amazon no seu smartphone. Na parte inferior, toque no ícone de perfil.

Acesse o seu perfil de cliente no aplicativo da Amazon para iniciar o processo de devolução de pedidos (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: toque em “Seus Pedidos”.

Vá na seção que agrupa todos os pedidos já feitos nos últimos seis meses na sua conta da Amazon (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: toque no item que você deseja devolver.

Toque no item que você deseja devolver e pedir reembolso no app da Amazon (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: na tela seguinte, toque em “Devolver produtos”. Note que você verá a informação “Elegível até + data limite para devolução”. Se você não visualizar isso, é porque aquele produto não poderá mais ser devolvido.

Todos os produtos elegíveis para devolução terão um aviso alertando a data limite para abrir essa solicitação no app da Amazon (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: marque qual é o motivo da devolução.

Entre os motivos disponíveis há defeito, embalagem violada, insatisfação e mais algumas opções (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: aqui é opcional, mas você pode fazer comentários adicionais sobre o que te levaram a devolver o produto. Ao final, toque em “Continuar”.

No app da Amazon, não é obrigatóro colocar comentários adicionais (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: dependendo do motivo selecionado, você poderá ver algumas opções. Em casos de defeito ou violação do pacote, a Amazon sugere que, em vez de devolver, você faça a troca pelo mesmo produto. Se for por insatisfação, só haverá a opção de reembolso.

Selecione o que for melhor para você e toque em "Continuar".

Nem todos os motivos exibem essa opção para trocar pelo mesmo produto em vez de apenas devolvê-lo (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 8: a Amazon mostrará as opções de envio do produto. Dependendo do item, ele pode ser devolvido gratuitamente usando um código dos Correios fornecido pela Amazon. Você também pode optar por pagar o envio por conta própria.

Escolha uma das opções e toque em “Confirmar sua devolução”.

Escolha qual será o método de envio do produto solicitado. A Amazon não disponibiliza envio gratuito para todos os itens, então fique de olho nessa última tela (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Na web

Passo 1: acesse o site amazon.com.br. Faça seu login e, no canto superior direito, clique em "Devoluções e Pedidos".

Faça o seu login na conta da Amazon para iniciar o processo de devolução de pedidos (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: encontre o pedido que você deseja solicitar a devolução e reembolso. Clique em "Devolver produtos".

Selecione qual pedido você deseja abrir uma solicitação para devolver os produtos e conseguir reembolso (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: se você comprou mais de um item, é possível marcar todos ou apenas os que você quiser devolver. Faça essa seleção e escolha um motivo para justificar a devolução.

Marque qual o motivo para a devolução do produto. Existem opções pré-definidas no site da Amazon (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: você ainda verá uma caixa para colocar um comentário descrevendo a devolução. Diferente do aplicativo da Amazon, em que esse comentário é opcional, na web é obrigatório colocar uma descrição.

Na web, é obrigatório inserir uma descrição contando sobre o que está te levando a devolver o produto (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: clique em "Continuar". Logo abaixo desse botão, você verá a informação “Elegível até + data limite para devolução”. Se você não visualizar isso, é porque aquele produto não poderá mais ser devolvido.

Prossiga para a próxima tela clicando em "Continuar" (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: dependendo do motivo selecionado, você poderá ver algumas opções. Em casos de defeito ou violação do pacote, a Amazon sugere que, em vez de devolver, você faça a troca pelo mesmo produto. Se for por insatisfação, só haverá a opção de reembolso.

Selecione o que for melhor para você e clique em "Continuar".

Nem todos os motivos exibem duas opções. A única que aparece em todas as variantes é a de reembolsar no cartão de crédito ou conta corrente (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: a Amazon mostrará as opções de envio do produto. Dependendo do item, ele pode ser devolvido gratuitamente usando um código dos Correios fornecido pela Amazon. Você também pode optar por pagar o envio por conta própria.

Escolha uma das opções e clique em “Confirmar sua devolução”.

Cheque todas as informações e, se estiverem corretas, confirme a devolução (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Pronto! Se o vendedor for a própria Amazon, é só aguardar os prazos informados pela varejista para receber o reembolso do produto. Para vendedores de terceiros, você receberá um aviso de quando poderá efetuar a devolução.

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Fonte: Amazon (1, 2)

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