Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Kaspersky!

Como devolver um produto na Amazon e pedir reembolso

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash
Tudo sobre Amazon

Caso você não tenha gostado de uma compra, é possível devolver um produto na Amazon e receber o reembolso integral do valor. A medida também é válida para pedidos em que o item chega quebrado ou com algum defeito.

Todo o processo é feito no site ou no aplicativo da Amazon e, em alguns casos, você precisa conversar diretamente com o vendedor da loja parceira responsável pela venda. A seguir, o Canaltech explica os seguintes passos:

  • Como devolver produto na Amazon no computador e no celular
  • Até quando posso devolver o produto?
  • Como funciona o reembolso?
  • Quais são as formas de devolução?
  • Como cancelar compra na Amazon?
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como devolver produto na Amazon

O passo a passo é parecido no celular e no computador:

No celular

Siga as instruções:

  1. Abra o app da Amazon;
  2. Toque em “Conta”;
  3. Acesse “Pedidos”;
  4. Pressione “Devolver ou substituir itens”;
  5. Escolha o item e o motivo da devolução;
  6. Pressione “Continuar”;
  7. Aguarde o retorno da Amazon para imprimir o código de envio ou preparar o item para a coleta.

No computador

Siga estas etapas:

  1. Acesse a página de pedidos da Amazon (amazon.com.br/seuspedidos);
  2. Clique em “Devolver ou substituir itens”;
  3. Escolha o item e o motivo da devolução;
  4. Envie as informações e escolha a forma de devolução.
Continua após a publicidade

Até quando posso devolver o produto?

O prazo varia em cada compra e depende do vendedor. Quando o item é vendido e entregue pela própria Amazon, é possível ver a data limite de devolução na tela de pedidos do app

Com as vendas de terceiros, é necessário confirmar com a loja. É comum que perfis usem um prazo de até 30 dias após o recebimento do produto.

Como funciona o reembolso?

Continua após a publicidade

O reembolso do valor integral é estornado na fatura do cartão de crédito ou enviado para a conta bancária usada no pagamento (no caso das compras por Pix ou boleto). O tempo de processamento varia em cada situação, confira:

Forma de pagamentoPrazo para reembolso
Cartão de créditoAté 12 dias (estorno na fatura)
BoletoAté três dias úteis (pagamento na conta-corrente cadastrada na Amazon)
PixAté um dia (pagamento na conta Pix usada na compra)
Pontos LiveloAté 48 horas (retorno ao saldo da conta)
Cartão de débitoAté cinco dias úteis (devolução na conta bancária)
Vale-presenteAté três horas (retorno ao saldo do vale)
Parcelamento sem cartão (Geru)Um dia útil (pagamento na conta Pix)
Cupom de desconto ou crédito promocionalNão há reembolso

Quais são as formas de devolução?

É possível escolher entre duas opções:

Continua após a publicidade
  • Etiqueta pré-paga dos Correios: a Amazon gera uma etiqueta dos Correios e cobre o custo do frete para a devolução. Você precisa apenas imprimir a etiqueta e a nota fiscal e levar o pacote a uma agência da empresa de envios;
  • Coleta domiciliar: uma empresa de logística busca o pacote em seu endereço. No entanto, nem todos os produtos são elegíveis para esta opção.

Em alguns casos, você precisa conversar diretamente com o vendedor para combinar os termos da devolução e receber o endereço de entrega do pacote. A Amazon notifica por e-mail quando há uma nova mensagem.

Como cancelar compras na Amazon?

Você só pode cancelar uma compra na Amazon antes de a empresa enviar o produto ao endereço de destino — veja o passo a passo.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: O que deu de ERRADO com o Google STADIA?