Como devolver um produto na Amazon e pedir reembolso
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

Caso você não tenha gostado de uma compra, é possível devolver um produto na Amazon e receber o reembolso integral do valor. A medida também é válida para pedidos em que o item chega quebrado ou com algum defeito.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Máquina do Tempo | Como era o visual antigo da Amazon
- Como funciona o Kindle | Famoso e-reader da Amazon
Todo o processo é feito no site ou no aplicativo da Amazon e, em alguns casos, você precisa conversar diretamente com o vendedor da loja parceira responsável pela venda. A seguir, o Canaltech explica os seguintes passos:
- Como devolver produto na Amazon no computador e no celular
- Até quando posso devolver o produto?
- Como funciona o reembolso?
- Quais são as formas de devolução?
- Como cancelar compra na Amazon?
Como devolver produto na Amazon
O passo a passo é parecido no celular e no computador:
No celular
Siga as instruções:
- Abra o app da Amazon;
- Toque em “Conta”;
- Acesse “Pedidos”;
- Pressione “Devolver ou substituir itens”;
- Escolha o item e o motivo da devolução;
- Pressione “Continuar”;
- Aguarde o retorno da Amazon para imprimir o código de envio ou preparar o item para a coleta.
No computador
Siga estas etapas:
- Acesse a página de pedidos da Amazon (amazon.com.br/seuspedidos);
- Clique em “Devolver ou substituir itens”;
- Escolha o item e o motivo da devolução;
- Envie as informações e escolha a forma de devolução.
Até quando posso devolver o produto?
O prazo varia em cada compra e depende do vendedor. Quando o item é vendido e entregue pela própria Amazon, é possível ver a data limite de devolução na tela de pedidos do app.
Com as vendas de terceiros, é necessário confirmar com a loja. É comum que perfis usem um prazo de até 30 dias após o recebimento do produto.
Como funciona o reembolso?
O reembolso do valor integral é estornado na fatura do cartão de crédito ou enviado para a conta bancária usada no pagamento (no caso das compras por Pix ou boleto). O tempo de processamento varia em cada situação, confira:
Forma de pagamento | Prazo para reembolso |
Cartão de crédito | Até 12 dias (estorno na fatura) |
Boleto | Até três dias úteis (pagamento na conta-corrente cadastrada na Amazon) |
Pix | Até um dia (pagamento na conta Pix usada na compra) |
Pontos Livelo | Até 48 horas (retorno ao saldo da conta) |
Cartão de débito | Até cinco dias úteis (devolução na conta bancária) |
Vale-presente | Até três horas (retorno ao saldo do vale) |
Parcelamento sem cartão (Geru) | Um dia útil (pagamento na conta Pix) |
Cupom de desconto ou crédito promocional | Não há reembolso |
Quais são as formas de devolução?
É possível escolher entre duas opções:
- Etiqueta pré-paga dos Correios: a Amazon gera uma etiqueta dos Correios e cobre o custo do frete para a devolução. Você precisa apenas imprimir a etiqueta e a nota fiscal e levar o pacote a uma agência da empresa de envios;
- Coleta domiciliar: uma empresa de logística busca o pacote em seu endereço. No entanto, nem todos os produtos são elegíveis para esta opção.
Em alguns casos, você precisa conversar diretamente com o vendedor para combinar os termos da devolução e receber o endereço de entrega do pacote. A Amazon notifica por e-mail quando há uma nova mensagem.
Como cancelar compras na Amazon?
Você só pode cancelar uma compra na Amazon antes de a empresa enviar o produto ao endereço de destino — veja o passo a passo.
Leia também:
- Como devolver um produto no Aliexpress | Devolução grátis
- Como cancelar uma compra no Mercado Livre
- Como usar o serviço de rastreamento dos Correios
VÍDEO: O que deu de ERRADO com o Google STADIA?