Clubes de assinatura: veja por que você ainda será cliente deles

Clubes de assinatura: veja por que você ainda será cliente deles

Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 17 de Fevereiro de 2022 às 18h00
Kovi

Clube de assinatura para livros, papelaria, roupas, cosméticos. Este setor está cada vez mais diversificado no Brasil. O faturamento de startups e empresas que apostaram no modelo cresceu 18% de janeiro a setembro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a empresa de soluções de e-commerce Betalabs.

Essas empresas desburocratizam o acesso a diversos produtos e serviços por meio da digitalização dos hábitos de compras. Em vez de comprar por algo que será usado por apenas um período, você o assina pelo tempo que desejar, o que traz economia e praticidade ao mesmo tempo. Pense em assinar a Netflix, Apple, Spotify e a Amazon Prime. Isso se estendeu para delivery de comidas e de mercado, cursos online, atividades físicas e até automóveis.

O Relatório Varejo 2021 da empresa de pagamentos Adyen ouviu consumidores entre 18 e 34 anos. Destes, 44% afirmam que pretendem adotar assinaturas para diminuir o número de vezes que precisam comprar de forma ativa. Então se você não é cliente de um serviço desses, é porque ainda não encontrou o seu nicho.

Exemplos de clubes de assinaturas no Brasil

A startup de mobilidade Kovi é um dos destaques deste modelo no país. Já acumula mais de mais de 10 mil usuários no Brasil e no México com seu modelo de pay-per-mile, isto é, de cobrar do cliente por quilômetro percorrido. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), mais de 80 mil pessoas assinam carros no país atualmente.

Box.Petiko é clube de assinatura para pets (Imagem: Reprodução/Box.Petiko)

O supermercado Shopper começou neste ano a lançar clubes de assinatura de produtos para pets e também de café. Há ainda para estes públicos boxes de assinaturas como o Box Petiko, caixa com brinquedos e petiscos para animais e uma revista com dicas sobre bichos; e o Moka Clube e o Veroo Café, dois clubes voltados para os fãs de cafés de difrentes tipos. Todo mês eles entregam um café de um lugar diferente do Brasil, selecionado por um especialista.

Já a startup YVY fabrica e vende produtos de limpeza naturais a partir de plantas e óleos, que são comercializados em cápsulas reutilizáveis e frascos de uso contínuo. Todos os produtos da marca estão aprovados pela Anvisa.

Mais dados sobre os clubes de assinaturas

Ainda de acordo com a Betalabs, este mercado chegou a ganhar cerca de 2 mil novos clubes no Brasil, entre novas empresas e aquelas que passaram a adotar essa modalidade. Três em cada dez clubes (32%) estão em São Paulo. Rio de Janeiro e Minas Gerais detêm 12% e 9%, respectivamente. Na sequência, estão Rio Grande do Sul (9%), Paraná (9%), Santa Catarina (5%), Distrito Federal (4%), Pernambuco (3%), Bahia (2%) e Goiás (1%). Os demais estados totalizam 14% somados. O setor tem muito a crescer fora do Sudeste, portanto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.