Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Clubes de assinatura: veja por que você ainda será cliente deles

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Fevereiro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Kovi
Kovi

Clube de assinatura para livros, papelaria, roupas, cosméticos. Este setor está cada vez mais diversificado no Brasil. O faturamento de startups e empresas que apostaram no modelo cresceu 18% de janeiro a setembro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a empresa de soluções de e-commerce Betalabs.

Essas empresas desburocratizam o acesso a diversos produtos e serviços por meio da digitalização dos hábitos de compras. Em vez de comprar por algo que será usado por apenas um período, você o assina pelo tempo que desejar, o que traz economia e praticidade ao mesmo tempo. Pense em assinar a Netflix, Apple, Spotify e a Amazon Prime. Isso se estendeu para delivery de comidas e de mercado, cursos online, atividades físicas e até automóveis.

O Relatório Varejo 2021 da empresa de pagamentos Adyen ouviu consumidores entre 18 e 34 anos. Destes, 44% afirmam que pretendem adotar assinaturas para diminuir o número de vezes que precisam comprar de forma ativa. Então se você não é cliente de um serviço desses, é porque ainda não encontrou o seu nicho.

Continua após a publicidade

Exemplos de clubes de assinaturas no Brasil

A startup de mobilidade Kovi é um dos destaques deste modelo no país. Já acumula mais de mais de 10 mil usuários no Brasil e no México com seu modelo de pay-per-mile, isto é, de cobrar do cliente por quilômetro percorrido. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), mais de 80 mil pessoas assinam carros no país atualmente.

O supermercado Shopper começou neste ano a lançar clubes de assinatura de produtos para pets e também de café. Há ainda para estes públicos boxes de assinaturas como o Box Petiko, caixa com brinquedos e petiscos para animais e uma revista com dicas sobre bichos; e o Moka Clube e o Veroo Café, dois clubes voltados para os fãs de cafés de difrentes tipos. Todo mês eles entregam um café de um lugar diferente do Brasil, selecionado por um especialista.

Continua após a publicidade

Já a startup YVY fabrica e vende produtos de limpeza naturais a partir de plantas e óleos, que são comercializados em cápsulas reutilizáveis e frascos de uso contínuo. Todos os produtos da marca estão aprovados pela Anvisa.

Mais dados sobre os clubes de assinaturas

Ainda de acordo com a Betalabs, este mercado chegou a ganhar cerca de 2 mil novos clubes no Brasil, entre novas empresas e aquelas que passaram a adotar essa modalidade. Três em cada dez clubes (32%) estão em São Paulo. Rio de Janeiro e Minas Gerais detêm 12% e 9%, respectivamente. Na sequência, estão Rio Grande do Sul (9%), Paraná (9%), Santa Catarina (5%), Distrito Federal (4%), Pernambuco (3%), Bahia (2%) e Goiás (1%). Os demais estados totalizam 14% somados. O setor tem muito a crescer fora do Sudeste, portanto.