Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup cria poupança por assinatura ligada ao cartão de crédito

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Janeiro de 2022 às 22h00

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Apesar do cartão de crédito ser uma grande ferramenta da nossa vida financeira, muitas vezes é fácil perder o controle de gastos com ele. A startup Monis criou uma alternativa: em vez de ser usado só para compras, o cartão mantém uma poupança por assinatura.

Funciona assim: o cliente diz o valor dos seus objetivos de vida e quanto dinheiro quer guardar para alcançá-los. O valor é debitado semanalmente do crédito do cartão, e claro, descontado na fatura mensal. O saldo e o investimento podem ser acompanhados via aplicativo ou site da fintech. A ideia é gerar nos consumidores o hábito de poupar de forma mais suave.

A poupança por assinatura permite economizar de R$ 25 a R$ 1.000 por semana. Os recursos são depositados em CDBs de instituições financeiras parceiras da Monis, como o PagBank (PagSeguro), e rendem o equivalente a 100% do CDI, com liquidez diária a partir do momento em que o dinheiro cai na conta.

Continua após a publicidade

“Por que as pessoas gastam tanto com o cartão? Por causa da facilidade. Usamos essa facilidade a favor das pessoas”, contou à Exame André Vilar, CEO e cofundador da Monis. No currículo, traz dez anos de atuação no mercado financeiro e passagem pela WeWork.

A startup nasceu em janeiro de 2020, pouco antes da pandemia de covid, e entrou em operação comercial no começo do ano passado. Já no segundo semestre o crescimento era de 70% ao mês — segundo Vilar, 90% dessa expansão é orgânica, com novos clientes recebendo recomendação dos antigos.

A Monis atraiu o interesse de empresas como o banco Itaú Unibanco e a rede de lojas Americanas, que fizeram parcerias com a fintech para sugerir a poupança por assinatura aos seus respectivos clientes.

Continua após a publicidade

Fonte: Exame