ChatGPT: como a IA pode alavancar vendas no e-commerce
Por Giovana Pignati • Editado por Claudio Yuge | •
O ChatGPT é uma tecnologia baseada em inteligência artificial, que se enquadra na categoria de chatbot, criada pela empresa OpenIA. A ferramenta consegue manter diálogos sobre uma gama extensa de assuntos com muita naturalidade, além de realizar tarefas diversas, desde resumir textos até criar códigos.
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O seu lançamento, em novembro do ano passado, resultou num grande debate sobre a evolução dessa tecnologia e o seu impacto em diversos setores do mercado, incluindo o e-commerce. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a previsão é que comércio eletrônico registre um crescimento de R$ 185,7 bilhões somente neste ano.
Para Eric Vieira, head de e-commerce na FCamara, a ferramenta é o que temos de mais próximo do futuro das inteligências artificiais, podendo ser utilizado de modos distintos a favor do seu negócio. “Há anos, acompanhamos a evolução das inteligências artificiais (IA) e, atualmente, é possível ver seu potencial indiscutível por meio do ChatGPT, que tem mudado a forma como as pessoas se comunicam, aprendem e produzem", afirma Vieira.
Como o ChatGPT pode impactar no e-commerce?
Agilidade de processos
Segundo o especialista, no contexto do e-commerce, o principal impacto do ChatGPT é a agilidade dos processos. Um empreendedor pode usar a ferramenta para otimizar tempo na produção de textos das landing pages e descrições de produtos. No entanto, o especialista reforça a importância de supervisionar esses processos evitando a quebra de direitos autorais:
“Profissionais de UX Writing e Copywriting podem usar seu tempo para focar em estratégias e solicitar ao ChatGPT a parte prática de trabalhos complexos, por exemplo. Como a ferramenta é baseada nas informações que estão disponíveis na internet, deve permanecer sob supervisão para garantir que os textos utilizados e divulgados sejam individualizados e não se apropriem de ideias alheias”, aponta Vieira.
Fidelização dos clientes
O ChatGPT pode oferecer uma personalização maior para o atendimento ao cliente, tornando a experiência dos clientes mais satisfatória — uma jornada de compra otimizada os torna mais propensos a voltar a comprar na loja.,
Esse objetivo pode ser alcançado através de chatbots de atendimento treinados para responder de maneira menos automatizada, sendo mais assertivos e velozes na resolução de dúvidas e necessidades dos consumidores.
Por em prática novas ideias
A ferramenta de IA recebeu uma nova versão, o ChatGPT-4, que só pode ser acessado através de uma assinatura. Conforme anunciaram seus desenvolvedores, o novo modelo é aprimorado e oferece uma probabilidade 40% maior de produzir respostas corretas em relação à versão 3.5.
Para Vieira, o maior impacto dessa nova versão está na chance de inserir não só textos, mas também imagens para que a ferramenta produza conteúdos a partir delas. Neste caso, por exemplo, é possível um lojista pode pedir que o ChatGPT faça a codificação de uma página web através de um rascunho feito à mão — sempre sob a supervisão de um especialista.
"Para quem trabalha com comércio eletrônico, essa opção será extremamente útil para otimizar a rotina e pôr em prática novas ideias de plataformas e de outros detalhes dentro do e-commerce”, finaliza Eric.