Nvidia pode adiar o lançamento da GeForce RTX 3070 Ti de 16 GB

Nvidia pode adiar o lançamento da GeForce RTX 3070 Ti de 16 GB

Por Lupa Charleaux | Editado por Wallace Moté | 15 de Dezembro de 2021 às 16h30
Divulgação/Nvidia

A Nvidia deve adiar o lançamento da placa de vídeo GeForce RTX 3070 Ti de 16 GB. Conforme as informações do alemão Igor’s Lab, a GPU não será anunciada na próxima sexta-feira (17) como o especulado e pode chegar ao mercado apenas em fevereiro após o Ano Novo Chinês.

Aparentemente, o motivo para o adiamento seria a difícil situação dos fornecedores e fabricantes parceiros da empresa norte-americana. A falta de componentes teria impactado severamente a fabricação das placas de vídeo.

Com isso, a Nvidia deve anunciar apenas a GeForce RTX 3090 Ti durante o painel da CES 2022. É esperado que a GPU topo de linha seja lançada no dia 27 de janeiro, mas com preços consideravelmente elevados devido ao baixo estoque de componentes.

GeForce RTX 3070 Ti deve ser revelada oficialmente após fevereiro (Imagem: Divulgação/Nvidia)

Disputa com a série Arc Alchemist da Intel

O Igor’s Lab cita que os problemas da Nvidia com fabricantes e fornecedores parceiros são bem complicados. Por conta da ampla escassez de suprimentos, é possível que ocorram fechamentos temporários de até 90% das fábricas.

Por outro lado, o adiamento da GeForce RTX 3070 Ti pode ser uma estratégia mercadológica da marca. Rumores indicam que a Intel anunciará a série de GPUs Arc Alchemist em fevereiro de 2022.

Com isso, é possível supor que a Nvidia está aguardando a confirmação das especificações das placas gráficas da concorrente. Lembrando que há boatos de que a rival estaria trabalhando em uma GPU para desktops também com 16 GB de memória.

Analisando por esse ponto de vista, a falta de componentes não seria a única razão para atrasar o lançamento da GeForce RTX 3070 Ti. A Nvidia pode usar esse tempo para planejar uma ação para se destacar nesse segmento tão disputado.

GeForce RTX 3080 com 12 GB também deve demorar para chegar ao mercado (Imagem: Divulgação/Nvidia)

Atraso da RTX 3080 de 12 GB

As fontes do Igor’s Lab indicam que o modelo com 12 GB da GeForce RTX 3080 também deve ser adiado pela Nvidia. Previsto para ser anunciado na próxima sexta-feira (17), a empresa não revelou novas informações sobre a GPU.

Especula-se que a estreia da placa de vídeo não acontecerá em breve, pois a marca está aproveitando o alto número de vendas da RTX 3080 de 10 GB. Portanto, é justificável deixar o lançamento do novo modelo para mais tarde.

Recentes vazamentos indicam que a RTX 3080 12 GB pode ter 8.960 núcleos CUDA. Bem como, a placa seria 20% mais veloz na mineração do que a versão com 10 GB, o que pode acabar atraindo o público "errado" e elevar ainda mais o seu preço.

Fonte: Igor's Lab, VideoCardz (1,2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.