Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia pode adiar o lançamento da GeForce RTX 3070 Ti de 16 GB

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Dezembro de 2021 às 16h30

Link copiado!

Divulgação/Nvidia
Divulgação/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A Nvidia deve adiar o lançamento da placa de vídeo GeForce RTX 3070 Ti de 16 GB. Conforme as informações do alemão Igor’s Lab, a GPU não será anunciada na próxima sexta-feira (17) como o especulado e pode chegar ao mercado apenas em fevereiro após o Ano Novo Chinês.

Aparentemente, o motivo para o adiamento seria a difícil situação dos fornecedores e fabricantes parceiros da empresa norte-americana. A falta de componentes teria impactado severamente a fabricação das placas de vídeo.

Com isso, a Nvidia deve anunciar apenas a GeForce RTX 3090 Ti durante o painel da CES 2022. É esperado que a GPU topo de linha seja lançada no dia 27 de janeiro, mas com preços consideravelmente elevados devido ao baixo estoque de componentes.

Continua após a publicidade

Disputa com a série Arc Alchemist da Intel

O Igor’s Lab cita que os problemas da Nvidia com fabricantes e fornecedores parceiros são bem complicados. Por conta da ampla escassez de suprimentos, é possível que ocorram fechamentos temporários de até 90% das fábricas.

Por outro lado, o adiamento da GeForce RTX 3070 Ti pode ser uma estratégia mercadológica da marca. Rumores indicam que a Intel anunciará a série de GPUs Arc Alchemist em fevereiro de 2022.

Continua após a publicidade

Com isso, é possível supor que a Nvidia está aguardando a confirmação das especificações das placas gráficas da concorrente. Lembrando que há boatos de que a rival estaria trabalhando em uma GPU para desktops também com 16 GB de memória.

Analisando por esse ponto de vista, a falta de componentes não seria a única razão para atrasar o lançamento da GeForce RTX 3070 Ti. A Nvidia pode usar esse tempo para planejar uma ação para se destacar nesse segmento tão disputado.

Atraso da RTX 3080 de 12 GB

Continua após a publicidade

As fontes do Igor’s Lab indicam que o modelo com 12 GB da GeForce RTX 3080 também deve ser adiado pela Nvidia. Previsto para ser anunciado na próxima sexta-feira (17), a empresa não revelou novas informações sobre a GPU.

Especula-se que a estreia da placa de vídeo não acontecerá em breve, pois a marca está aproveitando o alto número de vendas da RTX 3080 de 10 GB. Portanto, é justificável deixar o lançamento do novo modelo para mais tarde.

Recentes vazamentos indicam que a RTX 3080 12 GB pode ter 8.960 núcleos CUDA. Bem como, a placa seria 20% mais veloz na mineração do que a versão com 10 GB, o que pode acabar atraindo o público "errado" e elevar ainda mais o seu preço.

Fonte: Igor's Lab, VideoCardz (1,2)