Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NAVE Cósmico IA30 é primeiro PC gamer do Brasil com chips Intel Alder Lake

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Outubro de 2021 às 07h03

Link copiado!

NAVE
NAVE

A Intel oficializou nesta quarta-feira (27) a 12ª geração de processadores Alder Lake, prometendo saltos substanciais de desempenho mesmo frente à concorrência. Além da estreia das memórias DDR5 e do barramento PCI-E 5.0, a família se destaca por adotar uma arquitetura híbrida, mesclando núcleos de alta performance para tarefas pesadas e núcleos de baixo consumo para processamento em segundo plano.

Aproveitando o momento, algumas empresas parceiras já começaram a anunciar máquinas equipadas com a novidade, como é o caso da brasileira NAVE, que acaba de lançar o Cósmico IA30. Com especificações robustas, o modelo é o primeiro desktop do Brasil a chegar ao mercado equipado com os novos chips Alder Lake.

Cósmico IA30 é 1º desktop do Brasil com chips Intel Alder Lake

Continua após a publicidade

O lançamento da NAVE vem equipado com o topo de linha Intel Core i9 12900K, de 16 núcleos e 24 threads, com 8 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading que atingem os 5,2 GHz, e 8 E-Cores de baixo consumo com clocks de até 3,9 GHz. O componente promete enormes saltos em performance, que podem resultar em taxas de quadro até 28% maiores em games que exijam mais da CPU.

A solução é acompanhada de placa-mãe premium Z690, já compatível com algumas das novas tecnologias inauguradas com a 12ª geração, e 32 GB de RAM DDR4 a 3.200 MT/s, mas está pronta para receber kits de memória DDR5.

O processamento gráfico fica a cargo da GPU Nvidia GeForce RTX 3070, e há 256 GB de armazenamento SSD M.2 NVMe, junto a um HDD de 1 TB. Outro destaque é o gabinete GPE1903, que traz a parte frontal e a lateral em vidro, deixando os componentes internos visíveis.

Continua após a publicidade

Para refrigeração, são utilizadas três ventoinhas e um CPU cooler com iluminação RGB, customizável junto às memórias através do controle remoto incluso. A empresa não chegou a detalhar a fonte, o sistema operacional nem os modelos das peças utilizadas.

Preço e disponibilidade

O NAVE Cósmico IA30 está previsto para estrear já nos próximos dias, disponível através do site oficial da empresa. Até o momento, preços não foram divulgados.

Continua após a publicidade

NAVE Cósmico IA30: ficha técnica

  • Processador: Intel Core i9 12900K, de 16 núcleos e 24 threads a até 5,2 GHz
  • Memória RAM: 32 GB DDR4 a 3.200 MT/s, suporte a kits DDR5
  • GPU: Nvidia GeForce RTX 3070
  • Placa-mãe: chipset Z690
  • Armazenamento: 256 GB de armazenamento SSD M.2 NVMe + 1 TB HDD
  • Gabinete: GPE 1903, com frente e lateral em vidro, três fans e CPU Cooler com iluminação RGB