Publicidade

Asus assume divisão NUC da Intel; novos mini PCs estão a caminho

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Setembro de 2023 às 17h10

Link copiado!

Divulgação/ASUS
Divulgação/ASUS
Tudo sobre ASUS

Em julho, a Intel revelou que descontinuaria a famosa linha NUC de mini PCs e rumores apontavam que a gigante teria passado o bastão do desenvolvimento para a Asus. Agora, a fabricante de Taiwan confirmou essa informação através de seu site oficial.

Em uma publicação veiculada no Twitter, a empresa comemorou ao revelar que a "NUC se tornou um membro do portfólio da Asus", finalmente dando a notícia para o público geral. Antes havia incerteza se a companhia faria esse anúncio ou apenas desenvolveria os produtos sem muito alarde.

Continua após a publicidade

No site, é possível observar um "olhar geral" a respeito da Next Unit of Compute, que explica a ideia desses mini PCs e as soluções disponíveis, voltadas ao segmento gamer, empresarial e para indústrias. Por exemplo, a página lista os modelos NUC Pro 13 e o NUC 13 Extreme, modelo topo de linha da atual geração e antes indisponível para compra.

Asus pode ter sido a escolha certa para os NUC

Mesmo que toda a movimentação ainda esteja em estágios iniciais, a escolha da Intel passar o desenvolvimento e distribuição dos NUC para a Asus faz bastante sentido. A empresa desenvolveu algumas das melhores soluções portáteis dos últimos anos com as linhas PM, PB e PL, focadas em um uso menos exigente das máquinas.

No entanto, algumas especulações sugerem que a fabricante já trabalha em uma versão ROG para esses computadores compactos. O modelo seria equipado com uma GeForce RTX 4070 e processadores Meteor Lake, que serão lançandos no fim de 2023.

Continua após a publicidade

As notícias são bem animadoras para quem gosta de computadores pequenos e cheios de potência. Todavia, vai ser preciso esperar para ver como a Asus vai posicionar esses produtos em questão de preço e disponibilidade. No Brasil, por exemplo, conseguir comprar um NUC é um caminho bem complicado por conta da falta de modelos disponíveis e os valores altos.