Positivo lança servidor para IA com Intel Xeon de 5ª geração
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A Positivo Servers & Solutions anunciou nesta terça-feira (30) a chegada dos novos servidores Supermicro SYS-421GE-TNRT. O modelo, voltado para data centers, é equipado com processadores Intel Xeon de 5ª geração com até 64 núcleos e promete ser uma opção parruda voltada para o uso de inteligência artificial no mercado brasileiro.
O novo Supermicro é, na verdade, uma atualização da família X13. O aparelho tem suporte para até 10 GPUs baseadas em PCIe, como as NVIDIA H100, A10, RTX 4000 e RTX 6000 através das pontes de conexão NVIDIA NVLink Bridge e Intel Xe Link para multi-GPUs. Sobre armazenamento, esse modelo possui até 24 slots hot-swappable para SSDs.
A estrela dos novos servidores é o processador. A companhia fez um upgrade e inseriu os novos Xeon de 5ª geração Emerald Rapids, que contam com até 64 núcleos, cache L3 de 320 MB e desempenho 42% superior em relação a outras soluções, uma vez que é a única CPU para data centers com aceleração de IA incorporada. O modelo também tem consumo energético melhorado em 36%.
Novo Supermicro chega em fevereiro
Segundo a Positivo, o Supermicro SYS-421GE-TNRT será especializado em fluxos de trabalho de IA no próprio data center, mas também funcionará amplamente na nuvem e borda. Vale lembrar que a marca é a cessionária responsável por vender os produtos da Supermicro no Brasil. Para o CEO da Positivo, Silvio Ferraz de Campos, o lançamento é uma forma de as empresas adotarem o uso de IA no ambiente de negócios, mas sem sacrificar a eficiência operacional e financeira.
"Temos a carteira mais ampla do mercado, que inclui desde equipamentos para propósito geral e workloads convencionais até opções mais sofisticadas e top de linha, como as usadas nos supercomputadores”, comenta o CEO.
O Supermicro SYS-421GE-TNRT já pode ser encomendado por clientes e estará oficialmente disponível no Brasil na primeira semana de fevereiro.