SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que é computação em nuvem?

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Dezembro de 2023 às 14h45

Link copiado!

Apple
Apple

A "nuvem" é um conceito que revoluciona a forma como lidamos com dados na internet. Em vez de dependermos de dispositivos físicos locais para armazenar arquivos e processar informações, podemos usar servidores remotos que funcionam a qualquer hora e em todo lugar com conexão à internet.

A nuvem é uma forma de usar uma rede de servidores espalhados pelo mundo para guardar e processar dados, rodar aplicativos ou oferecer serviços e conteúdos pela internet sem gastar armazenamento local para manter arquivos e dados no seu computador ou celular, podendo acessá-los de qualquer lugar desde que tenha conexão com a internet.

Continua após a publicidade

Grandes empresas de tecnologia, como Google, Microsoft e Apple, têm suas próprias nuvens para manter os usuários em seus ecossistemas, mas também existem empresas especializadas, como Dropbox e Mega, que fornecem serviços de armazenamento em nuvem aos consumidores.

A nuvem é, de forma generalizada, a base de muitos serviços online que usamos no dia a dia, indo além de backup de arquivos e streaming de filmes e músicas, mas servindo também para jogos e transações financeiras, como o PIX.

O que é computação em nuvem (cloud computing)?

Continua após a publicidade

A computação em nuvem busca oferecer soluções para empresas de todos os tamanhos com serviços mais especializados para a demanda exigida, garantindo manutenção, segurança e fácil acesso a servidores que possibilitam armazenar, processar e salvar arquivos.

Há quatro modalidades de computação em nuvem. A nuvem pública permite que empresas utilizem servidores de forma simultânea, mas ainda separada, com o provedor da nuvem sendo responsável por segurança e manutenção. A nuvem privada é aquela que só uma empresa possui acesso, podendo ser proprietária e armazenada localmente. Já a nuvem híbrida une ambos os conceitos, permitindo que infraestruturas possam ser combinadas para uso de diferentes propósitos. Por fim, a nuvem de comunidade compartilha recursos apenas entre organizações ou empresas com propósitos em comum.

Existem várias empresas especializadas quando se fala de computação em núvem, incluindo nomes de gigantes como Microsoft, Google, Amazon e, mais recentemente, Magalu.

O que é Cloud Gaming (jogos na nuvem)?

Continua após a publicidade

Cloud Gaming é o termo usado para descrever a tecnologia que permite jogar sem precisar de um hardware físico local especialmente voltado para isso. Em vez de usar um console, um PC ou um smartphone, os jogos são executados em servidores remotos e transmitidos pela internet para o dispositivo do usuário.

Essa forma de jogar oferece vantagens como a possibilidade de acessar games através do navegador em qualquer dispositivo, desde que haja uma conexão estável e rápida. Além disso, jogos na nuvem costumam ter uma qualidade gráfica superior pois dependem do poder de processamento dos servidores e não do dispositivo do usuário, podendo até mesmo ser executados diretamente da TV em alguns casos.

Algumas das empresas que oferecem serviços de Cloud Gaming são Microsoft, Nvidia e PlayStation. Cada uma tem suas próprias características, catálogos e preços, com o usuário podendo escolher a opção que mais se adapta às suas necessidades.