SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Startup ensina programação de graça até aluno conseguir emprego

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Agosto de 2023 às 11h23

Link copiado!

Divulgação/Mate academy
Divulgação/Mate academy

Uma iniciativa da startup internacional Mate Academy dá aulas de programação de graça até que os alunos consigam seu primeiro emprego na área. A companhia anunciou nesta semana a abertura de sua operação brasileira, com escritório por aqui e material didático em português, como parte de uma expansão para toda a América Latina.

Com foco em tecnologias front end e fullstack, os cursos básicos de design e programação da Mate academy funcionam a partir de um sistema de mentoria. A ideia é que os alunos se engajem no aprendizado e, na sequência, recebam suporte para encontrarem seu primeiro emprego no mercado de TI, com uma taxa de sucesso de 90% de acordo com os números da edtech.

Quando conseguem, entram em um acordo de participação no rendimento com a empresa, pagando 12% de seu salário mensal durante um período de três anos. A iniciativa faz parte de uma ambição da Mate Academy de incluir um milhão de pessoas no setor de tecnologia da informação, do qual já saíram mais de 3.000 profissionais em três continentes desde o começo do ano.

Continua após a publicidade

Os cursos integrais da Mate Academy avançam de acordo com a dedicação de cada aluno, com aulas em período comercial de segunda a sexta. De acordo com a empresa, a recolocação pode acontecer de três a seis meses a partir do início das aulas, com a mentoria também estando disponível na plataforma de ensino, com a prática constituindo a maior parte do programa.

As aulas ficam disponíveis em uma plataforma online, sendo acessível tanto do computador quanto pelo celular, através de um aplicativo dedicado. O curso também possui elementos de gamificação, bem como uma comunidade que reúne alunos e professores para suporte, troca de experiências e sugestões de melhorias em trabalhos realizados.

Continua após a publicidade

De acordo com o CEO e cofundador da Mate Academy Roman Apostol, a abertura de uma operação brasileira faz parte do reconhecimento não apenas do país, mas de toda a América Latina, como um mercado potencial. Segundo ele, a chegada por aqui deve auxiliar candidatos na busca pelo primeiro emprego em um setor que sofre com a escassez de profissionais qualificados.

Cursos de tecnologia pagos também estão disponíveis

Em seu lançamento no Brasil, a Mate Academy também tem cursos flexíveis, que permitem ao aluno aprender e se envolver de acordo com seu próprio tempo. As aulas também são focadas em front end e fullstack, com foco na programação e design de sites e aplicativos web desde a adaptação para diferentes dispositivos e tamanhos de tela até o back-end, com a otimização de servidores e garantia da segurança de dados.

Aqui, também há uma promessa de colocação no mercado de trabalho, com a Mate academy prometendo reembolso do valor pago caso o aluno passe três meses sem arrumar emprego, após se formar. Nos cursos flexíveis, ele também recebe o suporte contínuo de professores e participa de eventos focados no segmento.