Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vagas de emprego para serviços de TI crescem quase 80% em 10 anos no Brasil

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Fevereiro de 2023 às 21h20

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Um levantamento realizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) revelou um crescimento de quase 80% no número de vagas para o mercado de TI, entre 2011 e 2021. O estudo utilizou dados apresentados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia.

Segundo o levantamento, em 2021, o número de vínculos ativos em serviços de TI no Brasil foi de 632 mil empregos, com São Paulo liderando o ranking na geração de emprego por estado, concentrando 42%. Em segundo, encontra-se Minas Gerais (9%), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, ambos com 7%; Santa Catarina e Paraná, com 6%. O estudo dá destaque à Curitiba (PR), que concentrou 50% das vagas de todo o estado, com aproximadamente 20 mil postos.

Já na relação de número de empresas por estado, São Paulo se mantém em primeiro com a mesma porcentagem de 42%, com 117 mil estabelecimentos, assim como Minas Gerais (9%). O Paraná, porém, avançou para terceiro lugar, com cerca de 23 mil empresas, equivalente a 8% do total nacional.

Continua após a publicidade

Evolução do emprego em relação ao total da economia

Para entender o tamanho do mercado de empregos em TI, o estudo avaliou como foi a evolução desse cenário, considerando as mudanças impostas pela pandemia, em termos de oportunidades e na modalidade de trabalho. A taxa de crescimento do emprego no ramo de Serviços em TI no Brasil (76%) foi dez vezes maior que as registradas para o total da economia (7%) durante a década.

O Paraná obteve uma média superior à nacional, registrando uma de crescimento do emprego de 119%, enquanto a taxa total da economia foi de 13%. Os números do estado apontam uma retomada do emprego após o período mais agudo dos efeitos da pandemia, cuja taxa de crescimento passou de 80%, em 2020, para 119% em 2021 — em comparação com os números de 2011.

Continua após a publicidade

Segundo o levantamento, os segmentos com mais destaque são: Desenvolvimento de Programas de Computador sob Encomenda e Suporte Técnico (23%), Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação (19%), além do setor de Portais, Provedores de Conteúdo e Outros Serviços de Informação na Internet, que registrou o maior crescimento entre 2020 e 2021 (29%).