Sindicato lança a "Netflix de TI" repleto de cursos gratuitos
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de SP (Sindpd) lançou, nesta terça-feira (15), a plataforma Sindplay — um streaming voltado à formação de profissionais de TI.
- 80 profissões que podem desaparecer em até 5 anos com a IA
- Quer melhorar seu salário? 6 dicas para você conseguir um aumento
O Sindplay é uma espécie de "Netflix da TI", nas palavras da instituição, e se trata de um projeto de capacitação que visa treinar profissionais de tecnologia através de conteúdos em vídeo. A ferramenta possibilita a formação de profissionais desde os primeiros passos no mercado de trabalho até em alto nível de especialização.
Cursos e áreas de formação
A plataforma oferece programas de capacitação nas áreas de segurança da informação, desenvolvimento de software, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais.
O Sindplay também prevê cursos voltados para a transição energética, as transformações do modelo ESG, a diversidade no setor e os objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODSs) da ONU.
Sindplay é gratuito
O Sindplay é gratuito para sócios e contribuintes do Sindicato e há certificação — no formato EaD — para os treinamentos teóricos e práticos.
“Todos os trabalhadores de TI filiados ao Sindpd terão acesso à plataforma de forma gratuita. Mas queremos ir além. Estamos trabalhando para que o Sindplay seja uma ferramenta de inclusão em um setor ainda pouco diverso”, disse o presidente do Sindpd. Antonio Neto, em nota.
Entre os cursos disponíveis no Sindplay estão:
- Fundamentos de cibersegurança;
- Forense em assinatura eletrônica;
- Ransomware e segurança defensiva;
- Os perigos da desinformação;
- LGPD para profissionais de tecnologia;
- HTML5 e CSS3 essencial para iniciantes;
- Expressões regulares (EG/regex) na prática;
- IPED forensics do zero ao avançado;
- Fundamentos de direito digital;
- Investigação de ataques ransomware;
- Auditoria de TI na prática.
O objetivo do Sindpd é formar 40 mil trabalhadores nos próximos dois anos com o Sindplay. Para conhecer a plataforma, acesse: sindpd.org.br/sindplay.
Confira também o guia salarial para profissionais em TI em 2023.