Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Confira cursos grátis para iniciantes — e iniciados — na área de tecnologia

Por| 14 de Julho de 2021 às 09h20

Link copiado!

Envato
Envato

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas para profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Para iniciantes

Continua após a publicidade

JA Brasil

Organização especializada na preparação de jovens para o mercado de trabalho, a JA Brasil, em parceria com o Google.org (braço filantrópico da gigante de buscas) e o BID Lab (Laboratório de Inovação do Grupo BID), abriu as inscrições para novas turmas do TECH.JÁ. O programa capacita gratuitamente jovens na área de Suporte em Tecnologia da Informação

Com 590 vagas disponíveis, o programa, além da capacitação técnica em TI, desenvolve habilidades comportamentais e oferece oportunidades de mentoria com profissionais do mercado de tecnologia, aulas de criação de currículo e sobre como agir em entrevistas de emprego, além de apoiar os alunos a conseguirem boas colocações no mercado de trabalho ao final do curso.

Continua após a publicidade

A iniciativa é destinada a jovens de 18 a 29 anos, de baixa renda, que se formaram em escolas da rede pública de ensino. Ao final do programa, os estudantes receberão um certificado profissional de suporte em TI do Google e, ainda, uma certificação da JA Brasil. A partir disso, os estudantes passam a integrar bancos de talentos de empresas parceiras, como Magalu, Rappi, Connect e ABVCAP, podendo ser chamados para entrevistas caso haja disponibilidade de vagas.

Para fazer o curso não é necessário conhecimento ou experiência anterior, apenas o Ensino Médio completo e ter interesse em atuar na área de TI. As aulas são ministradas de forma 100% online e exige dedicação de 4 horas por dia, 4 vezes por semana, durante 20 semanas.

Confira abaixo os processos de seleção:

  • Renda per capita de até 2 salários mínimos;
  • Ensino Médio completo;
  • Ter feito o ensino médio em escola pública ou ter ganhado bolsa de 100% em escola particular;
  • Não estar trabalhando (em emprego formal) e nem estudando (em cursos do ensino superior ou tecnólogos);
  • Ter entre 18 e 29 anos;
  • Morar em uma das cidades onde o curso será ofertado (apesar de online, é necessário que as pessoas residam nas cidades indicadas abaixo para receber possíveis benefícios ofertados e acesso às vagas - quando houver disponibilidade). São elas: Manaus (AM), Fortaleza (CE)*, Distrito Federal, Vitória(ES), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro(RJ), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP)**.
Continua após a publicidade

As inscrições vão até 23 de julho e as aulas se iniciam em 16 de agosto. Mais informações sobre o programa podem ser acessadas em sua página oficial. Já as inscrições podem ser feitas clicando neste link.

Trybe

Escola especializada em desenvolvimento web, a Trybe realizará a 4ª edição do curso Primeiros Passos na Programação. As aulas serão gratuitas, ministradas por pessoas instrutoras e especialistas da Trybe e estarão disponíveis ao vivo pelo canal da escola no Youtube entre os dias 19 e 22 de julho.

O principal objetivo é ensinar os conceitos fundamentais a interessados sem conhecimento em programação. As aulas terão como conteúdo a introdução à lógica de programação, uma boa dose de teoria sobre JavaScript — incluindo operadores e estruturas condicionais — além de arrays, strings, estruturas de repetição e funções. No último dia do curso, há um desafio prático da Trybe em Javascript.

Continua após a publicidade


Confira abaixo o cronograma do curso:

  • 19/07 - Introdução à lógica de programação e ao JavaScript
  • 20/07 - Operadores e estruturas condicionais no JavaScript + Como criar um currículo de sucesso?
  • 21/07 - Arrays, strings, estruturas de repetição e funções
  • 22/07 - Mão na massa: resolvendo o desafio prático da Trybe em Javascript

Os estudantes que se inscreverem no evento passam a fazer parte de uma comunidade para interação com os colegas de turma e instrutores. Também concorrem a prêmios exclusivos que serão revelados a cada dia. Os participantes que concluírem as oito horas de curso receberão o certificado de conclusão.

Continua após a publicidade

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de julho na página especial do programa.

ABES / Blue Edtech

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) fechou uma parceria com a Blue Edtech, uma startup com impacto social que forma Analistas ou Desenvolvedores de nível Júnior. O curso técnico é bastante focado na prática da programação e, em 6 meses, o aluno estará apto a ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, o programa conta com mentoria e orientação de carreira, acompanhamento semanal de suporte técnico e comportamental no primeiro semestre, assessments, cursos de soft skills de comunicação, liderança, problem solving, metodologia ágil e auxílio no processo seletivo com experts do mercado (tech recruiters).

Continua após a publicidade

O curso — que custa R$ 18 mil — só começa a ser pago quando o aluno estiver ganhando a partir de R$ 3,5 mil de salário. Ao atingir essa remuneração, ele usará 15% dessa renda para pagar a escola. Caso ele não consiga uma colocação em um prazo pré-estipulado, ele não precisará pagar nada. A meta da edtech é se tornar a líder do setor de capacitação em TI com foco na população de baixa renda.

Os interessados podem se inscrever no site da Blue, clicando aqui.

Sebrae PR

O Sebrae PR anunciou a abertura das inscrições para a 7ª edição do Conecta 2021, evento gratuito que quer promover o intercâmbio de conhecimento e fomentar a inovação no estado do Paraná.

Continua após a publicidade

Nesse ano, o formato — 100% online — está mais dinâmico, com palestras e painéis de 20 a 40 minutos e foco em resultados, além de apresentações culturais, mentorias e conexões. O Conecta 2021 acontece em duas manhãs de conteúdo, das 9 horas ao meio-dia, com apresentações e entrevistas ao vivo e também gravadas, que ficarão disponíveis aos inscritos na plataforma até cinco dias depois.

Os quatro pilares principais de conteúdo do Conecta estarão focados nos seguintes temas:

  • Crescimento das startups e empresas;
  • Ferramentas e práticas inovadoras;
  • Estratégias de impacto que gerem resultados;
  • Multiplicidades das pessoas que são parte dos negócios

Entre as temáticas abordadas estão a multidisciplinaridade do líder; economia blockchain; captação de investimentos a partir de diferentes fontes; criatividade para vendas e engajamento; diversidade e inclusão na prática; prototipando o futuro dos negócios; liderança do presente e futuro; economia circular e negócios de impacto; futuro do trabalho híbrido e impacto da felicidade nos negócios.

Continua após a publicidade

Até a data do evento oficial, os inscritos terão acesso a uma série de podcasts e grupo do Telegram. O aprendizado não terminará com o evento. Depois de ter acesso à programação oficial, os participantes poderão conferir seis entrevistas com palestrantes de destaque.

O Conecta 2021 acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto. Para se inscrever, basta acessar a página especial do evento clicando aqui.

KingHost

Empresa de soluções digitais, a KingHost promove a 11ª edição do Conexão KingHost, evento 100% online e gratuito e que traz conteúdos relevantes para quem deseja saber mais sobre marketing digital e empreendedorismo. O evento ocorre entre os dias 3 e 4 de agosto.

Continua após a publicidade

O objetivo do Conexão KingHost é simplificar para evoluir a relação com projetos de negócios e carreiras por meio de experiências trocadas durante as palestras apresentadas por especialistas. Com dois dias de programação, o evento transmitirá 12 palestras ministradas por profissionais que são referência no mercado brasileiro de marketing digital e empreendedorismo. Todas serão ao vivo, permitindo interação entre os espectadores e o palestrante.

Entre os palestrantes que participarão do evento, estão Carlos Alberto Ferreira, superintendente executivo de mídia sociais da Globo, irá mostrar como a Globo se relaciona com seus fãs nas redes sociais; Gabriel Sukita, creative data leader da SOKO; Thiago Mazeto, diretor comercial da Tray E-commerce e Alan Costa, CEO da Produzindo Digital, entre outros.

Ao final do evento, o Conexão KingHost concederá um certificado de horas complementares. Além disso, todas as palestras serão gravadas para que os inscritos possam acessá-las posteriormente. Para completar, as mesmas terão intérpretes de libras.

Continua após a publicidade

Para se inscrever — e conhecer a programação completa — basta acessar a página oficial do evento clicando aqui.

Para quem já está na área de TI

Samsung

O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados entre os dias 19 e 23 de julho. Com 34 atividades programadas no mês, estão previstas abordagens para linguagem de programação, Inteligência Artificial e IoT (sigla do termo em inglês “Internet of Things”, que significa Internet das Coisas em português), entre outros.

  • 19/07
    18h – Linguagem Python: aprendendo a linguagem PARTE 3

  • 20/07
    18h – Palestra: Tópicos de UX para IA: Experiências Ominicanal

  • 21/07
    10h – Frontend Web com ReactJS – Integração com Backend PARTE 1

  • 22/07
    16h – Oficina: Ferramentas de Suporte a Programação para Blockchain

  • 23/07
    10h – Frontend Web com ReactJS – Integração com Backend PARTE 2

A agenda — que pode ser acessada clicando aqui — foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.

Tractian

Startup que oferece o sistema preditivo para as indústrias, a Tractian abriu as inscrições para a 3ª edição do Curso Intensivo de Manutenção, com o tema "Inovação no Monitoramento Online". A iniciativa será feita em parceria com a Revista Manutenção, sendo que o curso será online e 100% gratuito, fornecendo um certificado de participação.

O evento terá novidades e conteúdos exclusivos, além da presença de palestrantes que são referências nacionais na área de manutenção. Os participantes ficarão por dentro das melhores técnicas, processos e métodos como lubrificação, indústria 4.0, matriz de criticidade, monitoramento online, entre outros. Esta edição conta ainda, com o endosso da CISER, maior fabricante de fixadores da América Latina, que discutirá com os alunos — novas técnicas para aplicar corretamente as tecnologias da indústria 4.0.

O evento ocorrerá entre os dias 19 e 22 de julho, das 20h às 22h. Para realizar as inscrições, basta acessar a página inicial do evento.

Bolsas de estudo

Localiza

A Localiza anuncia que estão abertas as inscrições para a segunda fase do Órbi Academy Techboost. A partir desse programa, serão oferecidas oito mil bolsas gratuitas de formação de desenvolvedores direcionadas a pessoas de todas as idades. Mulheres, membros da comunidade LGBTI+, pessoas com deficiência, pessoas negras e mais de 50 anos que moram no Brasil terão prioridade.

Com duração de três meses, o curso irá ensinar programação utilizando a ferramenta React, voltada para a criação de interfaces para usuários, como o feed das redes sociais. Trata-se de uma biblioteca JavaScript bastante popular, altamente eficiente e aceita pelo mercado, sobretudo após o Facebook usá-la em seu mural de notícias. Após concluir o curso, os devs estarão habilitados a construir uma aplicação web completa.

Os participantes poderão começar seus estudos logo após a inscrição e têm até o final de outubro para concluir todo o conteúdo. As aulas serão ministradas pela Digital Innovation One (DIO), edtech que reúne mais de 500 mil desenvolvedores em sua comunidade, focada na formação, atualização e conexão de profissionais com o mercado de trabalho. O programa conta ainda com o apoio das lideranças do Localiza Labs — laboratório de inovação e dados da Localiza — que farão lives e mentorias.

Os participantes que mais se destacarem terão a oportunidade de fazer parte do Localiza Labs, juntando-se aos mais de 700 profissionais de tecnologia da unidade. A iniciativa integra o programa #MeuFuturoÉTech, que busca formar novos devs para atuarem na empresa e no mercado. Os interessados podem se candidatar até o dia 30 de julho na página especial do programa clicando aqui.

Banco Inter

O Banco Inter, em parceria com a Digital Innovation One, anuncia o segundo bootcamp do "Programa Órbi Academy Techboost". Nesta etapa, o treinamento será voltado para desenvolvimento Android: o Inter Android Developer. Os alunos participarão de uma jornada de aprendizagem sobre a tecnologia e ainda terão chances de ser contratados, com vagas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Recife e São Paulo.

Serão 10 mil bolsas de estudos para desenvolvedores ou para quem está migrando para área de tecnologia e quer aprender sobre a linguagem Kotlin e sua aplicação na construção de aplicativos Android. Ao longo do bootcamp, os participantes terão mentorias exclusivas com profissionais do Inter, que participaram do desenvolvimento do app da empresa.

Entre as experiências educacionais, o aluno vai aprender sobre cultura ágil, melhores práticas com Kotlin, bibliotecas Android, aplicações Clean Architecture e construção de aplicativo. Representantes do Inter, do Órbi Conecta e da DIO participaram de uma live na última semana para apresentação do bootcamp, que pode ser conferida no vídeo abaixo:

O Órbi Academy Techboost tem o objetivo de promover a educação profissional em habilidades digitais para futuros profissionais, diminuindo o déficit de talentos em tecnologia. Até abril de 2022, o programa - que tem como parceiros além do Banco Inter, MRV, Take Blip e Localiza - vai distribuir mais de 130 mil bolsas de estudo em tecnologia.

Em fevereiro, mais de 26 mil pessoas se inscreveram para as 10 mil vagas voltadas para formação em linguagem Java. Até o fim de 2021, o Inter afirma que terá oferecido mais de 40 mil bolsas gratuitas para aperfeiçoamento de desenvolvedores.

As inscrições gratuitas para o bootcamp Inter Android Developer estarão abertas até 1º de agosto e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.

MRV

Uma parceria entre a construtora MRV, a Digital Innovation One e a Órbi Conecta deu origem ao bootcamp MRV Front End SPA Developer. O programa vai disponibilizar 10 mil vagas de estudo de forma gratuita para profissionais que querem migrar de carreira, ampliar conhecimentos ou mesmo iniciar na linguagem front-end mais usada no mundo, o JavaScript, e sua biblioteca React, além de outras tecnologias como o Redux e Hooks. Os participantes ainda poderão construir projetos e desenvolver algoritmos.

Esse é o segundo bootcamp da MRV dentro do programa Órbi Academy Techboost, uma iniciativa que é parceira de grandes empresas nacionais para capacitar e desenvolver milhares de novos desenvolvedores pelo Brasil. Os participantes da iniciativa terão mentorias exclusivas com os experts da MRV para tirar dúvidas e conhecer o dia a dia de um desenvolvedor.

Na primeira edição, todos os estudantes que concluíram o bootcamp da MRV foram convidados para participar de um processo seletivo na empresa, o que também acontecerá nesta edição. As inscrições para a segunda edição vão até o dia 29 de julho e podem ser feitas através da página especial do programa.