Beetools alia realidade virtual, Big Data, gamificação e IA ao ensino de idiomas

Por Ares Saturno | 22 de Junho de 2018 às 08h09

Na próxima ABF Franchising Expo, que acontecerá em São Paulo a partir da próxima quarta-feira (27), será apresentada ao público a Beetools, uma escola de idiomas que, em parceria com a empresa brazuca especializada em realidade virtual Beenoculus, oferecerá gamificação, Big Data, Flipped Classroom e Inteligência Artificial como tecnologias aliadas no aprendizado da língua inglesa. Os óculos VR utilizados pelo sistema pedagógico são resultado de uma parceria da Beenoculus com a Qualcomm.

O método inovador

"Ao criarmos a Beetools buscamos encontrar uma solução para todas as dificuldades no processo de aprendizado dos alunos. Com o uso de tecnologias, como VR e Inteligência Artificial, aliadas ao acompanhamento de um professor presencial, conseguimos que o aluno tenha um resultado muito mais eficiente e possa praticar o idioma em um ambiente virtual no qual se sente à vontade para utilizar todo o inglês que aprendeu”, explica Fabio Ivatiuk, CEO da Beetools.

No processo de aprendizagem por Flipped Classroom, ou Sala de Aula Invertida, a primeira parte da aula seguinte é abordada ao final da aula anterior, de forma a familiarizar o aluno com o vocabulário e as estruturas gramaticais com antecedência, potencializando o aprendizado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

As tarefas de casa serão feitas por meio do app Beetools, onde também ficam todos os materiais didáticos necessários. Antes de comparecer à próxima aula, os alunos devem, pelo aplicativo, cumprir com os exercícios de conversação BeeReady, que utilizam a tecnologia de inteligência artificial da IBM, Watson, e registram o desempenho de cada aluno, fornecendo feedbacks personalizados.

Os óculos utilizados no sistema pedagógico foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm (Imagem: Divulgação / Beenoculus)

Logo após serem avaliados pela IA, é hora de partir para o aprendizado com a realidade virtual: com o uso de um óculos de VR, o aluno é transportado para uma situação cotidiana para treinar todos os conhecimentos adquiridos até esse ponto, além de se apropriar do vocabulário estudado. Mas é aqui que as coisas começam a ficar divertidas de verdade: um dos maiores diferenciais da Beetools é levar os estudantes para participar de histórias fictícias no melhor estilo storytelling, como num RPG de mesa. Cada etapa do aprendizado é um capítulo de uma história onde os alunos são os personagens e a trama avança conforme as lições são aprendidas.

Na última parte do processo de ensino, é possível se comunicar diretamente com os professores, que identificarão possíveis dificuldades de aprendizado e dúvidas, resolvendo-as com mais eficiência dada a personalização da experiência.

Por fim, a gamificação torna a fixação do conteúdo mais divertida e natural, fazendo referência a filmes, séries e músicas atuais para que os alunos possam transportar o que aprenderam para seus cotidianos, agregando vínculo emocional ao conhecimento adquirido.

O Professor José Motta Filho, responsável pela metodologia inovadora do Beetools, explica o sistema: “O método desenvolvido pela Beetools prioriza o aprendizado do aluno, que terá acompanhamento pedagógico, além de aula presencial com professores. A coordenação pedagógica analisará o resultado dos alunos, com a preocupação de entender as dificuldades e orientá-los no aprendizado. O aluno que fizer em média duas aulas por semana consegue concluir o curso completo, chegando ao nível avançado de inglês em apenas 2 anos. Todavia, esse tempo pode ser reduzido se o aluno aumentar sua carga horária semanal”.

Franquias e Negócios

Durante a ABF Franchising Expo, os empreendedores que visitarem o Tour Virtual da Beetools poderão testar as ferramentas de ensino utilizadas e entender como serão aplicadas as técnicas pedagógicas. Já há cinco unidades da Beetools em Curitiba prestes a entrar em funcionamento no início de julho, além de mais quinze franquias que abrirão as portas ainda em 2018 nos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

O público-alvo da Beetools são alunos com 10 anos de idade ou mais, mas em 2019 há planos de ofertar metodologias didáticas para crianças a partir dos 6 anos de idade. Os alunos interessados poderão se inscrever diretamente pelo aplicativo, onde tudo já fica resolvido e não é necessário pagar taxas ou adquirir materiais. Pacotes de 20, 30, 60 ou mesmo apenas uma aula podem ser adquiridos sem a necessidade de sair de casa ou assinar contratos. Os valores das aulas e pacotes variam de acordo com a cidade.

Além das 20 unidades que serão inauguradas em 2018, os planos da Beetools são de expansão: já há negociações avançando junto a empreendedores de Portugal, Uruguai e Paraguai.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.