Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem lembra? Steve Jobs apresentava o primeiro Macintosh há 36 anos

Por| 24 de Janeiro de 2020 às 14h51

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

O dia era 24 de janeiro de 1984 e o mundo conhecia aquele que seria o embrião para o que hoje conhecemos como a monstruosidade de empresa que é a Apple. Foi nessa data, há 36 anos, que Steve Jobs trouxe à vida o primeiro Macintosh, em uma reunião com acionistas da Apple, em Cupertino, na Califórnia.

Era um computador enorme, equipado com um processador Motorola 68000 de 8MHz, 128KB de RAM, uma unidade de disquete de 3,5 polegadas, além de um monitor preto e branco de 9 polegadas, um mouse, programa de processamento de textos e um kit gráfico, com peso total estimado em 7 kgs. O preço? Módicos US$ 2.495.

Na época em que foi lançado, o Macintosh era visto como a última chance da Apple de superar o domínio da IBM no mercado de computadores pessoais e permanecer como uma importante empresa do setor — algo que, hoje, nem precisamos comentar, não é verdade?

Continua após a publicidade

Na apresentação, Jobs tirou o Macintosh de uma bolsa, o ligou e, assim que a tela começou a funcionar, o computador deu uma mensagem para todos os presentes:

"Olá, eu sou o Macintosh. Com certeza é ótimo sair dessa bolsa"

Continua após a publicidade

Não estou acostumado a falar em público, mas gostaria de compartilhar com você uma máxima que pensei na primeira vez em que conheci um mainframe da IBM: NUNCA CONFIE EM UM COMPUTADOR QUE VOCÊ NÃO PODE LEVAR!

Obviamente, eu posso falar, mas agora eu gostaria de sentar e ouvir. Então, é com considerável orgulho que apresento um homem que tem sido como um pai para mim ... STEVE JOBS!"

Apesar do alto preço da época, equivalente a US$ 6.000 com as correções monetárias de hoje, o Macintosh vendeu bem, com a Apple atingindo 70 mil unidades vendidas em maio de 1984. Além da inovação do produto, algo que certamente ajudou nas vendas foi o comercial no intervalo do Super Bowl, a grande final da liga de futebol americano, em 1984, dias antes do aparelho chegar às lojas.

Continua após a publicidade

Após o Macintosh, a Apple apresentou o Macintosh II, o Macintosh Classic, o PowerBook, o Power Macintosh, o iMac G3, o iBook e assim por diante, eventualmente levando à atual linha de Macs, que inclui o MacBook Air, MacBook Pro, MiMac‌ , iMac Pro, Mac mini e Mac Pro.

Hoje, a Apple é uma das principais fabricantes de PCs do mundo, vendendo cerca de 18 milhões de Macs globalmente em 2019 e que continua, ano a ano, expandindo sua linha, como os recém lançados MacBooks Pro de 16 polegadas, que já estão sendo vendidos no Brasil, inclusive.

Continua após a publicidade

E aí, amigo leitor? Você lembra do lançamento do primeiro Macintosh? Chegou a ter um? Conte pra nós nos comentários!

Fonte: MacRumors