Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quando arte, comércio e tecnologia se encontram — Prazer, NFT-commerce!

Por| 15 de Setembro de 2021 às 10h00

Link copiado!

Reprodução/Consequence of Sound
Reprodução/Consequence of Sound

Você deve ter ouvido nos últimos meses sobre nossas ações em relação ao crescente ecossistema de criptoativos. Nossa ideia é, basicamente, unir os mundos das moedas digitais e fiduciárias por meio de um programa global que apresenta ações em diversas dimensões, em mercados selecionados. Mas, acima de tudo, buscamos construir uma ponte entre o universo cripto e a rede global da Visa. Chamamos essa estratégia de “Rede das Redes” porque ela extrapola e transcende o conceito básico de que a Visa está apenas envolvida com pagamentos através de credenciais de crédito, débito ou pré-pagas.

Em poucas notas musicais, o que estamos fazendo:

  1. Habilitamos em nossos sistemas de liquidação e tesouraria a aceitação de uma stablecoin, a USDC. Trata-se de uma classe de criptomoedas que tenta oferecer estabilidade de preços, pois é garantida por um ativo de reserva. As stablecoins oferecem o processamento instantâneo, a segurança ou privacidade dos pagamentos de criptomoedas e as avaliações estáveis ​​sem volatilidade de moedas fiduciárias. Ou seja, além das 160 moedas fiduciárias que hoje a Visa aceita e processa, passamos a aceitar e processar a primeira stablecoin. É um movimento icônico e sem volta!
  2. Estamos trabalhando com mais de 50 clientes na emissão e aceitação de credenciais de pagamento no universo da criptoeconomia
  3. Disponibilizamos APIs destinadas a melhorar a experiência dos clientes que desejam adquirir produtos e serviços relacionados ao universo digital.
  4. E, na minha opinião o papel mais importante, estamos trabalhando para socializar informações a respeito das criptomoedas e educar consumidores sobre a tecnologia blockchain.
Continua após a publicidade

NFT: um valioso ativo digital

Neste artigo, gostaria de destacar uma dimensão que vem chamando a atenção de especialistas dos setores de tecnologia e economia – e de artistas digitais, colecionadores e galerias de arte. São os NFTs (Non Fungible Tokens).

O NFT é uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain, que define originalidade e exclusividade a bens e mídia digital – como imagens, vídeos, desenhos, GIFs, obras de arte digitalizadas. É uma interessante intersecção entre uma nova forma de comércio + tecnologia + arte. Eles oferecem uma maneira de estabelecer a propriedade e a autenticidade de um bem digital, o que tem sido historicamente difícil, uma vez que os arquivos digitais podem ser copiados infinitamente, se multiplicando no processo de pirataria.

Continua após a publicidade


Parte da atenção voltada ao assunto se deve também às somas milionárias que têm sido movimentadas para a compra desse tipo de ativo digital. Por exemplo, os NFTs alcançaram US$ 1 bilhão em volume de pagamento apenas nas primeiras semanas de agosto de 2021, em relação a menos de US$ 100 milhões em todo o ano de 2020. Um dos casos mais ilustrativos dessa nova geração de consumidores e vendedores é a obra digital “Everydays: The First 5000 Days”, do artista Mike Winkelmann, conhecido como Beeple. Em março deste ano, esse item foi vendido por US$ 69 milhões na famosa galeria Christie’s. A venda o posiciona “entre os três artistas vivos mais valiosos” do mundo, de acordo com a casa de leilões.

E por que a Visa está participando ativamente desse novo segmento?

Fomos a primeira grande rede de pagamento a investir e integrar a infraestrutura de criptomoedas em nossa rede. Queremos manter nossa posição, tornando-nos a primeira rede a reconhecer a oportunidade e ajudar a acelerar a adoção do NFT-commerce. É inequívoco que os NFTs podem desempenhar um papel importante no futuro do varejo, mídia social, entretenimento e comércio. Há outras razões que nos fazem mover nessa direção, como:

  • Facilitar o comércio é o que melhor fazemos. Somos a rede que trabalha para todos. NFTs não são exceção;
  • Esperamos que esse rápido crescimento continue à medida que novos casos de uso de NFT e soluções surjam;
  • Queremos desempenhar um papel de protagonista na conexão dos consumidores e vendedores do NFT-commerce;
    Os NFTs têm várias propriedades exclusivas que os diferenciam como uma nova categoria de comércio. Podemos apoiar com tecnologia e segurança;
  • Os produtos digitais podem ser comprados e vendidos com frequência maior do que os produtos físicos, que precisam ser despachados, gerando mais ativação e recorrência nas credenciais de pagamento.
Continua após a publicidade

Os NFTs também podem ajudar as pequenas e médias empresas de novas maneiras. O crescimento do comércio eletrônico possibilitou que as PMEs vendessem online e alcançassem clientes em todo o mundo. Mas elas ainda precisam produzir e despachar bens físicos, o que pode ter altos custos iniciais. Os NFTs oferecem a essas empresas a oportunidade de aproveitar a tecnologia blockchain para a produção de bens digitais, que podem ser entregues instantaneamente em uma carteira digital criptografada. Podemos imaginar um futuro no qual seu endereço criptográfico se tornará tão importante quanto seu endereço de correspondência.

Enfim, acreditamos que, para o NFT-commerce se tornar dominante, sua experiência de pagamento deve ser tão conveniente e simples quanto as experiências de comércio eletrônico tradicionais, nas quais os consumidores podem aproveitar suas credenciais de pagamento em vez de ter que comprar uma criptomoeda primeiro para adquirir seu NFT.

CryptoPunks

Já ouviu falar nos CryptoPunks? O Larva Labs lançou essa coleção de imagens de arte em pixel em 23 de junho de 2017. Existem 10 mil desses colecionáveis que possuem prova de governança no blockchain Ethereum (ETH). Cada um tem sua própria personalidade e combinação única de características geradas aleatoriamente.

Continua após a publicidade

Em agosto, adquirimos o Cryptopunk #7610. Mas por quê? Queremos que a Visa possua um pedaço icônico da história da cripto e dos NFTs, já que desempenhamos um papel protagonista nas principais transformações e inovações relacionadas a pagamentos nas últimas décadas. Dessa forma, junto com a nossa mais nova parceira Criptopunk #7610, celebramos o passado, o presente e o futuro dos pagamentos digitais, apoiando os artistas e criadores desse novo modelo de comércio.

Sob a perspectiva comercial, os NFTs estão ganhando cada vez mais terreno como avatares pessoais, memorabilia de esportes, arte e ativos de jogos. Com plataformas como o NBA Top Shot, os fãs podem coletar e exibir seus “momentos” favoritos de jogos. Os “criptopunks” também estão cada vez mais sendo usados como fotos de perfil em plataformas de mídia social, fornecendo uma nova maneira dos consumidores representarem suas identidades digitais.

Para mim, em especial, trata-se também de uma homenagem às bandas punk que eu ouvia e continuo ouvindo, pois as imagens foram inspiradas em personagens da geração punk londrina. Como dizem: inovação é como punk rock!

Continua após a publicidade

Bem-vinda, Cryptopunk #7610!