Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

El Salvador usa energia de vulcão para minerar Bitcoins

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Outubro de 2021 às 21h40

Link copiado!

Captura de tela
Captura de tela

Depois de ser o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda legal, El Salvador agora começou a minerar a criptomoeda. Para isso, está usando a energia produzida por um vulcão: e, até agora, já conseguiu 0,00599179 Bitcoin (algo como US$ 269).

Quem informou a novidade foi o presidente Nayib Bukele em um tuíte. Na mensagem, ele diz que o sistema ainda está em fase de teste e instalação, mas que já minerou Bitcoin.

Continua após a publicidade

Como esse processo requer uma grande quantidade de energia, a opção pela energia geotérmica, que é sustentável, para obter as criptomoedas é ótima. Em junho, Bukele anunciou criaria um espaço para minerar Bitcoin com a energia barata, limpa e renovável vinda dos vulcões.

Ele já compartilhou um vídeo que mostra a unidade de mineração em ação. A imagem, feita por um drone, mostra a fábrica no meio de uma floresta aos pés do vulcão Santa Ana.

Recentemente, Bukele anunciou que a carteira Chivo — que abriga as Bitcoins legais usadas no país — já tem 2,73 milhões de usuários. “São 180 novos usuários por minuto e US$ 1 milhão recebidos diariamente”, destaca.

Continua após a publicidade

Ação não é inédita

O projeto atraiu muita atenção globalmente, mas essa não é a primeira operação do tipo no mundo. “A Islândia faz isso desde o início da mineração de Bitcoin”, conta o minerador Alejandro de la Torre.

Críticos do presidente dizem que a novidade é apenas uma distração para os muitos problemas do país. Ele fez inúmeros movimentos para consolidar seu poder político e ganhou até o apelido de “ditador de El Salvador”.

Fonte: Futurism