Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Blockchain Celo lança stablecoin cREAL pareada com a moeda brasileira

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Janeiro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Celo
Divulgação/Celo

Três corretoras de criptomoedas brasileiras acabam de receber um ativo novo, o cREAL. Anunciada nesta quinta-feira (27), a stablecoin foi criada pela blockchain Celo, dedicada a dispositivos móveis, e tem paridade com o real.

Segundo Rene Reinsberg, cofundador da Celo e presidente da Celo Foundation, o cREAL foi proposto e aprovado pelos proprietários do ativo digital nativo da Celo, que integram a governança da blockchain. A Celo é uma blockchain de prova de participação e código aberto, que já tem as stablecoins cUSD e cEUR.

As corretoras Ripio, FlowBTC e NovaDAX já têm a opção. As carteiras Bitfy e Coins oferecerão suporte a cREAL. Na NovaDAX, os usuários poderão gastar a moeda com o cartão pré-pago emitido da corretora. Já os clientes da Bitfy poderão utilizar a stablecoin em toda a rede Cielo.

Continua após a publicidade

Reinsberg destaca que há muita empolgação em torno das criptomoedas no Brasil. “Vimos muitas equipes construídas na Celo e integradas à Celo usando cUSD. Desde o início, o Brasil foi um dos principais mercados em termos de adoção.”

O cREAL é uma stablecoin algorítmica descentralizada com garantia em criptoativos. Ela pode ser usada para aplicativos e serviços de finanças centralizadas (CeFi) e descentralizadas (DeFi) na blockchain Celo.

Uso no mundo real

Continua após a publicidade

Para Camila Rioja, líder da Celo Foundation na América Latina, a taxa de adoção de criptomoedas em mercados de alto crescimento sinaliza mais que o crescente entusiasmo pela economia digital. “Ela demonstra o avanço dos casos de uso no mundo real”, avalia.

Os brasileiros têm adotado criptomoedas — especialmente stablecoins — em meio à inflação recorde e à desvalorização do real. Dados da Receita Federal indicam que, entre janeiro e novembro de 2021, foram negociados US$ 11,4 bilhões em stablecoins por brasileiros, quase o triplo de 2020.

Corretoras globais, como Binance, Coinbase e Crypto.com, veem o país como o principal mercado da América Latina em 2022. A Celo atualmente apoia projetos como o ImpactMarket, um programa de renda básica universal construído em sua blockchain que já forneceu auxílio para 10 mil beneficiários no país.

Fonte: InfoMoney