Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xbox Series S | Vazamento revela especificações inferiores à atual geração

Por| 21 de Agosto de 2020 às 22h00

Link copiado!

Xbox Series S | Vazamento revela especificações inferiores à atual geração
Xbox Series S | Vazamento revela especificações inferiores à atual geração

A comunidade gamer e o mercado estão ansiosos pelo lançamento dos consoles de nova geração, mais precisamente o Xbox Series X e o PlayStation 5. Por mais que já tenhamos visto alguns jogos e as especificações de ambos aparelhos, algumas pontas ainda estão soltas chamam a atenção, como a possível e real chance de termos uma versão mais barata e menos potente do videogame da Microsoft, o então chamado Xbox Series S.

O site Tweak Town obteve acesso a uma lista de especificações técnicas do possível vindouro console, que acabou sendo republicada por Tom Warren, do The Verge. De acordo com essas informações, o Xbox Series S teria poderio de 4 teraflops e 61% menos unidades de computação (CUs) do que o Series X, ou seja, sua GPU Navi teria capacidade de 20 CU e velocidade de clock de 1,550 GHz. Com esses números, ele, pelo menos na ficha, é inferior até ao Xbox One X, que tem, em sua GPU customizada, 40 CUs e 6 teraflops de capacidade. O Xbox Series X, como sabemos, tem 12 teraflops de poder e uma GPU com velocidade de 1.825 GHz.

Diante desses números, fica claro que a intenção da Microsoft é de posicionar o Xbox Series S para um público que quer ter acesso aos jogos da próxima geração, mas com resolução máxima de 1440p e 60 FPS. Entretanto, mesmo que tenha, nos números, desempenho inferior ao Xbox One X, os componentes mais modernos podem proporcionar jogos rodando melhor do que no irmão de geração passada.

Continua após a publicidade

Outra explicação para a Microsoft apostar no Xbox Series S seria o custo de produção. Segundo especialistas, os componentes do Xbox One X, que é, sabidamente, um console bem avançado, são mais caros do que os que equipariam o Series S.

Veja abaixo um comparativo entre as três fichas técnicas:

Xbox Series XXbox Series SXbox One X
Poder de GPU12 TFLOPS4 TFLOPS6 TFLOPS
SoC7nm7nm16nm
CPUOcta-core 3.8 GHz (3.6 GHz com SMT) Zen 2Octa-core 3.8 GHz (3.6 GHz com SMT) Zen 2Octa-core x86 (2.3 GHz)
GPU52 CUs a 1.825 GHz Custom RDNA 2 20 CUs a 1.550GHz RDNA 2AMD customizada a 1.172GHz e 40 CUs
RAM16 GB GDDR6 10 GB GDDR612 GB GDDR5
Performance MáximaJogos em 8K e 120FPSJogos em 2K e 60FPSJogos em 4K e 60FPS
Armazenamento1TB com SSD customizado e expansívelSSD PCle 4.01TB
Preço-alvoConsole topo de linhaConsole de entradaConsole topo de linha
Entrada de discoBlu-ray 4KNão possuiBlu-ray 4K
Continua após a publicidade

Como pode ser visto na tabela acima, há a possibilidade de que o Series S não tenha uma entrada para discos, o que, claro, baratearia seu custo. A Microsoft fez algo parecido com o Xbox One S All-Digital e a Sony deve adotar medida semelhante com o PlayStation 5, que também terá uma versão sem essa porta. Sobre o preço, é provável que seja sensivelmente menor do que o do Xbox Series X.

O lançamento do Xbox Series S não está confirmado, mas a gigante de Redmond já avisou que o Series X chegará em novembro.

Fonte: TweakTown