Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Testes mostram que nova versão do PS5 roda mais frio que o original

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Setembro de 2021 às 19h49

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

Uma das vítimas da atual escassez de semicondutores, a Sony vem trabalhando para atender à alta demanda que o PS5 apresenta. O aparelho, que já passou a trazer lucro para a gigante japonesa, apresenta uma marca respeitável de vendas e, diante disso, recebeu silenciosamente uma versão revisada, cuja diferença mais notável é a redução de 300 gramas no peso.

Testes iniciais levantaram preocupações ao comprovarem uma redução no tamanho do sistema de resfriamento e possíveis problemas em sua eficiência. Felizmente, análises mais aprofundadas indicaram que, na verdade, a versão revisada é curiosamente superior ao modelo original, mesmo com as diminuições.

Testes aprofundados mostram superioridade do novo PS5

Continua após a publicidade

Diante das dúvidas geradas com as descobertas feitas na nova versão do PS5, o canal HardwareBusters partiu em busca de uma unidade para avaliar se de fato as modificações afetariam o desempenho do aparelho. Com o console em mãos, foram realizados análises mais aprofundadas que mediram, através de sensores especiais, as temperaturas atingidas pelos componentes internos, incluindo CPU e GPU, memórias, VRM e mais.

Antes de revelar os resultados, foi comprovado que tanto o modelo com leitor de discos quanto o modelo sem o componente serão atualizados para a nova versão, e que de agora em diante todas as unidades a chegarem ao mercado contarão com as modificações. O canal então explica o método utilizado para verificar eventuais diferenças.

Entre as técnicas, estão inclusas medições da velocidade da ventoinha e o consumo. Os resultados surpreendem: a unidade revisada opera com temperaturas mais baixas nos componentes, e expele mais calor. Segundo as medições, o chip pode chegar a operar até 10 °C mais frio, uma diferença bastante significativa. A equipe destaca, porém, que o ideal é que mais unidades fossem submetidas ao teste para que essa variação fosse comprovada.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com os dados, as memórias da unidade revisada rodam mais quentes — cerca de 48 °C, contra algo em torno de 40 °C no modelo antigo —, mas reforça-se que as temperaturas da CPU e GPU são mais importantes. Na área do exaustor, as temperaturas também estão mais altas, o que no fim das contas é um bom sinal, reforçando que o dissipador está expelindo mais calor e é mais eficiente.

Para que as melhorias sejam definitivamente comprovadas, mais testes devem ser realizados. Ainda assim, considerando a metodologia robusta utilizada por HardwareBusters, já é possível dizer que a versão revisada do PS5 não é pior, mas sim mais eficiente.

Entenda o caso

Continua após a publicidade

Através de certificações emitidas por órgãos de países como Austrália e Japão, descobriu-se que a Sony trouxe ao mercado um novo modelo de PS5 com peso 300 gramas menor. Para conferir o que estava acontecendo, o YouTuber Austin Evans importou uma unidade da versão revisada e realizou alguns testes superficiais, medindo as temperaturas do exaustor e o consumo.

Ao desmontar o aparelho para avaliar o que havia de diferente, Evans se deparou com um dissipador de calor significativamente menor, feito na maior parte de alumínio, em vez do cobre predominante na variante original.

O criador de conteúdo sugeriu, dessa maneira, que o desempenho térmico do novo modelo pudesse ser pior, o que gerou preocupação internet afora. Sabe-se que outros canais estão preparando testes completos do console modificado, que devem ir ao ar nos próximos dias.

Continua após a publicidade

Fonte: HardwareBusters, Tom's Hardware, Igor's Lab