Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PlayStation 5 | Franceses descobrem modelos com ventoinhas menos silenciosas

Por| 01 de Dezembro de 2020 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/Sony/YouTube
Reprodução/Sony/YouTube

Um grupo francês descobriu que nem todos PlayStation 5 têm o mesmo modelo de ventoinha, o que pode deixar o console um pouquinho menos silencioso. Um grupo chamado Les Numériques comparou os componentes de pelo menos cinco consoles da Sony — e viu que há diferentes peças.

A história começou quando eles usaram um console enviado pela própria companhia para testes e depois compararam ao PlayStation 5 de um dos integrantes que havia comprado por conta própria. O time, então, abriu outros três modelos, somando cinco no total. O que eles constataram é que dois tinham uma ventoinha diferente da dos demais, que emitia mais barulho em comparação com a versão enviada para testes.

A comparação mostra que a diferença é pequena, mas existe. Nos dois modelos, cujas ventoinhas foram chamadas de “fan B” pelo grupo, o barulho chegou aos 43 db, em comparação aos 39 dB dos demais. Isso com testes realizados com 15 minutos do aparelho rodando Demon’s Souls.

Continua após a publicidade

Além disso, os pesquisadores perceberam que o modelo de teste tinha ventoinhas diferentes do apresentado no teardown oficial da Sony no YouTube. A versão do vídeo da empresa era da “fan B” com as pás em formato de redemoinho, e que vai até o centro da peça. O modelo “fan A” tem um desenho que lembra menos este redemoinho, com as pás encontrando uma peça no centro, antes de chegar ao eixo.

O grupo publicou testes de áudio com os diferentes modelos e que podem ser ouvidos via SoundCloud.

Continua após a publicidade

É importante dizer que isso não é exatamente um problema de fabricação. Um mesmo aparelho pode contar com peças de outros fabricantes, o que podem acarretar em variações. Segundo o grupo, não houve diferença de temperatura com modelos distintos.

Fonte: Les Numériques