Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por dentro do PlayStation 5: conheça todos os componentes do videogame

Por| 07 de Outubro de 2020 às 13h42

Link copiado!

Reprodução/Sony/YouTube
Reprodução/Sony/YouTube

A Sony divulgou um novo vídeo abrindo o PlayStation 5 para mostrar todos os componentes internos do aparelho. Segundo a empresa, o design levou cinco anos para ser desenvolvido, com o primeiro protótipo sendo feito em 2015.

“Quando você desmonta o sistema e encontra uma estrutura interna que parece limpa e arrumada, isso significa que não há componentes desnecessários e o design é eficiente”, explicou Masayasu Ito, diretor de engenharia do console, no vídeo.

Continua após a publicidade

Ele abriu o aparelho por partes, mostrando não só os componentes, mas também ao que os usuários podem ter acesso com mais facilidade.

Abre fácil

A primeira demonstração está no suporte do aparelho. O PlayStation 5 vai poder ficar em pé e deitado, usando um único apoio. Contudo, o usuário precisará desaparafusar o suporte e colocá-lo em outra posição para deitar o videogame.

Continua após a publicidade

Ito confirmou os rumores que apontavam que as laterais em branco do PlayStation 5 são removíveis. Isso revela a ventoinha que fará a refrigeração do dispositivo. O aparelho também tem entradas e saídas de ar na parte da frente e traseira.

Ainda, vale ressaltar que o PlayStation 5 tem uma entrada USB-A e uma USB-C na parte da frente. Na traseira, é possível ver duas portas USB-A 3.1, o conector de rede, HDMI, além do conector de energia padrão da Sony.

O PlayStation 5 também facilitará o acesso do jogador às duas entradas coletoras de poeira. A ideia é que se coloque a ponta de um aspirador de pó nos locais para fazer a remoção da sujeira e limpar todos os componentes sem dificuldades.

Continua após a publicidade

Por fim, com acesso fácil também há a interface M.2 com suporte a PCIe 4.0. Isso quer dizer que é relativamente tranquilo adicionar um SSD extra para aumentar a capacidade de armazenamento do PlayStation 5, o que pode ser feito em casa mesmo.

Para quem entende

Continua após a publicidade

Agora, vamos falar das partes que ficam mais “escondidas” do aparelho e que devem ser acessadas por uma assistência técnica. Ito mostrou a ventoinha e o leitor de Blu-Ray com acesso facilitado. Isso revela que até mesmo uma limpeza mais profunda não deve ser assim tão difícil de fazer.

A retirada dos componentes maiores revela algo bastante importante do PlayStation 5: o design é voltado, principalmente, para dissipação de calor. Além da ventoinha de 120mm na parte de cima, o dispositivo ainda conta com um enorme dissipador na parte debaixo.

A CPU com arquitetura Zen 2 da AMD conta com resfriamento em metal líquido, diferente da pasta térmica usada no PlayStation 4. O chip conta com 8 núcleos e 16 threads a 3,5 GHz, como era esperado. Já a GPU trabalha a 2,23 GHz para entregar 10,3 teraflops de poder de fogo.

Continua após a publicidade

Um dos pontos mais interessantes foi conseguir ver pela primeira vez o sistema proprietário de SSD do aparelho. Ele conta com pequenos chips de armazenamento soldados diretamente na placa-mãe e fica rodeado por um controlador central, responsável por garantir alta velocidade de transferência.

Ito explica que, como tudo é muito pequeno dentro do PlayStation 5, foi preciso caprichar do sistema de resfriamento. Por esse motivo, o dissipador é tão maior que no PlayStation 4. Por fim, Ito retira também a fonte de 350 W que fica na parte inferior do console.

O que o teardown revela? 

Continua após a publicidade

Como já citado no texto, o mergulho no console permite tirar algumas conclusões de desenvolvimento. O primeiro é o foco em fazer com que ele seja mais fácil de limpar. Os pontos de sucção com aspiradores de pó são bem-vindos, tendo em vista que ajudam a não acumular sujeira (um dos principais motivos de superaquecimento e barulho).

Assim como acontece no PlayStation 4, a Sony manteve um acesso para expansão de armazenamento, com interface para SSDs M2, que pode ser feito pelo próprio usuário em casa.

A abertura do aparelho mostra que o desafio foi a refrigeração. Como a empresa disse, ela teve de otimizar ao máximo o design, então é bem possível que demore muito tempo para ter uma versão slim do PlayStation 5 e do PlayStation 5 Digital Edition, se isso vier a acontecer.

Continua após a publicidade

O PlayStation 5 chega ao mercado em duas versões, com ou sem o leitor de Blu-Ray. No Brasil o lançamento acontece em 19 de novembro.

Compre o PS5 e o Xbox Series X | S no Brasil

E aí, você já decidiu se vai de PS5 ou de Xbox Series? Independentemente da sua escolha, ambos os consoles já estão disponíveis no Brasil em pré-venda. Ao comprá-los antecipadamente, você garante que terá algum dos novíssimos dispositivos antes de 2020 acabar. Que tal aproveitar agora? Basta seguir as nossas dicas pelos links abaixo e esperar a entrega chegar:

Continua após a publicidade

Quer mais promoções? Conheça o Canaltech Ofertas

Cansado de gastar várias horas para encontrar preços baixos na internet? Então chegou a hora de conhecer o Canaltech Ofertas, nosso serviço que seleciona apenas as melhores promoções das lojas online. Pronto para economizar? Você pode acompanhar os descontos no grupo de WhatsApp ou no site oficial:

Fonte: PlayStation Blog