Microsoft encerra fabricação do Xbox One em todo o mundo

Microsoft encerra fabricação do Xbox One em todo o mundo

Por Felipe Demartini | Editado por Bruna Penilhas | 13 de Janeiro de 2022 às 10h52

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (13) que não está mais fabricando o Xbox One em todo o mundo. A medida vale para todos os modelos do console de geração passada e é parte do foco da empresa na linha Series X|S; prova disso é que, apesar de a notícia ter sido confirmada apenas agora, os videogames anteriores não estavam mais sendo produzidos desde o final de 2020.

Não é como se a decisão fosse inesperada. Em julho de 2020, a Microsoft já havia anunciado a descontinuação do Xbox One X e da versão digital do Xbox One S, passando a focar apenas no modelo mais básico e com drive de disco em antecipação à chegada do Series X|S. Agora, este também deixa de ser produzido e todas as unidades a serviço da companhia passam a trabalhar apenas com a plataforma de nova geração.

Apesar da decisão, ainda é possível encontrar unidades do Xbox One nas prateleiras das lojas, que vendem o estoque acumulado. O alerta, então, serve principalmente para os colecionadores, já que a tendência é que, uma vez que as unidades acabem, o console se torne cada vez mais difícil de se encontrar por aí.

Por outro lado, no campo dos jogos, praticamente não há perdas além do fim dos aparelhos em si, já que os Xbox Series X e Series S são retrocompatíveis com a biblioteca completa de games do antecessor, tanto no formato digital quanto físico. A notícia também vem em meio à ainda presente escassez de semicondutores, que está limitando os estoques de consoles no mundo inteiro.

Coincidência ou não, a notícia vem na mesma semana em que a Sony confirmou que ainda vai fabricar o PlayStation 4, pelo menos, até o final de 2022. Os planos originais previam uma descontinuação do console ao final do ano passado, mas diante da escassez de chips e da dificuldade com os estoques do PS5, bem como a confirmação de blockbusters como Horizon Forbidden West e God of War Ragnarök para a plataforma, o suporte acabou sendo estendido.

O Xbox One chegou às lojas em novembro de 2013. O modelo original foi substituído pelo Xbox One S em 2016, enquanto no ano seguinte, chegava às lojas o Xbox One X, com hardware atualizado que o tornava mais poderoso graficamente.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.