Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft encerra fabricação do Xbox One em todo o mundo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 13 de Janeiro de 2022 às 10h52

Link copiado!

Microsoft encerra fabricação do Xbox One em todo o mundo
Microsoft encerra fabricação do Xbox One em todo o mundo
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (13) que não está mais fabricando o Xbox One em todo o mundo. A medida vale para todos os modelos do console de geração passada e é parte do foco da empresa na linha Series X|S; prova disso é que, apesar de a notícia ter sido confirmada apenas agora, os videogames anteriores não estavam mais sendo produzidos desde o final de 2020.

Não é como se a decisão fosse inesperada. Em julho de 2020, a Microsoft já havia anunciado a descontinuação do Xbox One X e da versão digital do Xbox One S, passando a focar apenas no modelo mais básico e com drive de disco em antecipação à chegada do Series X|S. Agora, este também deixa de ser produzido e todas as unidades a serviço da companhia passam a trabalhar apenas com a plataforma de nova geração.

Apesar da decisão, ainda é possível encontrar unidades do Xbox One nas prateleiras das lojas, que vendem o estoque acumulado. O alerta, então, serve principalmente para os colecionadores, já que a tendência é que, uma vez que as unidades acabem, o console se torne cada vez mais difícil de se encontrar por aí.

Continua após a publicidade

Por outro lado, no campo dos jogos, praticamente não há perdas além do fim dos aparelhos em si, já que os Xbox Series X e Series S são retrocompatíveis com a biblioteca completa de games do antecessor, tanto no formato digital quanto físico. A notícia também vem em meio à ainda presente escassez de semicondutores, que está limitando os estoques de consoles no mundo inteiro.

Coincidência ou não, a notícia vem na mesma semana em que a Sony confirmou que ainda vai fabricar o PlayStation 4, pelo menos, até o final de 2022. Os planos originais previam uma descontinuação do console ao final do ano passado, mas diante da escassez de chips e da dificuldade com os estoques do PS5, bem como a confirmação de blockbusters como Horizon Forbidden West e God of War Ragnarök para a plataforma, o suporte acabou sendo estendido.

O Xbox One chegou às lojas em novembro de 2013. O modelo original foi substituído pelo Xbox One S em 2016, enquanto no ano seguinte, chegava às lojas o Xbox One X, com hardware atualizado que o tornava mais poderoso graficamente.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge