6 dicas essenciais para quem acabou de comprar um PlayStation 4

Por André Lourenti Magalhães | 16 de Agosto de 2020 às 21h00
Tudo sobre

Saiba tudo sobre PlayStation 4

Ficha técnica

Adquiriu um PlayStation 4? O console da Sony chama a atenção pela quantidade de possibilidades entre apps, grande comunidade de jogadores e diversos games exclusivos de muito sucesso, como God Of War, Uncharted e The Last Of Us. Enquanto o PlayStation 5 ainda não chega no país, a versão atual ainda traz muitas vantagens.

Se você ainda não fez a transição para essa geração atual de consoles, é comum que tenha dúvida sobre o funcionamento de alguns recursos apresentados. Para ajudar, o Canaltech separou algumas dicas importantes para quem acabou de comprar o aparelho, facilitando a usabilidade em diferentes aspectos. Saiba mais abaixo!

1. Assine a PlayStation Plus

Novos usuários possuem direito a período de testes da PlayStation Plus (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A PlayStation Plus é um serviço de assinatura que traz diversos benefícios para usuários do console. Além de ser um requisito para jogar online, oferece descontos especiais na PlayStation Store - loja virtual do console -, armazenamento em nuvem e dois games gratuitos por mês, que podem ser baixados e jogados futuramente.

O serviço possui assinaturas mensais, trimestrais e anuais, com valores que variam entre R$25,90 e R$149,90, de acordo com consulta no momento da produção da matéria. No entanto, novos usuários possuem direito a um período gratuito de 14 dias de assinatura da PlayStation Plus. Basta acessar a PlayStation Store pelo console e adquirir o benefício.

2. Customize a página inicial

Escolha um tema de sua preferência (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Você pode deixar o menu do PS4 com a sua cara. Há uma variedade de temas já instalados no console, além de opções inclusas ao comprar jogos ou à venda na PlayStation Store. Para mais opções, ainda é possível personalizar o próprio tema, inserindo imagens através de outros dispositivos. Para alterar, vá em "Configurações" e, em seguida, selecione "Tema".

3. Instale apps de streaming

Diversos apps possuem versões para o PS4 (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O PlayStation destaca-se, também, por ser uma excelente plataforma multimídia. Funções encontradas em uma Smart TV ou Chromecast também podem ser encontradas no console, como a presença de aplicativos para Spotify, Amazon Prime Video, Netflix, YouTube e muitos outros. Dessa forma, é possível concentrar diferentes atividades em um só dispositivo, seja para jogar, ouvir música ou assistir a filmes e séries.

4. Encontre amigos

Acompanhe sugestões de jogadores (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

É possível vincular sua conta na PlayStation Network a outros serviços, como o Twitter, facilitando na procura por amigos que também jogam. Além disso, o sistema dá a opção de ser encontrado na busca por amigos pelo nome de usuário ou pelo nome real. Um jeito mais simplificado de encontrar e conectar dentro do ambiente virtual do console. No menu, vá até a aba "Amigos" e depois selecione "Encontrar jogadores"

5. Participe de eventos

Descubra novos eventos na plataforma (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Quer ficar por dentro de eventos, novidades de jogos populares e até mesmo torneios online? Acesse a aba "Eventos" no menu e descubra quais são as tendências mais populares. Muitos games anunciam os eventos para anunciarem novas temporadas e conteúdos recentes. Dentro da aba, é possível encontrar uma seção dedicada à torneios com prêmios. Portanto, vale a pena ficar de olho.

6. Compartilhe suas jogatinas

Botão no controle facilita o compartilhamento de momentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Fez uma jogada incrível e quer que as pessoas vejam? Através do botão "Share", localizado no controle, usuários podem tirar capturas de tela, gravar vídeos e iniciar transmissões ao vivo. Fotos e vídeos podem ser compartilhadas em redes sociais como o Twitter e o YouTube (nesse caso, apenas vídeos), e as transmissões podem ser feitas pelo YouTube Gaming ou Twitch.

Quais outras dicas você recomendaria? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.