Publicidade

Atualização do PS5 traz resolução 1440p e novas opções de interface

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Setembro de 2022 às 19h00

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

A nova atualização do PlayStation 5 tem como principal destaque a adição de suporte à resolução 1440p. Após a instalação, os usuários poderão escolher esta como a opção padrão do console, caso possuam monitores ou televisores compatíveis, enquanto games que possuem esse como seu aspecto nativo rodarão de maneira direta, sem a necessidade de configurações adicionais.

A mudança também deve atingir títulos que rodam em resoluções maiores que essa. Nestes casos, o PS5 aplicará uma redução automática que garantirá maior suavidade nas bordas dos gráficos e redução nos serrilhados por conta da diferença para menos no aspecto de tela. Entretanto, de acordo com a Sony, games que rodam em 1440p não funcionarão com taxas variáveis de frames, um recurso disponível apenas nas opções 4K ou 1080p.

A atualização do PlayStation 5 também traz mudanças de interface e melhor organização para a biblioteca de títulos, permitindo que os jogadores organizem os jogos em listas. Há um total máximo de 15 grupos desse tipo, cada um podendo conter no máximo 100 games — títulos digitais, em disco ou disponíveis apenas por streaming podem ser incluídos nessa relação de forma direta. Todos os recursos estavam em etapa de testes desde julho.

Continua após a publicidade

Novos recursos sociais também aparecem no aplicativo de PlayStation, com foco principalmente nos grupos de usuários. Participantes de parties poderão solicitar screenshots dos títulos que os amigos estiverem jogando ou enviar mensagens de voz ou figurinhas. Após a instalação da atualização, também será possível entrar nas partidas dos contatos diretamente para uma sessão remota pelo celular, desde que o console atualizado esteja em modo de repouso e conectado à internet.

Nos Estados Unidos e Reino Unido, ainda, será introduzida uma opção de busca por voz exclusiva para o YouTube, permitindo que os usuários usem o microfone do controle DualSense para realizar pesquisas. Segundo a Sony, o recurso ainda está em fase de testes somente no idioma inglês, o que explica porque apenas os dois territórios receberão a novidade. Por enquanto, sem novidades desse tipo para os falantes do português brasileiro.

Continua após a publicidade

Falando no joystick, ele também recebe uma atualização, mas apenas em prol de maior estabilidade e correção de bugs não informados em seu funcionamento. O PS5 recebe, ainda, melhorias em recursos de estabilidade e maior suporte a teclado quando o Remote Play está sendo usado em PCs, permitindo que o formato seja usado nos games que o suportam, enquanto as teclas digitais não mais aparecerão na tela durante o uso.

A atualização liberada nesta quarta-feira (7) leva o PlayStation 5 à sua versão 22.02-06.00.00. O update está disponível para todos os usuários globais do PlayStation 5 e é obrigatório para conexão à PSN, execução de jogos online e outras tarefas conectadas.