Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DualSense Edge | 5 novidades do novo controle de PS5

Por| Editado por Bruna Penilhas | 23 de Agosto de 2022 às 18h38

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

A Sony anunciou nesta terça-feira (23), durante a Opening Night Live da Gamescom 2022, um novo controle para o PlayStation 5: o DualSense Edge. Trata-se de um modelo altamente customizável, semelhante ao Xbox Elite Wireless Controller.

O acessório tem os mesmos recursos do DualSense padrão — como o feedback háptico e gatilhos adaptáveis —, mas conta com alguns recursos extras e um novo visual. A seguir, o Canaltech lista as cinco principais novidades do controle.

Continua após a publicidade

5. Módulos de joystick substituíveis

Agora, será possível substituir completamente cada botão direcional do controle (os botões R3 e L3). Isso significa que, caso elas apresentem defeito em algum momento, não será necessário comprar um novo controle. No entanto, as peças são vendidas separadamente.

4. Direcionais personalizáveis

O jogador poderá trocar os botões direcionais (o R3 e o L3) em três diferentes opções: normal, alto relevo e baixo relevo. Também será possível substituir completamente cada botão. Isso significa que, caso apresentem defeito em algum momento, não será necessário comprar um novo controle. Aqui, as peças também são vendidas separadamente.

Continua após a publicidade

3. Novos botões

O DualSense Edge vem com um botão novo: o Fn. Este comando dedicado permite que o jogador ajuste as configurações do controle sem ter que interromper a jogatina. Será possível mudar rapidamente entre os perfis configurados, ajustar o volume do jogo e do chat ou até acessar o menu de configurações de perfil do controle. Já na parte inferior, há dois novos botões, que podem ser configurados para exercerem a função de qualquer outro botão já existente.

2. Controles customizáveis

Com o novo controle, será possível remapear botões ou até mesmo desativar alguns deles, além de ajustar a sensibilidade da mira e as “dead zones” (a distância que o seu controle analógico se move antes de ser reconhecido pelo jogo). Os mesmos ajustes podem ser feitos com os gatilhos também.

Continua após a publicidade

1. Salvar vários perfis no controle

Você pode salvar todos os ajustes feitos no controle em um perfil específico. Dessa forma, você pode montar um esquema de controle para jogos de tiro, e outro para jogos de corrida, por exemplo. Tudo fica salvo no sistema, e você pode alternar entre eles a qualquer momento.

Além dessas novidades, o DualSense Edge vem com uma case de carregamento e um novo cabo USB-C — que trava e impede que o controle escorregue em momentos cruciais de uma partida.

Continua após a publicidade

O diretor de arte do acessório, Daisuke Kurihara, contou ao PlayStation Blog como foi o processo de criação:

“A oportunidade de criar o controle sem fio DualSense Edge foi um sonho que a nossa equipe pôde realizar. Queríamos aumentar ainda mais o legado dos controles PlayStation icônicos, criando um controle que deixa o jogador experimentar e personalizar elementos baseados em seu próprio estilo de jogo – sejam eles jogadores competitivos ou apenas alguém que curte mais opções para jogar seus games. O controle sem fio DualSense Edge também possui vários toques de design que esperamos que os jogadores gostem, incluindo uma cor preto-e-branco distinta, inspirada pelo controle sem fio DualSense, e um padrão único com os Símbolos PlayStation na superfície da touchpad e dos gatilhos.Queremos agradecer aos vários gamers, jogadores profissionais de e-sports e desenvolvedores que providenciaram feedback sobre o design do controle.”

O DualSense Edge ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. O preço também não foi divulgado.