Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Computex 2024 | NVIDIA anuncia novas GPUs Blackwell Ultra e CPU ARM Vera

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Junho de 2024 às 13h24

Link copiado!

Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre Nvidia

A NVIDIA revelou neste domingo (2), em evento próprio realizado antes do início da Computex 2024, seu mapa de lançamentos anual para infraestrutura de IA, com as Blackwell Ultra chegando em 2025 e as novas GPUs Rubin e Rubin Ultra previstas para 2026 e 2027. O CEO Jensen Huang também confirmou que a NVIDIA trabalha em uma nova CPU ARM Vera para servidores de IA, que irá substituir os Amazing Grace nos superchips da NVIDIA.

A estratégia da NVIDIA de estabelecer ciclos anuais de lançamento de novas GPUs da IA é ambicioso, mas antecipa as demandas aceleradas de um mercado em rápida expansão. 

Crescer o portfólio de produtos em um ritmo também acelerado possibilita manter a presença de mercado da NVIDIA de ponta a ponta, de clientes gigantes como, a OpenAI, a empresas menores, em processo inicial de adoção.

Continua após a publicidade

Novas gerações de chips para IA

Os primeiros servidores com GPUs Blackwell B100 e B200 com memórias HBM3e chegam aos data centers no final de 2024. A versãl Blackwell Ultra, prevista para 2025, segue o mesmo perfil de upgrade já praticado nas Hopper, expandindo o volume de memória para introduzir mais módulos, possivelmente com uma largura de banda maior, mas ainda HBM3e.

Já para 2026, as Rubin vão contar com uma arquitetura completamente nova e memórias HBM4, e repetem o ciclo de refresh em 2027, mantendo o chip principal, mas incorporando mais memória.

Mesmo sem dados oficiais de desempenho das próximas gerações, é seguro assumir que o maior salto virá após 2027. Isso porque todos os superchips até as Rubin Ultra ainda devem utilizar CPUs NVIDIA Amazing-Grace, fabricados em 5 nm, com até 144 núcleos. No entanto, as CPUs NVIDIA Vera, que vão substituir os chips ARM atuais, já vão utilizar novas litografias em 3nm, viabilizando uma densidade de transistores muito maior.

O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.