Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Computex 2024 | ASUS expande linha Zenbook S com versões de 14" e 16"

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Junho de 2024 às 06h00

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/ASUS)
(Imagem: Reprodução/ASUS)
Tudo sobre ASUS

Entre os diversos anúncios que fez durante a Computex 2024, a ASUS revelou que transformará o Zenbook S 13, um dos seus notebook premium mais finos, em uma série própria — o pequeno laptop ganha agora os "irmãos" Zenbook S 14, de 14 polegadas, e Zenbook S 16, de 16 polegadas. Equipados com novos processadores da AMD e da Intel, as novidades prometem trazer o corpo de 1 cm e a leveza extrema do modelo menor, mas com ainda mais espaço de uso.

Modelo intermediário da nova série, o Zenbook S 14 teve poucas informações divulgadas, havendo apenas a confirmação do uso de uma tela de 14 polegadas, tamanho que oferece melhor equilíbrio entre portabilidade e área para trabalhar.

O ponto mais interessante é o uso de processadores Intel ainda não anunciados. A ASUS foi cautelosa nas informações enviadas à imprensa, mas é muito provável que vejamos o aparelho apostar nas CPUs Intel Lunar Lake, detalhadas no mês passado.

Continua após a publicidade

Essas soluções são focadas em oferecer alta eficiência para entregar extensa autonomia de bateria, além de um grande salto de desempenho em Inteligência Artificial, permitindo a laptops equipados com esses processadores terem acesso aos recém-anunciados recursos de "AI PC" da Microsoft.

Zenbook S 16 é ultrafino espaçoso

Quem ganhou mais destaque nesse anúncio inicial foi o Zenbook S 16, modelo ainda maior com painel OLED de 16 polegadas, trazendo sensibilidade ao toque, resolução 3K, HDR no padrão Dolby Vision e taxa de atualização de 120 Hz. O aparelho impressiona por prometer manter a construção premium ultrafina do "irmão" de 13 polegadas — apesar do tamanho avantajado, temos por aqui corpo em peça única de alumínio, peso de 1,5 kg e espessura de apenas 1,1 cm (11 mm).

Segundo a ASUS, o segredo para atingir esse feito está em uma combinação de fatores, começando justamente pelo uso de uma peça única de alumínio usinado. O processo, conhecido como usinagem CNC, permitiu a introdução de milhares de microfuros logo acima do teclado, usados para ampliar a refrigeração.

Outro ponto crucial é o uso de uma câmara de vapor e de várias folhas de grafite, para assegurar uma dissipação bastante rápida do calor. Juntas, essas características possibilitam ao processador atingir o consumo elevado de 28 W.

Por falor no processamento, o Zenbook S 16 aposta na nova linha de CPUs AMD Ryzen AI 300 — assim como os rivais da Intel, poucos detalhes foram revelados, mas sabemos que as gigantes prometem muito mais potência, eficiência energética e NPU integrada com desempenho de IA três vezes maior em relação à geração anterior, possibilitando o acesso dos recursos de AI PC da Microsoft por aqui também.

Continua após a publicidade

Outra novidade interessante está no visual, que traz de volta a tampa em alumínio revestido de cerâmica (agora chamada Ceraluminum), acompanhada da estreia da opção de cor "Scandinavium White", um tom de branco que parece usar um processo engenhoso para chegar na tonalidade, envolvendo óxido de cobre.

Aproveitando o espaço, a companhia embarcou mais alguns recursos pensados para incrementar a produtividade. O trackpad largo em "proporção 16:10" possui gestos para realizar diferentes ações, e o software ScreenXpert, antes exclusivo dos notebooks ASUS com duas telas, chega para agilizar o uso de múltiplos monitores.

Fecham o pacote o sistema de som otimizado pela Harman/Kardon com seis speakers e suporte a áudio espacial Dolby Atmos, a webcam Full HD com infravermelho para biometria via Windows Hello e Passkeys, a certificação militar MIL-STD-810H de alta resistência, Wi-Fi 7 e diversas conexões que incluem leitor de cartões SD e portas USB 4.

Continua após a publicidade

Detalhes de preço e disponibilidade dos novos Zenbook S 14 e S 16 não foram anunciados, mas devemos ter novidades ainda nesta semana, conforme mais informações da Computex forem sendo divulgadas.

Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.