Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que as pessoas pareciam mais velhas no passado?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Julho de 2023 às 13h57

Link copiado!

Museums Victoria/Unsplash
Museums Victoria/Unsplash

Você já parou para reparar em como as pessoas pareciam mais velhas no passado? Nas redes sociais, não faltam comparações de como alguém com 30 anos em 1980 parece muito mais velho, em comparação com alguém de 30 anos em 2023. Mas será que essa diferença é científica ou apenas uma impressão com base em aspectos socioculturais?

Quando vemos fotos antigas, de nossos familiares ou mesmo de pessoas públicas, é comum a idade surpreender. Veja uma foto que repercutiu no Twitter, por exemplo, da atriz Maria Gladys aos 15 anos:

Continua após a publicidade

É uma das postagens responsáveis por reacender essa discussão acerca de como as pessoas, no passado, aparentavam uma idade muito avançada. Outra publicação que ajudou a fomentar comentários do tipo foi um vídeo de estudantes do ensino médio dos EUA em 1987:

O elenco da série norte-americana Cheers também foi responsável por essa discussão que vira e mexe toma conta das redes: os protagonistas tinham 35 anos, algo que pega o público de surpresa:

Continua após a publicidade

Mas, justiça seja feita: uma internauta pegou a foto de um dos integrantes do elenco e caracterizou com um estilo mais moderno, o que torna a situação ainda mais misteriosa e faz pensar se tudo não passa de uma grande ilusão. Afinal, será que tudo se resume a características superficiais, como o vestuário e o corte de cabelo?

Por que as pessoas pareciam mais velhas?

Segundo um estudo publicado em 2018 intitulado 60 são os novos 50? Examinando as mudanças na idade biológica nas últimas duas décadas (em tradução livre), mesmo no curto espaço entre 1988 e 2010, houve diferenças significativas no envelhecimento, com as gerações mais recentes sendo biologicamente "mais jovens" do que aquelas que vieram antes delas.

Continua após a publicidade

Não é nada que se tenha certeza, mas a teoria é que os aspectos responsáveis por essas mudanças sejam justamente as alterações no estilo de vida (com menos trabalhos braçais, por exemplo), uma geração mais preocupada com a saúde, com menos hábitos nocivos, como o cigarro.

“Nos últimos 20 anos, a idade biológica da população dos EUA parece ter diminuído para homens e mulheres em toda a faixa etária. No entanto, o grau de mudança não foi o mesmo para homens e mulheres ou por idade. Nossos resultados mostraram que jovens do sexo masculino experimentaram melhorias maiores do que as do sexo feminino, contribuindo para um estreitamento da diferença de mortalidade por gênero", apontou o estudo.

O estudo ainda alegou que outras explicações para as melhorias na saúde da população que não foram testadas são melhores condições pré-natais e no início da vida e reduções nas doenças infecciosas.

A percepção sobre a moda antiga

Continua após a publicidade

Mas segundo os estudos, essas mudanças representariam pessoas de 60 anos parecendo 56, pessoas de 40 anos parecendo 37,5 e pessoas de 20 anos parecendo 19 — o que não representa uma diferença tão significativa.

O educador norte-americano Michael Stevens, do canal Vsauce, fez um vídeo falando sobre esse fenômeno e mencionou que, embora esses fatores possam desempenhar um papel no motivo pelo qual as pessoas do passado parecem mais velhas, também existem outros a serem levados em consideração.

No vídeo, o professor diz que, juntamente com todas as outras mudanças, há um preconceito sobre como vemos a moda antiga. Inconscientemente, associamos moda antiga a ser velho, mesmo quando olhamos para fotos de pessoas objetivamente jovens.

Continua após a publicidade

Então, no fundo, é uma soma desses dois aspectos: o biológico e a impressão com base em cultura, moda e época. Em estudos anteriores, descobrimos que nossa percepção sobre rostos registrados em vídeo muda com a idade.

Fonte: PubMed Central, IFL Science, Elsevier, Vsauce