Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entorpecimento psíquico: entenda o desejo de ignorar notícias de guerra e covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Março de 2022 às 09h40

Link copiado!

StudioVK/Envato
StudioVK/Envato

Em 2020, muito já se falava sobre a "fadiga da pandemia", sensação que acompanha um inconsciente desprezo às restrições impostas para controlar a covid-19. Atualmente, a soma da doença com a guerra na Ucrânia levou a população mundial a um fenômeno chamado "entorpecimento psíquico". Dessa vez, o desgosto é tanto que desencadeia uma vontade de ignorar tudo, até mesmo as notícias.

Segundo um estudo desenvolvido pela American Psychological Association, chega um momento em que as pessoas ficam tão entorpecidas que param de se envolver na vida e de interagir até com os familiares. A equipe entrevistou 3.012 pessoas, e identificou a sensação em pelo menos 50% delas.

O sentimento é caracterizado, principalmente, pela recusa em discutir ou até mesmo pensar sobre os assuntos que tanto machucam, e leva a pessoa a não se comover mais com as milhões de mortes deixadas pelo vírus.

Continua após a publicidade

O que é entorpecimento psíquico?

Os pesquisadores apontam que esse entorpecimento psíquico é uma reação diferente da tristeza, porque tem relação direta com a apatia e a indiferença. As pessoas afetadas já não conseguem reagir a experiências antes consideradas prazerosas, como ver uma pessoa querida ou realizar determinada atividade.

O responsável pela criação do termo foi o psiquiatra Robert Jay Lifton, que entrevistou sobreviventes do bombardeio nuclear em Hiroshima e ouviu relatos de que as emoções simplesmente "desapareceram" depois que algumas dessas pessoas se depararam com o desastre. Em sua obra Death in Life: Survivors of Hiroshima, Lifton descree que o entorpecimento psíquico se sobrepõe a outros mecanismos de defesa.

Continua após a publicidade

Fonte: American Psychological AssociationWebMD