Consciência entra em dimensões alternativas durante o sonho, acredita cientista
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •
Os sonhos intrigam a humanidade desde os seus primórdios e já foram considerados premonições ou contatos com seres divinos. Hoje, eles são encarados mais como uma forma de comunicação entre a parte inconsciente e a consciente da mente. No entanto, há quem discorde, sugerindo que possam ser portais para a consciência chegar a outras realidades e dimensões.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Sonhos recorrentes: o que significa sonhar várias vezes com a mesma coisa?
- A música que tocou em seu sonho agora pode ser trazida à realidade
A visão controversa é defendida por David Leong, pesquisador e doutor em filosofia pela Charisma University (Ilhas Turcas e Caicos), e seus colegas. Em artigo publicado na plataforma Qeios, eles defendem a ideia de que os sonhos podem ser uma forma da consciência entrar em dimensões alternativas. Não existem evidências empíricas para sustentar esta hipótese no momento.
Entretanto, não seria qualquer sonho capaz de levar a mente para outras dimensões. Apenas aqueles em que a pessoa tem experiências muito vívidas ao ponto de não conseguir distinguir o que é “realidade” ou não.
"A teoria de que os sonhos podem ser portais para realidades alternativas desafia a visão tradicional de que a consciência está confinada dentro do cérebro físico. Em vez disso, sugere que a consciência pode ser um fenômeno não local, capaz de alcançar outras dimensões ou realidades durante o estado de sonho”, afirma o artigo.
Hipótese inspirada na teoria do multiverso
"Os sonhos frequentemente apresentam mundos com suas próprias regras e narrativas, muito parecidos com os universos paralelos propostos pela teoria do multiverso”, sugerem os autores sobre a possibilidade da consciência chegar em dimensões alternativas.
O pensamento inusitado é livremente baseado na Interpretação de Muitos Mundos (IMM), da física quântica, através da qual é proposta a existência de múltiplos universos paralelos. Neste caso, cada decisão criaria realidades ramificadas, e estas dariam origem a um número infinito de universos paralelos. De forma particular, HQs, séries e filmes exploram esse conceito também.
Sonhos como portais para outras dimensões
No entendimento dos cientistas, o sono reduziria o “poder” dos sentidos físicos e da parte racional da mente, permitindo que a consciência rompesse os limites do tempo e do espaço, acessando outros mundos.
“A teorização dos sonhos como portais para realidades alternativas representa uma fronteira em nossa compreensão da consciência. Ela confunde os limites entre o físico e o metafísico, o subjetivo e o objetivo, e desafia o próprio tecido da realidade”, afirma o artigo.
"Essa exploração, embora especulativa, acende a imaginação e encoraja uma investigação mais profunda sobre a natureza de nossa existência e do cosmos”, completam os autores.
Leia também:
- Hábito saudável pode aumentar a expectativa de vida de 5 a 10 anos, diz estudo
- O que a música clássica faz com o cérebro, segundo a ciência
Fonte: Qeios