Publicidade

A música que tocou em seu sonho agora pode ser trazida à realidade

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Marcela Laskoski/Unsplash
Marcela Laskoski/Unsplash

Os sonhos ainda são um enigma a ser decifrado pela ciência. E o caso mais recente disso vem de um artigo publicado na revista Dreaming, que trouxe à tona um método de traduzir uma música de um sonho para a realidade.

A equipe da startup REMspace recrutou quatro voluntários com experiência anterior em sonhos lúcidos para participar do estudo. O sonho lúcido é um fenômeno pelo qual as pessoas tomam consciência de estar em estado de sonho e podem, mesmo assim, controlar aspectos de seus sonhos.

Os voluntários passaram três noites no laboratório para tentar atingir o estado de sonho necessário e completar a tarefa definida pelos pesquisadores. Antes de dormir, eles foram treinados para tensionar os músculos dos braços ao ritmo da famosa introdução de We Will Rock You, do Queen. Dessa forma, tentariam comunicar aos pesquisadores assim que conseguissem.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A equipe registrou sete sonhos lúcidos ao longo do estudo, em seis dos quais os voluntários tocaram o ritmo We Will Rock You usando os músculos dos braços, conforme foram treinados para fazer. Mas houve apenas três casos em que o ritmo musical pôde realmente ser distinguido. O experimento pode ser visto no vídeo a seguir:

Os autores defendem que o estudo se trata de uma prova de conceito para transferir melodias dos sonhos para a realidade. Eles ainda estimam que não existem limitações significativas na complexidade da melodia, e que em breve, será possível descobrir composições engenhosas em seus sonhos e gravá-las imediatamente.

Com essa descoberta, a REMspace espera lançar um dispositivo que será capaz de ajudar as pessoas a entrar em sonhos lúcidos e gravar melodias de seus sonhos, mas é claro que ainda há uma longa jornada pela frente.

Por que sonhamos?

A teoria de por que sonhamos é que isso ajuda a facilitar nossas tendências criativas, levando em conta que, sem o filtro lógico que você normalmente usa em sua vida, nada restringe seu fluxo criativo, então seus pensamentos e ideias não têm limites quando você está dormindo.

Além disso, estudos apontam que os sonhos ajudam a armazenar memórias importantes e livrar-se de memórias sem importância. Mas exatamente como os sonhos afetam o armazenamento e a recordação da memória ainda não é claramente compreendido.

Continua após a publicidade

Os especialistas apontam que o sonho pode bloquear estímulos capazes de interferir na memória e no aprendizado, o que pode justificar por que sonhamos quando dormimos.

Reagir fisicamente a seus sonhos pode ser um transtorno

Mas vale o alerta de que reagir fisicamente a seus sonhos pode ser um transtorno. Basicamente, o transtorno comportamental do sono REM leva a sonhos vívidos desagradáveis, e o paciente pode ter movimentos repentinos, e geralmente violentos, com os braços e as pernas.

Esses movimentos podem ser de chutes, socos e o paciente pode também falar, gritar, rir e até xingar. Quando os sintomas desagradáveis desses sonhos forem rotineiros, a recomendação dos médicos é que o paciente procure a ajuda de um psiquiatra. O tratamento pode ser feito com antidepressivos, mas também com algumas mudanças ambientais para prevenir danos físicos.

Continua após a publicidade

Fonte: DreamingCleveland Clinic